Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/727 |
Resumo: | The field of creative economy emerges as an alternative for economic development to countries in a context of de-industrialization of cities and the emergence of a post-industrial society, based on knowledge and information. Thus, while it's still thriving to put itself as a viable path for development, thereby promoting specific public policies, the field of creative economy intersects with others, such as the collaborative economy, to materialize initiatives that aim to give space for creative businesses, such as collaborative stores, which consist of shared spaces between different brands for the sale of their products, with the division of infrastructure costs in order to obtain more competitive conditions. Therefore, this study aims to identify and propose a comparative analysis of such collaborative stores, in terms of their management practices and challenges faced, based on the reality of three cities: Belém, Fortaleza and Rio de Janeiro. For this, the work is divided in two parts: the first with the theoretical framework about the origins and possibilities of classification of the fields of creative economy and collaborative economy, in addition to the concept adopted to the term collaborative management, and the second part with the field research, with a synthesis of the answers obtained after the interviews, which used a semi-structured script, with the people who manage such spaces and with the brands present in these collaborative stores. |
id |
ESPM_a99514487d44435aa1d8abcdb53ac861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/727 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Guilherme, Luciana Limahttp://lattes.cnpq.br/4143380728075316Figueiredo, João Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/9223950448656258De Marchi, Leonardo Gabrielhttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573http://lattes.cnpq.br/1466046448445026Watanabe, Jefferson Yuji2024-05-21T22:07:36Z2023-08-18Watanabe, Jefferson Yuji. Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro.http://tede2.espm.br/handle/tede/727The field of creative economy emerges as an alternative for economic development to countries in a context of de-industrialization of cities and the emergence of a post-industrial society, based on knowledge and information. Thus, while it's still thriving to put itself as a viable path for development, thereby promoting specific public policies, the field of creative economy intersects with others, such as the collaborative economy, to materialize initiatives that aim to give space for creative businesses, such as collaborative stores, which consist of shared spaces between different brands for the sale of their products, with the division of infrastructure costs in order to obtain more competitive conditions. Therefore, this study aims to identify and propose a comparative analysis of such collaborative stores, in terms of their management practices and challenges faced, based on the reality of three cities: Belém, Fortaleza and Rio de Janeiro. For this, the work is divided in two parts: the first with the theoretical framework about the origins and possibilities of classification of the fields of creative economy and collaborative economy, in addition to the concept adopted to the term collaborative management, and the second part with the field research, with a synthesis of the answers obtained after the interviews, which used a semi-structured script, with the people who manage such spaces and with the brands present in these collaborative stores.O campo da economia criativa surge como uma alternativa de desenvolvimento econômico dos países, em um contexto de desindustrialização das cidades e emergência de uma sociedade pós-industrial, fundamentada no conhecimento e na informação. Assim, mesmo ainda estando na busca de afirmar-se como um caminho viável para o desenvolvimento dos países, promovendo com isso políticas públicas específicas, o campo da economia criativa encontra intersecção com outros, como a economia colaborativa, para materializar iniciativas que visam dar espaço para negócios criativos, tais como as lojas colaborativas, as quais consistem em espaços compartilhados entre diferentes marcas para a venda de seus produtos, com a divisão dos custos de infraestrutura a fim de obter condições mais competitivas. Assim, o presente estudo visa identificar e realizar uma análise comparativa de tais lojas colaborativas, no que tange suas práticas de gestão e desafios enfrentados, a partir da realidade de três cidades: Belém, Fortaleza e Rio de Janeiro. Para isso, o trabalho se divide em duas partes: a primeira com o referencial teórico acerca das origens e possibilidades de classificação dos campos de economia criativa e economia colaborativa, além do entendimento que se propõe para o termo gestão colaborativa, e a segunda com a pesquisa de campo, com a síntese das respostas obtidas após a realização das entrevistas, de roteiro semi-estruturado, com as pessoas gestoras de tais espaços e com as marcas presentes nessas lojas colaborativas.Submitted by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2024-05-21T22:06:56Z No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5)Approved for entry into archive by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2024-05-21T22:07:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5)Approved for entry into archive by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2024-05-21T22:07:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-21T22:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5) Previous issue date: 2023-08-18application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2576/WATANABE%2c%20Jefferson%20Yuji.%20Criatividade%20em%20rede%20uma%20an%c3%a1lise%20comparativa%20do%20modelo%20de%20gest%c3%a3o%20de%20lojas_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Gestão da Economia CriativaESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto SensuEconomia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede.Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; NetworkCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACriatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do BrasilNetwork creativity: a comparative analysis of the collaborative store management model in three cities in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5059127625252930782500500600-4455193753091852328-2504903392600098822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf.jpgWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/3/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53ORIGINALWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdfWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdfapplication/pdf3772355http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/2/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdfac55bc9ca800db135a54bc887c92e90dMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/7272024-05-22 01:00:14.015oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2024-05-22T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Network creativity: a comparative analysis of the collaborative store management model in three cities in Brazil |
title |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil |
spellingShingle |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil Watanabe, Jefferson Yuji Economia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede. Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; Network CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil |
title_full |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil |
title_fullStr |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil |
title_full_unstemmed |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil |
title_sort |
Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil |
author |
Watanabe, Jefferson Yuji |
author_facet |
Watanabe, Jefferson Yuji |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guilherme, Luciana Lima |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4143380728075316 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Figueiredo, João Luiz de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9223950448656258 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
De Marchi, Leonardo Gabriel |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0657867646808573 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1466046448445026 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Watanabe, Jefferson Yuji |
contributor_str_mv |
Guilherme, Luciana Lima Figueiredo, João Luiz de De Marchi, Leonardo Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede. |
topic |
Economia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede. Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; Network CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; Network |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
The field of creative economy emerges as an alternative for economic development to countries in a context of de-industrialization of cities and the emergence of a post-industrial society, based on knowledge and information. Thus, while it's still thriving to put itself as a viable path for development, thereby promoting specific public policies, the field of creative economy intersects with others, such as the collaborative economy, to materialize initiatives that aim to give space for creative businesses, such as collaborative stores, which consist of shared spaces between different brands for the sale of their products, with the division of infrastructure costs in order to obtain more competitive conditions. Therefore, this study aims to identify and propose a comparative analysis of such collaborative stores, in terms of their management practices and challenges faced, based on the reality of three cities: Belém, Fortaleza and Rio de Janeiro. For this, the work is divided in two parts: the first with the theoretical framework about the origins and possibilities of classification of the fields of creative economy and collaborative economy, in addition to the concept adopted to the term collaborative management, and the second part with the field research, with a synthesis of the answers obtained after the interviews, which used a semi-structured script, with the people who manage such spaces and with the brands present in these collaborative stores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-21T22:07:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Watanabe, Jefferson Yuji. Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/727 |
identifier_str_mv |
Watanabe, Jefferson Yuji. Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-5059127625252930782 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-2504903392600098822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/3/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdf.jpg http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/2/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112867401629696 |