Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/33 |
Resumo: | Entre uma gama de possíveis escolhas estratégicas para diversos países do mundo, o Banco do Brasil S.A. maior banco estatal brasileiro optou por incrementar, via aquisição, suas posições no mercado bancário argentino, em 2009. A partir desta constatação, este trabalho tem como objetivo principal compreender quais foram os fatores determinantes para que o Banco do Brasil tomasse a decisão estratégica de incrementar, via aquisição de um banco, sua posição na Argentina, em detrimento de mercados de maior porte e potencial econômico. Adicionalmente o trabalho analisa as influências do ambiente institucional Argentino no processo de internacionalização do banco para aquele país. O referencial teórico se baseia nas teorias clássicas de internacionalização de empresas e suas aplicações à internacionalização de bancos, com estudos feitos principalmente em economias desenvolvidas e com bancos privados. Através de um estudo de caso único, este trabalho levanta especificidades e idiossincrasias presentes na internacionalização de um banco estatal de grande porte, a partir de um país emergente para outro país emergente. A aquisição de um banco na Argentina foi a primeira investida deste tipo para o Banco do Brasil que, desde 1941 vinha praticando uma internacionalização baseada na abertura de escritórios, agências e estabelecimento de subsidiárias no exterior. Esta pesquisa demonstra quais foram os fatores determinantes para esta mudança no comportamento estratégico de internacionalização: A vontade do governo à época como acionista controlador, a crise financeira internacional, os movimentos dos concorrentes e consequente necessidade de proteção da base de clientes e as limitações impostas pelo modelo de crescimento orgânico. Após a tomada de decisão de alteração no modo de entrada, o banco optou por analisar possíveis mercados na América do Sul. Foram fatores determinantes para este recorte geográfico: O gigantismo do BB na região, a pretensão do acionista controlador e a menor distância psíquica percebida em relação a outras regiões geográficas. Já a opção pela Argentina, para implementação da estratégia de aquisição, teve como fatores determinantes: a menor distância psíquica percebida, a presença de empresas brasileiras, a necessidade de proteção da base de clientes, o fluxo comercial, o potencial do agronegócio no país, fatores geopolíticos, o retorno sobre o investimento e a experiência prévia no mercado Argentino. Após analisadas as influências do ambiente institucional argentino no processo de internacionalização do Banco para aquele país, encontrou-se que o BB, sendo uma empresa proveniente de um país emergente, acredita que sabe lidar com ambientes instáveis. Adicionalmente, os executivos da instituição acreditam no fortalecimento das instituições Argentinas no longo prazo. |
id |
ESPM_724612f186f8817dc2aed0330ed641c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/33 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Turolla, Frederico Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706106Z1Ogasavara, Mário Henriquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205885J8Lins, Maria Antonieta Del Tedescohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233192D4CPF:34526594881Gonçalves, Monique Fernandes Aragão2016-10-13T14:10:00Z2015-10-162015-04-23http://tede2.espm.br/handle/tede/33Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf: 1698137 bytes, checksum: 650f6195d335893b30d038c4a58381c3 (MD5) Previous issue date: 2015-04-23Entre uma gama de possíveis escolhas estratégicas para diversos países do mundo, o Banco do Brasil S.A. maior banco estatal brasileiro optou por incrementar, via aquisição, suas posições no mercado bancário argentino, em 2009. A partir desta constatação, este trabalho tem como objetivo principal compreender quais foram os fatores determinantes para que o Banco do Brasil tomasse a decisão estratégica de incrementar, via aquisição de um banco, sua posição na Argentina, em detrimento de mercados de maior porte e potencial econômico. Adicionalmente o trabalho analisa as influências do ambiente institucional Argentino no processo de internacionalização do banco para aquele país. O referencial teórico se baseia nas teorias clássicas de internacionalização de empresas e suas aplicações à internacionalização de bancos, com estudos feitos principalmente em economias desenvolvidas e com bancos privados. Através de um estudo de caso único, este trabalho levanta especificidades e idiossincrasias presentes na internacionalização de um banco estatal de grande porte, a partir de um país emergente para outro país emergente. A aquisição de um banco na Argentina foi a primeira investida deste tipo para o Banco do Brasil que, desde 1941 vinha praticando uma internacionalização baseada na abertura de escritórios, agências e estabelecimento de subsidiárias no exterior. Esta pesquisa demonstra quais foram os fatores determinantes para esta mudança no comportamento estratégico de internacionalização: A vontade do governo à época como acionista controlador, a crise financeira internacional, os movimentos dos concorrentes e consequente necessidade de proteção da base de clientes e as limitações impostas pelo modelo de crescimento orgânico. Após a tomada de decisão de alteração no modo de entrada, o banco optou por analisar possíveis mercados na América do Sul. Foram fatores determinantes para este recorte geográfico: O gigantismo do BB na região, a pretensão do acionista controlador e a menor distância psíquica percebida em relação a outras regiões geográficas. Já a opção pela Argentina, para implementação da estratégia de aquisição, teve como fatores determinantes: a menor distância psíquica percebida, a presença de empresas brasileiras, a necessidade de proteção da base de clientes, o fluxo comercial, o potencial do agronegócio no país, fatores geopolíticos, o retorno sobre o investimento e a experiência prévia no mercado Argentino. Após analisadas as influências do ambiente institucional argentino no processo de internacionalização do Banco para aquele país, encontrou-se que o BB, sendo uma empresa proveniente de um país emergente, acredita que sabe lidar com ambientes instáveis. Adicionalmente, os executivos da instituição acreditam no fortalecimento das instituições Argentinas no longo prazo.application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/167/Monique_Fernandes_dos_%20Santos_%20Aragao.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração da ESPMESPMBRGestão Internacionalestratégia internacionalnegócios internacionaisinternacionalização de bancos estataisindústria bancáriainternational strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSFatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.Influencing factors in the internationalization of a decision state bank: the case of acquisition of an argentine bank Banco do Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdfapplication/pdf1698137http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/1/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf650f6195d335893b30d038c4a58381c3MD51TEXTMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.txtMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.txttext/plain234088http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/2/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.txtf41c43e0b5efa9a75b5a20eb90f91603MD52THUMBNAILMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.jpgMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/3/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tede/332016-10-14 01:00:53.712oai:tede2.espm.br:tede/33Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:00:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Influencing factors in the internationalization of a decision state bank: the case of acquisition of an argentine bank Banco do Brasil. |
title |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. |
spellingShingle |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. Gonçalves, Monique Fernandes Aragão estratégia internacional negócios internacionais internacionalização de bancos estatais indústria bancária international strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
title_short |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. |
title_full |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. |
title_fullStr |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. |
title_full_unstemmed |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. |
title_sort |
Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. |
author |
Gonçalves, Monique Fernandes Aragão |
author_facet |
Gonçalves, Monique Fernandes Aragão |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Turolla, Frederico Araújo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706106Z1 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ogasavara, Mário Henrique |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205885J8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lins, Maria Antonieta Del Tedesco |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233192D4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:34526594881 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Monique Fernandes Aragão |
contributor_str_mv |
Turolla, Frederico Araújo Ogasavara, Mário Henrique Lins, Maria Antonieta Del Tedesco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia internacional negócios internacionais internacionalização de bancos estatais indústria bancária |
topic |
estratégia internacional negócios internacionais internacionalização de bancos estatais indústria bancária international strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
international strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
description |
Entre uma gama de possíveis escolhas estratégicas para diversos países do mundo, o Banco do Brasil S.A. maior banco estatal brasileiro optou por incrementar, via aquisição, suas posições no mercado bancário argentino, em 2009. A partir desta constatação, este trabalho tem como objetivo principal compreender quais foram os fatores determinantes para que o Banco do Brasil tomasse a decisão estratégica de incrementar, via aquisição de um banco, sua posição na Argentina, em detrimento de mercados de maior porte e potencial econômico. Adicionalmente o trabalho analisa as influências do ambiente institucional Argentino no processo de internacionalização do banco para aquele país. O referencial teórico se baseia nas teorias clássicas de internacionalização de empresas e suas aplicações à internacionalização de bancos, com estudos feitos principalmente em economias desenvolvidas e com bancos privados. Através de um estudo de caso único, este trabalho levanta especificidades e idiossincrasias presentes na internacionalização de um banco estatal de grande porte, a partir de um país emergente para outro país emergente. A aquisição de um banco na Argentina foi a primeira investida deste tipo para o Banco do Brasil que, desde 1941 vinha praticando uma internacionalização baseada na abertura de escritórios, agências e estabelecimento de subsidiárias no exterior. Esta pesquisa demonstra quais foram os fatores determinantes para esta mudança no comportamento estratégico de internacionalização: A vontade do governo à época como acionista controlador, a crise financeira internacional, os movimentos dos concorrentes e consequente necessidade de proteção da base de clientes e as limitações impostas pelo modelo de crescimento orgânico. Após a tomada de decisão de alteração no modo de entrada, o banco optou por analisar possíveis mercados na América do Sul. Foram fatores determinantes para este recorte geográfico: O gigantismo do BB na região, a pretensão do acionista controlador e a menor distância psíquica percebida em relação a outras regiões geográficas. Já a opção pela Argentina, para implementação da estratégia de aquisição, teve como fatores determinantes: a menor distância psíquica percebida, a presença de empresas brasileiras, a necessidade de proteção da base de clientes, o fluxo comercial, o potencial do agronegócio no país, fatores geopolíticos, o retorno sobre o investimento e a experiência prévia no mercado Argentino. Após analisadas as influências do ambiente institucional argentino no processo de internacionalização do Banco para aquele país, encontrou-se que o BB, sendo uma empresa proveniente de um país emergente, acredita que sabe lidar com ambientes instáveis. Adicionalmente, os executivos da instituição acreditam no fortalecimento das instituições Argentinas no longo prazo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-13T14:10:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/33 |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Administração da ESPM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Gestão Internacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/1/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/2/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/3/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
650f6195d335893b30d038c4a58381c3 f41c43e0b5efa9a75b5a20eb90f91603 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112860016508928 |