Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dorama de Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/296
Resumo: The purpose of this study is to present the formation of a reader-protagonist in the current Brazilian literary scene, based on the analysis of the discourses generated in blogs about literature and the intersection with other social networks, especially YouTube. The goal is to show that there are new ways of accessing reading and that bloggers and youtubers are representatives of various literary consumption practices. The course of research and the discursive analysis of 12 blogs indicated the emergence of subjects that are transforming the dynamics of the book sector, with reviews and commentaries in social networks, both on book launches and on classical works. The printed book is highlighted even in a scenario of sales retraction and allows the emergence of new actors in literary criticism. The work resulted in some points that deserve to be highlighted: the current reading scenario in Brazil; the reader in a universe of media consumption of literature; convergence of media platforms as a generator of new identity formations; the discourses aimed at specific audiences and, as a consequence, the rise of authors, genres and literary styles.
id ESPM_60ac510cdd99fed062a7216c93197771
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/296
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Carrascoza, João Luís AnzanelloRocha, Rose de MeloHoff, Tania M. C.Nunes, Mônica Rebecca FerrariSaSalles, Cecília AlmeidaReimão, Sandra Lucia Amaral de Assis17623815830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4495499Y0Carvalho, Dorama de Miranda2018-08-16T16:06:07Z2018-03-28Carvalho, Dorama de Miranda. Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista. 2018. [246 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/296The purpose of this study is to present the formation of a reader-protagonist in the current Brazilian literary scene, based on the analysis of the discourses generated in blogs about literature and the intersection with other social networks, especially YouTube. The goal is to show that there are new ways of accessing reading and that bloggers and youtubers are representatives of various literary consumption practices. The course of research and the discursive analysis of 12 blogs indicated the emergence of subjects that are transforming the dynamics of the book sector, with reviews and commentaries in social networks, both on book launches and on classical works. The printed book is highlighted even in a scenario of sales retraction and allows the emergence of new actors in literary criticism. The work resulted in some points that deserve to be highlighted: the current reading scenario in Brazil; the reader in a universe of media consumption of literature; convergence of media platforms as a generator of new identity formations; the discourses aimed at specific audiences and, as a consequence, the rise of authors, genres and literary styles.A proposta deste estudo é apresentar como ocorre a formação de um leitor-protagonista na atual cena literária brasileira, a partir da análise dos discursos gerados em blogs sobre literatura e o entrecruzamento com outras redes sociais, em especial, o YouTube. O objetivo é mostrar que há novos modos de acesso à leitura e que blogueiros e youtubers são representantes de variadas práticas de consumo literário. O percurso de pesquisa e as análises discursivas de 12 blogs indicaram a emergência de sujeitos que estão transformando a dinâmica do setor livreiro, com a realização de resenhas e comentários em redes sociais tanto sobre lançamentos de livros quanto de obras clássicas. O livro impresso ganha destaque mesmo em um cenário de retração das vendas de exemplares e permite o surgimento de novos atores no que se refere à crítica literária. O trabalho resultou em alguns pontos que merecem destaque: o cenário atual de leitura no Brasil; o leitor em um universo de consumo midiático de literatura; convergência das plataformas midiáticas como fator gerador de novas formações identitárias; os discursos voltados para públicos específicos e, como consequência, a ascensão de autores, gêneros e estilos literários.Submitted by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2018-08-08T19:07:29Z No. of bitstreams: 1 ppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf: 34743082 bytes, checksum: c652cc08cbb08eb0bb78c4dc4da01705 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2018-08-08T19:08:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf: 34743082 bytes, checksum: c652cc08cbb08eb0bb78c4dc4da01705 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Cristina Ropero (ana@espm.br) on 2018-08-16T16:05:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf: 34743082 bytes, checksum: c652cc08cbb08eb0bb78c4dc4da01705 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Cristina Ropero (ana@espm.br) on 2018-08-16T16:05:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf: 34743082 bytes, checksum: c652cc08cbb08eb0bb78c4dc4da01705 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-16T16:06:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf: 34743082 bytes, checksum: c652cc08cbb08eb0bb78c4dc4da01705 (MD5) Previous issue date: 2018-03-28application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/843/ppgcom%20-%20dorama%20de%20miranda%20carvalho.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Doutorado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucomunicação e consumo; discursos; processos identitários; literatura; blogscommunication and consumption; discourses; identity processes; literature; blogsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOBlogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonistaLiterary blogs, consumption of literature and the formation of the identity of a reader-protagonistinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1937750628528865106500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf.jpgppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf.jpgimage/jpeg4248http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/4/ppgcom+-+dorama+de+miranda+carvalho.pdf.jpgf6080ea67cd633e81d95695487c34fe7MD54TEXTppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf.txtppgcom - dorama de miranda carvalho.pdf.txttext/plain412041http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/3/ppgcom+-+dorama+de+miranda+carvalho.pdf.txtfb361856687940b21fe264acdd58ef76MD53ORIGINALppgcom - dorama de miranda carvalho.pdfppgcom - dorama de miranda carvalho.pdfapplication/pdf34743082http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/2/ppgcom+-+dorama+de+miranda+carvalho.pdfc652cc08cbb08eb0bb78c4dc4da01705MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/2962024-03-12 11:10:23.923oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2024-03-12T14:10:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Literary blogs, consumption of literature and the formation of the identity of a reader-protagonist
title Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
spellingShingle Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
Carvalho, Dorama de Miranda
comunicação e consumo; discursos; processos identitários; literatura; blogs
communication and consumption; discourses; identity processes; literature; blogs
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
title_full Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
title_fullStr Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
title_full_unstemmed Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
title_sort Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista
author Carvalho, Dorama de Miranda
author_facet Carvalho, Dorama de Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrascoza, João Luís Anzanello
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Rose de Melo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hoff, Tania M. C.
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nunes, Mônica Rebecca FerrariSa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Salles, Cecília Almeida
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 17623815830
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4495499Y0
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dorama de Miranda
contributor_str_mv Carrascoza, João Luís Anzanello
Rocha, Rose de Melo
Hoff, Tania M. C.
Nunes, Mônica Rebecca FerrariSa
Salles, Cecília Almeida
Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação e consumo; discursos; processos identitários; literatura; blogs
topic comunicação e consumo; discursos; processos identitários; literatura; blogs
communication and consumption; discourses; identity processes; literature; blogs
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication and consumption; discourses; identity processes; literature; blogs
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The purpose of this study is to present the formation of a reader-protagonist in the current Brazilian literary scene, based on the analysis of the discourses generated in blogs about literature and the intersection with other social networks, especially YouTube. The goal is to show that there are new ways of accessing reading and that bloggers and youtubers are representatives of various literary consumption practices. The course of research and the discursive analysis of 12 blogs indicated the emergence of subjects that are transforming the dynamics of the book sector, with reviews and commentaries in social networks, both on book launches and on classical works. The printed book is highlighted even in a scenario of sales retraction and allows the emergence of new actors in literary criticism. The work resulted in some points that deserve to be highlighted: the current reading scenario in Brazil; the reader in a universe of media consumption of literature; convergence of media platforms as a generator of new identity formations; the discourses aimed at specific audiences and, as a consequence, the rise of authors, genres and literary styles.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-16T16:06:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Dorama de Miranda. Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista. 2018. [246 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/296
identifier_str_mv Carvalho, Dorama de Miranda. Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista. 2018. [246 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
url http://tede2.espm.br/handle/tede/296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1937750628528865106
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/4/ppgcom+-+dorama+de+miranda+carvalho.pdf.jpg
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/3/ppgcom+-+dorama+de+miranda+carvalho.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/2/ppgcom+-+dorama+de+miranda+carvalho.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/296/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f6080ea67cd633e81d95695487c34fe7
fb361856687940b21fe264acdd58ef76
c652cc08cbb08eb0bb78c4dc4da01705
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1800213278770593792