Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Monique Fernandes Aragão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/33
Resumo: Entre uma gama de possíveis escolhas estratégicas para diversos países do mundo, o Banco do Brasil S.A. maior banco estatal brasileiro optou por incrementar, via aquisição, suas posições no mercado bancário argentino, em 2009. A partir desta constatação, este trabalho tem como objetivo principal compreender quais foram os fatores determinantes para que o Banco do Brasil tomasse a decisão estratégica de incrementar, via aquisição de um banco, sua posição na Argentina, em detrimento de mercados de maior porte e potencial econômico. Adicionalmente o trabalho analisa as influências do ambiente institucional Argentino no processo de internacionalização do banco para aquele país. O referencial teórico se baseia nas teorias clássicas de internacionalização de empresas e suas aplicações à internacionalização de bancos, com estudos feitos principalmente em economias desenvolvidas e com bancos privados. Através de um estudo de caso único, este trabalho levanta especificidades e idiossincrasias presentes na internacionalização de um banco estatal de grande porte, a partir de um país emergente para outro país emergente. A aquisição de um banco na Argentina foi a primeira investida deste tipo para o Banco do Brasil que, desde 1941 vinha praticando uma internacionalização baseada na abertura de escritórios, agências e estabelecimento de subsidiárias no exterior. Esta pesquisa demonstra quais foram os fatores determinantes para esta mudança no comportamento estratégico de internacionalização: A vontade do governo à época como acionista controlador, a crise financeira internacional, os movimentos dos concorrentes e consequente necessidade de proteção da base de clientes e as limitações impostas pelo modelo de crescimento orgânico. Após a tomada de decisão de alteração no modo de entrada, o banco optou por analisar possíveis mercados na América do Sul. Foram fatores determinantes para este recorte geográfico: O gigantismo do BB na região, a pretensão do acionista controlador e a menor distância psíquica percebida em relação a outras regiões geográficas. Já a opção pela Argentina, para implementação da estratégia de aquisição, teve como fatores determinantes: a menor distância psíquica percebida, a presença de empresas brasileiras, a necessidade de proteção da base de clientes, o fluxo comercial, o potencial do agronegócio no país, fatores geopolíticos, o retorno sobre o investimento e a experiência prévia no mercado Argentino. Após analisadas as influências do ambiente institucional argentino no processo de internacionalização do Banco para aquele país, encontrou-se que o BB, sendo uma empresa proveniente de um país emergente, acredita que sabe lidar com ambientes instáveis. Adicionalmente, os executivos da instituição acreditam no fortalecimento das instituições Argentinas no longo prazo.
id ESPM_724612f186f8817dc2aed0330ed641c6
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/33
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Turolla, Frederico Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706106Z1Ogasavara, Mário Henriquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205885J8Lins, Maria Antonieta Del Tedescohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233192D4CPF:34526594881Gonçalves, Monique Fernandes Aragão2016-10-13T14:10:00Z2015-10-162015-04-23http://tede2.espm.br/handle/tede/33Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf: 1698137 bytes, checksum: 650f6195d335893b30d038c4a58381c3 (MD5) Previous issue date: 2015-04-23Entre uma gama de possíveis escolhas estratégicas para diversos países do mundo, o Banco do Brasil S.A. maior banco estatal brasileiro optou por incrementar, via aquisição, suas posições no mercado bancário argentino, em 2009. A partir desta constatação, este trabalho tem como objetivo principal compreender quais foram os fatores determinantes para que o Banco do Brasil tomasse a decisão estratégica de incrementar, via aquisição de um banco, sua posição na Argentina, em detrimento de mercados de maior porte e potencial econômico. Adicionalmente o trabalho analisa as influências do ambiente institucional Argentino no processo de internacionalização do banco para aquele país. O referencial teórico se baseia nas teorias clássicas de internacionalização de empresas e suas aplicações à internacionalização de bancos, com estudos feitos principalmente em economias desenvolvidas e com bancos privados. Através de um estudo de caso único, este trabalho levanta especificidades e idiossincrasias presentes na internacionalização de um banco estatal de grande porte, a partir de um país emergente para outro país emergente. A aquisição de um banco na Argentina foi a primeira investida deste tipo para o Banco do Brasil que, desde 1941 vinha praticando uma internacionalização baseada na abertura de escritórios, agências e estabelecimento de subsidiárias no exterior. Esta pesquisa demonstra quais foram os fatores determinantes para esta mudança no comportamento estratégico de internacionalização: A vontade do governo à época como acionista controlador, a crise financeira internacional, os movimentos dos concorrentes e consequente necessidade de proteção da base de clientes e as limitações impostas pelo modelo de crescimento orgânico. Após a tomada de decisão de alteração no modo de entrada, o banco optou por analisar possíveis mercados na América do Sul. Foram fatores determinantes para este recorte geográfico: O gigantismo do BB na região, a pretensão do acionista controlador e a menor distância psíquica percebida em relação a outras regiões geográficas. Já a opção pela Argentina, para implementação da estratégia de aquisição, teve como fatores determinantes: a menor distância psíquica percebida, a presença de empresas brasileiras, a necessidade de proteção da base de clientes, o fluxo comercial, o potencial do agronegócio no país, fatores geopolíticos, o retorno sobre o investimento e a experiência prévia no mercado Argentino. Após analisadas as influências do ambiente institucional argentino no processo de internacionalização do Banco para aquele país, encontrou-se que o BB, sendo uma empresa proveniente de um país emergente, acredita que sabe lidar com ambientes instáveis. Adicionalmente, os executivos da instituição acreditam no fortalecimento das instituições Argentinas no longo prazo.application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/167/Monique_Fernandes_dos_%20Santos_%20Aragao.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração da ESPMESPMBRGestão Internacionalestratégia internacionalnegócios internacionaisinternacionalização de bancos estataisindústria bancáriainternational strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSFatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.Influencing factors in the internationalization of a decision state bank: the case of acquisition of an argentine bank Banco do Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdfapplication/pdf1698137http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/1/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf650f6195d335893b30d038c4a58381c3MD51TEXTMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.txtMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.txttext/plain234088http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/2/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.txtf41c43e0b5efa9a75b5a20eb90f91603MD52THUMBNAILMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.jpgMonique_Fernandes_dos_ Santos_ Aragao.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/3/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tede/332016-10-14 01:00:53.712oai:tede2.espm.br:tede/33Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:00:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Influencing factors in the internationalization of a decision state bank: the case of acquisition of an argentine bank Banco do Brasil.
title Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
spellingShingle Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
Gonçalves, Monique Fernandes Aragão
estratégia internacional
negócios internacionais
internacionalização de bancos estatais
indústria bancária
international strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
title_full Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
title_fullStr Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
title_full_unstemmed Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
title_sort Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil.
author Gonçalves, Monique Fernandes Aragão
author_facet Gonçalves, Monique Fernandes Aragão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Turolla, Frederico Araújo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706106Z1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ogasavara, Mário Henrique
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205885J8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lins, Maria Antonieta Del Tedesco
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233192D4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:34526594881
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Monique Fernandes Aragão
contributor_str_mv Turolla, Frederico Araújo
Ogasavara, Mário Henrique
Lins, Maria Antonieta Del Tedesco
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia internacional
negócios internacionais
internacionalização de bancos estatais
indústria bancária
topic estratégia internacional
negócios internacionais
internacionalização de bancos estatais
indústria bancária
international strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
dc.subject.eng.fl_str_mv international strategy, international business, state-owned bank internationalization, banking industry.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description Entre uma gama de possíveis escolhas estratégicas para diversos países do mundo, o Banco do Brasil S.A. maior banco estatal brasileiro optou por incrementar, via aquisição, suas posições no mercado bancário argentino, em 2009. A partir desta constatação, este trabalho tem como objetivo principal compreender quais foram os fatores determinantes para que o Banco do Brasil tomasse a decisão estratégica de incrementar, via aquisição de um banco, sua posição na Argentina, em detrimento de mercados de maior porte e potencial econômico. Adicionalmente o trabalho analisa as influências do ambiente institucional Argentino no processo de internacionalização do banco para aquele país. O referencial teórico se baseia nas teorias clássicas de internacionalização de empresas e suas aplicações à internacionalização de bancos, com estudos feitos principalmente em economias desenvolvidas e com bancos privados. Através de um estudo de caso único, este trabalho levanta especificidades e idiossincrasias presentes na internacionalização de um banco estatal de grande porte, a partir de um país emergente para outro país emergente. A aquisição de um banco na Argentina foi a primeira investida deste tipo para o Banco do Brasil que, desde 1941 vinha praticando uma internacionalização baseada na abertura de escritórios, agências e estabelecimento de subsidiárias no exterior. Esta pesquisa demonstra quais foram os fatores determinantes para esta mudança no comportamento estratégico de internacionalização: A vontade do governo à época como acionista controlador, a crise financeira internacional, os movimentos dos concorrentes e consequente necessidade de proteção da base de clientes e as limitações impostas pelo modelo de crescimento orgânico. Após a tomada de decisão de alteração no modo de entrada, o banco optou por analisar possíveis mercados na América do Sul. Foram fatores determinantes para este recorte geográfico: O gigantismo do BB na região, a pretensão do acionista controlador e a menor distância psíquica percebida em relação a outras regiões geográficas. Já a opção pela Argentina, para implementação da estratégia de aquisição, teve como fatores determinantes: a menor distância psíquica percebida, a presença de empresas brasileiras, a necessidade de proteção da base de clientes, o fluxo comercial, o potencial do agronegócio no país, fatores geopolíticos, o retorno sobre o investimento e a experiência prévia no mercado Argentino. Após analisadas as influências do ambiente institucional argentino no processo de internacionalização do Banco para aquele país, encontrou-se que o BB, sendo uma empresa proveniente de um país emergente, acredita que sabe lidar com ambientes instáveis. Adicionalmente, os executivos da instituição acreditam no fortalecimento das instituições Argentinas no longo prazo.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:10:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/33
url http://tede2.espm.br/handle/tede/33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Administração da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Gestão Internacional
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/1/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/2/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/33/3/Monique_Fernandes_dos_+Santos_+Aragao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 650f6195d335893b30d038c4a58381c3
f41c43e0b5efa9a75b5a20eb90f91603
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1809112860016508928