Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Jefferson Yuji
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/727
Resumo: The field of creative economy emerges as an alternative for economic development to countries in a context of de-industrialization of cities and the emergence of a post-industrial society, based on knowledge and information. Thus, while it's still thriving to put itself as a viable path for development, thereby promoting specific public policies, the field of creative economy intersects with others, such as the collaborative economy, to materialize initiatives that aim to give space for creative businesses, such as collaborative stores, which consist of shared spaces between different brands for the sale of their products, with the division of infrastructure costs in order to obtain more competitive conditions. Therefore, this study aims to identify and propose a comparative analysis of such collaborative stores, in terms of their management practices and challenges faced, based on the reality of three cities: Belém, Fortaleza and Rio de Janeiro. For this, the work is divided in two parts: the first with the theoretical framework about the origins and possibilities of classification of the fields of creative economy and collaborative economy, in addition to the concept adopted to the term collaborative management, and the second part with the field research, with a synthesis of the answers obtained after the interviews, which used a semi-structured script, with the people who manage such spaces and with the brands present in these collaborative stores.
id ESPM_a99514487d44435aa1d8abcdb53ac861
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/727
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Guilherme, Luciana Limahttp://lattes.cnpq.br/4143380728075316Figueiredo, João Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/9223950448656258De Marchi, Leonardo Gabrielhttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573http://lattes.cnpq.br/1466046448445026Watanabe, Jefferson Yuji2024-05-21T22:07:36Z2023-08-18Watanabe, Jefferson Yuji. Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro.http://tede2.espm.br/handle/tede/727The field of creative economy emerges as an alternative for economic development to countries in a context of de-industrialization of cities and the emergence of a post-industrial society, based on knowledge and information. Thus, while it's still thriving to put itself as a viable path for development, thereby promoting specific public policies, the field of creative economy intersects with others, such as the collaborative economy, to materialize initiatives that aim to give space for creative businesses, such as collaborative stores, which consist of shared spaces between different brands for the sale of their products, with the division of infrastructure costs in order to obtain more competitive conditions. Therefore, this study aims to identify and propose a comparative analysis of such collaborative stores, in terms of their management practices and challenges faced, based on the reality of three cities: Belém, Fortaleza and Rio de Janeiro. For this, the work is divided in two parts: the first with the theoretical framework about the origins and possibilities of classification of the fields of creative economy and collaborative economy, in addition to the concept adopted to the term collaborative management, and the second part with the field research, with a synthesis of the answers obtained after the interviews, which used a semi-structured script, with the people who manage such spaces and with the brands present in these collaborative stores.O campo da economia criativa surge como uma alternativa de desenvolvimento econômico dos países, em um contexto de desindustrialização das cidades e emergência de uma sociedade pós-industrial, fundamentada no conhecimento e na informação. Assim, mesmo ainda estando na busca de afirmar-se como um caminho viável para o desenvolvimento dos países, promovendo com isso políticas públicas específicas, o campo da economia criativa encontra intersecção com outros, como a economia colaborativa, para materializar iniciativas que visam dar espaço para negócios criativos, tais como as lojas colaborativas, as quais consistem em espaços compartilhados entre diferentes marcas para a venda de seus produtos, com a divisão dos custos de infraestrutura a fim de obter condições mais competitivas. Assim, o presente estudo visa identificar e realizar uma análise comparativa de tais lojas colaborativas, no que tange suas práticas de gestão e desafios enfrentados, a partir da realidade de três cidades: Belém, Fortaleza e Rio de Janeiro. Para isso, o trabalho se divide em duas partes: a primeira com o referencial teórico acerca das origens e possibilidades de classificação dos campos de economia criativa e economia colaborativa, além do entendimento que se propõe para o termo gestão colaborativa, e a segunda com a pesquisa de campo, com a síntese das respostas obtidas após a realização das entrevistas, de roteiro semi-estruturado, com as pessoas gestoras de tais espaços e com as marcas presentes nessas lojas colaborativas.Submitted by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2024-05-21T22:06:56Z No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5)Approved for entry into archive by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2024-05-21T22:07:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5)Approved for entry into archive by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2024-05-21T22:07:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-21T22:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf: 3772355 bytes, checksum: ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d (MD5) Previous issue date: 2023-08-18application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2576/WATANABE%2c%20Jefferson%20Yuji.%20Criatividade%20em%20rede%20uma%20an%c3%a1lise%20comparativa%20do%20modelo%20de%20gest%c3%a3o%20de%20lojas_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Gestão da Economia CriativaESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto SensuEconomia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede.Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; NetworkCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACriatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do BrasilNetwork creativity: a comparative analysis of the collaborative store management model in three cities in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5059127625252930782500500600-4455193753091852328-2504903392600098822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf.jpgWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/3/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53ORIGINALWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdfWATANABE, Jefferson Yuji. Criatividade em rede uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas_Versão Final.pdfapplication/pdf3772355http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/2/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdfac55bc9ca800db135a54bc887c92e90dMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/7272024-05-22 01:00:14.015oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2024-05-22T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Network creativity: a comparative analysis of the collaborative store management model in three cities in Brazil
title Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
spellingShingle Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
Watanabe, Jefferson Yuji
Economia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede.
Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; Network
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
title_full Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
title_fullStr Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
title_full_unstemmed Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
title_sort Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
author Watanabe, Jefferson Yuji
author_facet Watanabe, Jefferson Yuji
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guilherme, Luciana Lima
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4143380728075316
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Figueiredo, João Luiz de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9223950448656258
dc.contributor.referee2.fl_str_mv De Marchi, Leonardo Gabriel
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0657867646808573
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1466046448445026
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Jefferson Yuji
contributor_str_mv Guilherme, Luciana Lima
Figueiredo, João Luiz de
De Marchi, Leonardo Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Economia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede.
topic Economia criativa; Economia colaborativa; Gestão colaborativa; Loja colaborativa; Rede.
Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; Network
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative economy; Collaborative economy; Collaborative management; Collaborative store; Network
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description The field of creative economy emerges as an alternative for economic development to countries in a context of de-industrialization of cities and the emergence of a post-industrial society, based on knowledge and information. Thus, while it's still thriving to put itself as a viable path for development, thereby promoting specific public policies, the field of creative economy intersects with others, such as the collaborative economy, to materialize initiatives that aim to give space for creative businesses, such as collaborative stores, which consist of shared spaces between different brands for the sale of their products, with the division of infrastructure costs in order to obtain more competitive conditions. Therefore, this study aims to identify and propose a comparative analysis of such collaborative stores, in terms of their management practices and challenges faced, based on the reality of three cities: Belém, Fortaleza and Rio de Janeiro. For this, the work is divided in two parts: the first with the theoretical framework about the origins and possibilities of classification of the fields of creative economy and collaborative economy, in addition to the concept adopted to the term collaborative management, and the second part with the field research, with a synthesis of the answers obtained after the interviews, which used a semi-structured script, with the people who manage such spaces and with the brands present in these collaborative stores.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-21T22:07:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Watanabe, Jefferson Yuji. Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/727
identifier_str_mv Watanabe, Jefferson Yuji. Criatividade em rede: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5059127625252930782
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -2504903392600098822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/3/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdf.jpg
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/2/WATANABE%2C+Jefferson+Yuji.+Criatividade+em+rede+uma+an%C3%A1lise+comparativa+do+modelo+de+gest%C3%A3o+de+lojas_Vers%C3%A3o+Final.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/727/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
ac55bc9ca800db135a54bc887c92e90d
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1809112867401629696