O ENSINO RELIGIOSO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/4192 |
Resumo: | A diversidade cultural é uma característica da sociedade brasileira. No tocante à religião, a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, estabelece para a disciplina Ensino Religioso a neutralidade religiosa, sendo desaconselhada qualquer forma de proselitismo. No entanto, não é difícil encontrarmos um modelo de ensino pautado nas crenças cristãs, desconsiderando e/ou tornando invisível as demais religiões, sobretudo, as de origem africana. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é apresentar as percepções de professores/as da disciplina Ensino Religioso, analisando como/se as religiões afro-brasileiras se fazem presentes dentro do conteúdo trabalhado na sala de aula. Para tanto, delimitamos como sujeitos de pesquisa 10 professores/as que atuam na rede pública de ensino do município de Apodi, no Rio Grande do Norte. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados e analisados evidenciando uma predominância de temas relacionados ao cristianismo nas aulas do ER, contudo, há esforços de alguns/as dos/as docentes em abordarem a diversidade cultural religiosa existente no país, dando ênfase para as religiões afro-brasileiras. |
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O ENSINO RELIGIOSO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino Religioso. Diversidade cultural. Religiões afro-brasileiras.A diversidade cultural é uma característica da sociedade brasileira. No tocante à religião, a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, estabelece para a disciplina Ensino Religioso a neutralidade religiosa, sendo desaconselhada qualquer forma de proselitismo. No entanto, não é difícil encontrarmos um modelo de ensino pautado nas crenças cristãs, desconsiderando e/ou tornando invisível as demais religiões, sobretudo, as de origem africana. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é apresentar as percepções de professores/as da disciplina Ensino Religioso, analisando como/se as religiões afro-brasileiras se fazem presentes dentro do conteúdo trabalhado na sala de aula. Para tanto, delimitamos como sujeitos de pesquisa 10 professores/as que atuam na rede pública de ensino do município de Apodi, no Rio Grande do Norte. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados e analisados evidenciando uma predominância de temas relacionados ao cristianismo nas aulas do ER, contudo, há esforços de alguns/as dos/as docentes em abordarem a diversidade cultural religiosa existente no país, dando ênfase para as religiões afro-brasileiras.Faculdades ESTTorres, Rusiane da SilvaCarvalho, Guilherme Paiva de2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/4192identidade!; v. 25, n. 2 (2020): Teologia Negra: encarnação e diáspora; 87-1012178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/4192/3624Direitos autorais 2021 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T15:49:35Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/4192Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2021-04-30T15:49:35Identidade! - Faculdades ESTfalse |
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