O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
Texto Completo: | http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/63 |
Resumo: | As constantes mudanças de ordem econômica, social, tecnológica e científica vividas na atualidade, exigem o desenvolvimento e a qualificação permanente dos profissionais, principalmente daquele atuante no âmbito hospitalar. O e-learning pode ser uma ferramenta para superar problemas de treinamento de um número maior de profissionais. Este trabalho descritivo, relata a experiência de uma proposta de educação permanente em plataforma virtual gratuita para o serviço de fisioterapia de um hospital universitário. Foi realizada uma filmagem de um procedimento de aspiração traqueal utilizando um simulador realístico e criado um grupo na plataforma onde o vídeo foi compartilhado. Inicialmente, a grande dificuldade dos profissionais foi a criação da conta e a familiarização com a disposição dos conteúdos na plataforma, porém grande parte da equipe relatou gostar do formato de educação permanente por e-learning. A atualidade requer um novo tipo de profissional, com capacidade de adaptar-se a novas situações, tais como novas formas de aprendizado. |
id |
ESPP-1_5c5f9c07cfc97b18c2a30d73b52c3f62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/63 |
network_acronym_str |
ESPP-1 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital públicoAs constantes mudanças de ordem econômica, social, tecnológica e científica vividas na atualidade, exigem o desenvolvimento e a qualificação permanente dos profissionais, principalmente daquele atuante no âmbito hospitalar. O e-learning pode ser uma ferramenta para superar problemas de treinamento de um número maior de profissionais. Este trabalho descritivo, relata a experiência de uma proposta de educação permanente em plataforma virtual gratuita para o serviço de fisioterapia de um hospital universitário. Foi realizada uma filmagem de um procedimento de aspiração traqueal utilizando um simulador realístico e criado um grupo na plataforma onde o vídeo foi compartilhado. Inicialmente, a grande dificuldade dos profissionais foi a criação da conta e a familiarização com a disposição dos conteúdos na plataforma, porém grande parte da equipe relatou gostar do formato de educação permanente por e-learning. A atualidade requer um novo tipo de profissional, com capacidade de adaptar-se a novas situações, tais como novas formas de aprendizado.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/6310.32811/25954482-2018v1n2p161Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 1 n. 2 (2018); 161-1672595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/63/39Copyright (c) 2018 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo Mazzo, DéboraSchleder, Juliana Carvalho2018-12-17T13:01:52Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/63Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2018-12-17T13:01:52Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público |
title |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público |
spellingShingle |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público Melo Mazzo, Débora |
title_short |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público |
title_full |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público |
title_fullStr |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público |
title_full_unstemmed |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público |
title_sort |
O uso do e-learning como estratégia de educação permanente para fisioterapeutas atuantes em um hospital público |
author |
Melo Mazzo, Débora |
author_facet |
Melo Mazzo, Débora Schleder, Juliana Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Schleder, Juliana Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo Mazzo, Débora Schleder, Juliana Carvalho |
description |
As constantes mudanças de ordem econômica, social, tecnológica e científica vividas na atualidade, exigem o desenvolvimento e a qualificação permanente dos profissionais, principalmente daquele atuante no âmbito hospitalar. O e-learning pode ser uma ferramenta para superar problemas de treinamento de um número maior de profissionais. Este trabalho descritivo, relata a experiência de uma proposta de educação permanente em plataforma virtual gratuita para o serviço de fisioterapia de um hospital universitário. Foi realizada uma filmagem de um procedimento de aspiração traqueal utilizando um simulador realístico e criado um grupo na plataforma onde o vídeo foi compartilhado. Inicialmente, a grande dificuldade dos profissionais foi a criação da conta e a familiarização com a disposição dos conteúdos na plataforma, porém grande parte da equipe relatou gostar do formato de educação permanente por e-learning. A atualidade requer um novo tipo de profissional, com capacidade de adaptar-se a novas situações, tais como novas formas de aprendizado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/63 10.32811/25954482-2018v1n2p161 |
url |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/63 |
identifier_str_mv |
10.32811/25954482-2018v1n2p161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/63/39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 1 n. 2 (2018); 161-167 2595-4482 2595-4474 reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) instacron:ESPP |
instname_str |
Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
instacron_str |
ESPP |
institution |
ESPP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
collection |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista_spp@sesa.pr.gov.br |
_version_ |
1797041802296950784 |