ARTE SAGRADA: BHARATANATYAM COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO CÊNICA E ADORAÇÃO RELIGIOSA PROTAGONIZADA POR MULHERES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/4100 |
Resumo: | A presente pesquisa, pretende desenvolver uma reflexão sobre a relação religião e arte, unindo os elementos cênicos da dança ao ritual, elegeu-se como objeto de estudo a dança clássica indiana e seu protagonismo feminino, especificamente o sistema devadasi desde sua fundação até os dias atuais. Sendo grande o número de estilos encontrados na índia, abordaremos o estilo Bharatanatyam que nasce no norte da Índia justamente através do sistema devadasi dentro dos templos. Foi possível observar que, apesar das mudanças advindas da secularização, a dança Bharatanatyam ainda permanece atrelada as crenças e as tradições, pois, mesmo agora ganhando um novo espaço – o do espetáculo – a dança se encontra “entre” não pertencendo e não deixando de pertencer, dessa forma é performance e é ritual, ou então, é arte e é religião. A presente pesquisa utilizou o método bibliográfico exploratório, tendo inicialmente como base a tese de doutorado de Joachim Andrade (2007), posteriormente foi realizado o levantamento bibliográfico com palavras-chave através de bases de dados como o portal de periódicos da Capes e Scielo. Tendo como resultados artigos e livros com temas que tratam sobre religiões afro-brasileiras, catolicismo e a cultura indígena, foi possível observar a originalidade da presente pesquisa que permeia entre as artes cênicas e a religião através de uma cultura bastante distante dos estudos atuais. A presente pesquisa, explora não apenas o campo das artes e da religião, como também o campo da antropologia que por sua vez, dialoga diretamente com as artes cênicas. |
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ARTE SAGRADA: BHARATANATYAM COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO CÊNICA E ADORAÇÃO RELIGIOSA PROTAGONIZADA POR MULHERESCiências da Religião e TeologiaDevadasi. Dança Clássica indiana. Religião. Arte. Ritual.A presente pesquisa, pretende desenvolver uma reflexão sobre a relação religião e arte, unindo os elementos cênicos da dança ao ritual, elegeu-se como objeto de estudo a dança clássica indiana e seu protagonismo feminino, especificamente o sistema devadasi desde sua fundação até os dias atuais. Sendo grande o número de estilos encontrados na índia, abordaremos o estilo Bharatanatyam que nasce no norte da Índia justamente através do sistema devadasi dentro dos templos. Foi possível observar que, apesar das mudanças advindas da secularização, a dança Bharatanatyam ainda permanece atrelada as crenças e as tradições, pois, mesmo agora ganhando um novo espaço – o do espetáculo – a dança se encontra “entre” não pertencendo e não deixando de pertencer, dessa forma é performance e é ritual, ou então, é arte e é religião. A presente pesquisa utilizou o método bibliográfico exploratório, tendo inicialmente como base a tese de doutorado de Joachim Andrade (2007), posteriormente foi realizado o levantamento bibliográfico com palavras-chave através de bases de dados como o portal de periódicos da Capes e Scielo. Tendo como resultados artigos e livros com temas que tratam sobre religiões afro-brasileiras, catolicismo e a cultura indígena, foi possível observar a originalidade da presente pesquisa que permeia entre as artes cênicas e a religião através de uma cultura bastante distante dos estudos atuais. A presente pesquisa, explora não apenas o campo das artes e da religião, como também o campo da antropologia que por sua vez, dialoga diretamente com as artes cênicas.Faculdades ESTFAPIC reitoria (Ciências da Religião ), Pontifícia Universidade Católica de CampinasMariani, Ceci Maria Costa BaptistaSilva, Bruna Cristina Corrêa da2020-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/4100identidade!; v. 25, n. 1 (2020): TEMAS DIVERSOS: SEÇÕES TEMÁTICAS; 5-182178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/4100/3453http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/downloadSuppFile/4100/399http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/downloadSuppFile/4100/400Direitos autorais 2020 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-04T12:51:27Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/4100Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2020-10-04T12:51:27Identidade! - Faculdades ESTfalse |
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