Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
Texto Completo: | http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/886 |
Resumo: | A capital paranaense evidencia menos mulheres adultas utilizando a bicicleta no lazer e para o transporte quando comparadas aos homens. O presente estudo visa identificar o perfil dos ciclistas adultos curitibanos, para ampliar o conhecimento das diferenças de gênero no ciclismo. Secundariamente, explora sobreposições nos padrões do ciclismo recreativo e de transporte, para distinguir os contrastes nos diferentes propósitos do uso da bicicleta. Mediante um estudo transversal foi avaliado o perfil sociodemográfico e comportamental de 1008 adultos (≥ 18 anos) de ambos os sexos, residentes na cidade de Curitiba, em relação ao uso da bicicleta para o lazer e o transporte. As mulheres, no ano de 2021, utilizaram a bicicleta com menor frequência quando comparadas aos homens, principalmente as mulheres com menor idade, menor escolaridade e residindo longe de locais com infraestrutura adequadas para a prática de atividade física. Espera-se que a massificação do ciclismo seguro e confortável na cidade de Curitiba, incentive mais mulheres a adotarem estilos de vida ativo. |
id |
ESPP-1_4bdb48791fca9099df0a0d2ad43cf152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/886 |
network_acronym_str |
ESPP-1 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestruturaA capital paranaense evidencia menos mulheres adultas utilizando a bicicleta no lazer e para o transporte quando comparadas aos homens. O presente estudo visa identificar o perfil dos ciclistas adultos curitibanos, para ampliar o conhecimento das diferenças de gênero no ciclismo. Secundariamente, explora sobreposições nos padrões do ciclismo recreativo e de transporte, para distinguir os contrastes nos diferentes propósitos do uso da bicicleta. Mediante um estudo transversal foi avaliado o perfil sociodemográfico e comportamental de 1008 adultos (≥ 18 anos) de ambos os sexos, residentes na cidade de Curitiba, em relação ao uso da bicicleta para o lazer e o transporte. As mulheres, no ano de 2021, utilizaram a bicicleta com menor frequência quando comparadas aos homens, principalmente as mulheres com menor idade, menor escolaridade e residindo longe de locais com infraestrutura adequadas para a prática de atividade física. Espera-se que a massificação do ciclismo seguro e confortável na cidade de Curitiba, incentive mais mulheres a adotarem estilos de vida ativo.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/88610.32811/25954482-2024v7n1.886Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 7 n. 1 (2024); 1-172595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/886/339Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dartel FerrariSouza, Dayane CristinaMachado, DaianaSampaio, Adelar Aparecido2024-03-13T15:48:15Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/886Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2024-03-13T15:48:15Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura |
title |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura |
spellingShingle |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura Lima, Dartel Ferrari |
title_short |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura |
title_full |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura |
title_fullStr |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura |
title_full_unstemmed |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura |
title_sort |
Curitiba, se há menos mulheres que homens pedalando: é necessário repensar a infraestrutura |
author |
Lima, Dartel Ferrari |
author_facet |
Lima, Dartel Ferrari Souza, Dayane Cristina Machado, Daiana Sampaio, Adelar Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Dayane Cristina Machado, Daiana Sampaio, Adelar Aparecido |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Dartel Ferrari Souza, Dayane Cristina Machado, Daiana Sampaio, Adelar Aparecido |
description |
A capital paranaense evidencia menos mulheres adultas utilizando a bicicleta no lazer e para o transporte quando comparadas aos homens. O presente estudo visa identificar o perfil dos ciclistas adultos curitibanos, para ampliar o conhecimento das diferenças de gênero no ciclismo. Secundariamente, explora sobreposições nos padrões do ciclismo recreativo e de transporte, para distinguir os contrastes nos diferentes propósitos do uso da bicicleta. Mediante um estudo transversal foi avaliado o perfil sociodemográfico e comportamental de 1008 adultos (≥ 18 anos) de ambos os sexos, residentes na cidade de Curitiba, em relação ao uso da bicicleta para o lazer e o transporte. As mulheres, no ano de 2021, utilizaram a bicicleta com menor frequência quando comparadas aos homens, principalmente as mulheres com menor idade, menor escolaridade e residindo longe de locais com infraestrutura adequadas para a prática de atividade física. Espera-se que a massificação do ciclismo seguro e confortável na cidade de Curitiba, incentive mais mulheres a adotarem estilos de vida ativo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/886 10.32811/25954482-2024v7n1.886 |
url |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/886 |
identifier_str_mv |
10.32811/25954482-2024v7n1.886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/886/339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 7 n. 1 (2024); 1-17 2595-4482 2595-4474 reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) instacron:ESPP |
instname_str |
Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
instacron_str |
ESPP |
institution |
ESPP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
collection |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista_spp@sesa.pr.gov.br |
_version_ |
1797041802267590656 |