Ensino religioso e as religiões afro-brasileiras: visões de um professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Rusiane da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Guilherme Paiva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4239
Resumo: Esse trabalho tem como finalidade analisar o Ensino Religioso perante as múltiplas religiões, tomando como objeto de análise uma escola pública, localizada no município de Apodi-RN. Diante do objetivo estabelecido, a investigação possui um caráter exploratório-explicativo, usando entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa. A entrevista foi realizada com o professor da disciplina Ensino Religioso. Para iniciar as discussões acerca do componente curricular Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil, usaremos Passos (2006), além de documentos oficiais que regulam a educação, entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996). Candau (2008) dará contribuições para a compreensão do multiculturalismo presente na sociedade brasileira, enquanto Hall (1997) auxiliará a entender as identidades diante de sociedades heterogêneas. Para compreender a laicidade, traremos as ideias de Valente (2018). A partir da pesquisa foi possível perceber que na escola analisada o professor se detém a explicar a História das religiões de origem cristã, desconsiderando discussões aprofundadas acerca das religiões afro-brasileiras. A disciplina precisa adotar mecanismos para auxiliar no combate à intolerância e ao desrespeito às práticas religiosas.
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Para iniciar as discussões acerca do componente curricular Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil, usaremos Passos (2006), além de documentos oficiais que regulam a educação, entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996). Candau (2008) dará contribuições para a compreensão do multiculturalismo presente na sociedade brasileira, enquanto Hall (1997) auxiliará a entender as identidades diante de sociedades heterogêneas. Para compreender a laicidade, traremos as ideias de Valente (2018). A partir da pesquisa foi possível perceber que na escola analisada o professor se detém a explicar a História das religiões de origem cristã, desconsiderando discussões aprofundadas acerca das religiões afro-brasileiras. A disciplina precisa adotar mecanismos para auxiliar no combate à intolerância e ao desrespeito às práticas religiosas.This article has as finality to analyses the Religious Education in the presence of the multiple religions, taking as the object of analyzing a public school, localized in the city of Apodi-RN. Considering the objective proposed, the research has a character exploratory, using interview half structured as a technique of investigation. The interview was realized with the teacher of the discipline of Religious Education. For to approach the discussions about the curricular component Religious Education in public schools of Brazil, we will use Passos (2006), beyond official documents that regulate the education, between them the Education Guidelines and Bases Law – LDB (1996). Candau (2008) will give contributions to treat the multiculturalism present in Brazilian society, Hall (1997) will assist to understand the identities in a heterogeneous society. For understanding the secularity, we will bring the ideas of Valente (2018). With the research was possible to perceive that in school analyzed the teacher approaches only of the history of religions of Christian origin, disregarding discussions about the Afro-Brazilian religions. The discipline needs to adopt mechanisms to help in the combat of the intolerance and disrespect for religious practices.Este trabajo tiene como finalidad analizar la Educación Religiosa en presencia de múltiples religiones, tomando como objeto de análisis una escuela pública, localizada en el municipio de Apodi (RN). Desde el objetivo propuesto, la investigación presenta un carácter exploratório-explicativo, utilizando entrevista semi-estructurada como técnica de investigación. La entrevista se realizó con el professor de Educación Religiosa. Para iniciar discusiones sobre el componente curricular de Educación Religiosa en las escuelas públicas del Brasil, utilizaremos Passos (2006), además de los documentos oficiales que regulan la educación, incluida la Ley de Directrices y las Bases de la Educación – LDB (1996). Candau (2008) contribuirá a comprender el multiculturalismo presente en la sociedade brasileña, mientras que Hall ayudará a entender las identidades ante sociedades heterogéneas. Para entender la secularidad, buscaremos las ideas de Valente (2018). Con la investigación se pudo darse cuenta que en la escuela analizada el profesor se detiene solo para explicar la historia de las religiones de origen Cristiano, sin tener en cuenta discusiones en profundidad sobre las religiones afro-brasileñas. La disciplina tiene que adoptar mecanismos para ayudar a combatir la intolerancia y la falta de respeto a las prácticas religiosas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa de Opiniãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/423910.26568/2359-2087.2019.4239EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 173-1892359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4239/3100Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Rusiane da SilvaCarvalho, Guilherme Paiva de2020-06-24T21:20:40Zoai:periodicos.unir.br:article/4239Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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