Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karen Cristine Veloso Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFML5
Resumo: O debate acerca do que se define como dança clássica indiana é o tema desta pesquisa. A proposta da pesquisa consiste em expor tal debate em seus vários aspectos e desdobramentos. Para tanto, foi utilizada a revisão bibliográfica junto à análise da experiência pessoal como dançarina de bharatanyam um dos estilos de dança clássica indiana -, como espectadora treinada também no campo teórico desta arte, bem como da experiência como aprendiz de bharatanyam no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos e como professora no Brasil. Tais experiências e o confronto da teoria da arte indiana com sua prática levantaram questões a respeito da existência de elementos fundamentais e fixos que definem a dança clássica indiana ou nya, em contraposição com elementos flexíveis, que se transformam segundo a época, o local onde a dança é praticada e as circunstâncias em que ela se dá. O desenrolar da pesquisa mostrou a complexidade do assunto que vai além da simples afirmação de que as danças clássicas da Índia têm origem na escritura chamada nya stra. Tal complexidade se revela: 1) na constatação de que as danças consideradas folclóricas ou não-clássicas também têm sua origem em tal escritura, de modo que este parâmetro não pode ser tomado como absoluto ou único; 2) que, aparentemente, pontos essenciais da escritura não são encontrados na dança; 3) que a tradição é viva e, portanto, mutável, enquanto que a escritura está congelada no tempo muito embora o olhar de quem a lê sempre possa proporcionar novas análises; 4) que os próprios praticantes e pesquisadores discordam em vários pontos relativos à definição da dança clássica na Índia. Com a crescente globalização e relações interculturais aliadas à sede pela novidade e às mudanças cada vez mais rápidas no mundo, muitos dançarinos e estudiosos acreditam ser necessário estabelecer limites e parâmetros da dança clássica indiana sem, porém, engessá-la, na tentativa de facilitar sua sobrevivência no contexto atual e no futuro, especialmente quando se alega que muito dela já parece ter sido perdido no passado. Assim, a pesquisa busca colaborar com uma reflexão acerca dos fundamentos que poderiam ser mantidos para que a dança não se descaracterize nem se perca, mas que permitam a flexibilidade necessária para que ela se mantenha viva e relevante.
id UFMG_9dea7c7fbe7dbf55f1c4ee4d9eec834e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APFML5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Antonio MencarelliRicardo Carlos GomesCassiano Sydow QuiliciKaren Cristine Veloso Martins2019-08-13T01:06:11Z2019-08-13T01:06:11Z2017-02-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFML5O debate acerca do que se define como dança clássica indiana é o tema desta pesquisa. A proposta da pesquisa consiste em expor tal debate em seus vários aspectos e desdobramentos. Para tanto, foi utilizada a revisão bibliográfica junto à análise da experiência pessoal como dançarina de bharatanyam um dos estilos de dança clássica indiana -, como espectadora treinada também no campo teórico desta arte, bem como da experiência como aprendiz de bharatanyam no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos e como professora no Brasil. Tais experiências e o confronto da teoria da arte indiana com sua prática levantaram questões a respeito da existência de elementos fundamentais e fixos que definem a dança clássica indiana ou nya, em contraposição com elementos flexíveis, que se transformam segundo a época, o local onde a dança é praticada e as circunstâncias em que ela se dá. O desenrolar da pesquisa mostrou a complexidade do assunto que vai além da simples afirmação de que as danças clássicas da Índia têm origem na escritura chamada nya stra. Tal complexidade se revela: 1) na constatação de que as danças consideradas folclóricas ou não-clássicas também têm sua origem em tal escritura, de modo que este parâmetro não pode ser tomado como absoluto ou único; 2) que, aparentemente, pontos essenciais da escritura não são encontrados na dança; 3) que a tradição é viva e, portanto, mutável, enquanto que a escritura está congelada no tempo muito embora o olhar de quem a lê sempre possa proporcionar novas análises; 4) que os próprios praticantes e pesquisadores discordam em vários pontos relativos à definição da dança clássica na Índia. Com a crescente globalização e relações interculturais aliadas à sede pela novidade e às mudanças cada vez mais rápidas no mundo, muitos dançarinos e estudiosos acreditam ser necessário estabelecer limites e parâmetros da dança clássica indiana sem, porém, engessá-la, na tentativa de facilitar sua sobrevivência no contexto atual e no futuro, especialmente quando se alega que muito dela já parece ter sido perdido no passado. Assim, a pesquisa busca colaborar com uma reflexão acerca dos fundamentos que poderiam ser mantidos para que a dança não se descaracterize nem se perca, mas que permitam a flexibilidade necessária para que ela se mantenha viva e relevante.The debate around what is defined as the Indian classical dance is the theme of this research. The proposal of this research is to expose that debate in its many aspects and developments. For that matter, the literature review was used along with the personal experience as a bharatanyam dancer a style of Indian classical dance -, as a trained spectator in the theoretical studies of that art, as well as the experience as an apprentice of bharatanyam in Brazil, Índia, and United States, and as a teacher in Brazil. Such experiences, and the confrontation between the Indian art theory and its practice, raised the issues regarding the existence of fundamental and fixed elements that define the Indian classical dance, nya, in contrast with those which are flexible, and go through transformations according to time, to the place where the dance is practiced, and to the circumstances in which it is executed. The development of the research has shown the complexity of the subject, which goes beyond the simple assertion that the classical dances of India has its origins in the scripture called nya stra. Such complexity is revealed in the following facts: 1) folk dances or non-classical dances also find their origin in that scripture, so this cannot be considered an absolut or the only parameter; 2) apparently, some essential points found in the scripture are not found in the dance; 3) the tradition is a living element, and therefore, it is changeable, while the writing is frozen in time even though de readers view might provide new analysis ; 4) the practitioners themselves, and the researchers, disagree on several points concerning the definition of the classical dance in India. With the increasing globalization and intercultural relations, along with the thirst for novelty and the increasingly rapid changes in the world, many dancers and researchers believe that it is necessary to establish the limits and the parameters of the Indian classical dance, without immobilizing it, however, in an attempt to facilitate its survival within the current context and in the future, especially when some state that much of it seems to have been already lost in the past. Thus, the research seeks to cooperate providing a reflection regarding the fundamentals that could be maintained, so that the dance will not descaracterize nor will perish, but which will also give room for the flexibility needed so that it can remain alive and relevant.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDança ÍndiaArte indianaDanca classica Indiantya straDança-teatroDança indiana bharatantyamDança clássica indianaDança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkaren_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdfapplication/pdf2754984https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APFML5/1/karen_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdfd2c152b4a7980e84a21b4b7bb3c5ffcdMD51TEXTkaren_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdf.txtkaren_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdf.txtExtracted texttext/plain435606https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APFML5/2/karen_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdf.txt2e834580cb1978cd8683a3041c42058cMD521843/BUOS-APFML52019-11-14 20:35:10.099oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APFML5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:35:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
title Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
spellingShingle Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
Karen Cristine Veloso Martins
ntya stra
Dança-teatro
Dança indiana bharatantyam
Dança clássica indiana
Dança Índia
Arte indiana
Danca classica India
title_short Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
title_full Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
title_fullStr Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
title_full_unstemmed Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
title_sort Dança clássica indiana: segundo os mestres, as escrituras e os praticantes
author Karen Cristine Veloso Martins
author_facet Karen Cristine Veloso Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Carlos Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cassiano Sydow Quilici
dc.contributor.author.fl_str_mv Karen Cristine Veloso Martins
contributor_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
Ricardo Carlos Gomes
Cassiano Sydow Quilici
dc.subject.por.fl_str_mv ntya stra
Dança-teatro
Dança indiana bharatantyam
Dança clássica indiana
topic ntya stra
Dança-teatro
Dança indiana bharatantyam
Dança clássica indiana
Dança Índia
Arte indiana
Danca classica India
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dança Índia
Arte indiana
Danca classica India
description O debate acerca do que se define como dança clássica indiana é o tema desta pesquisa. A proposta da pesquisa consiste em expor tal debate em seus vários aspectos e desdobramentos. Para tanto, foi utilizada a revisão bibliográfica junto à análise da experiência pessoal como dançarina de bharatanyam um dos estilos de dança clássica indiana -, como espectadora treinada também no campo teórico desta arte, bem como da experiência como aprendiz de bharatanyam no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos e como professora no Brasil. Tais experiências e o confronto da teoria da arte indiana com sua prática levantaram questões a respeito da existência de elementos fundamentais e fixos que definem a dança clássica indiana ou nya, em contraposição com elementos flexíveis, que se transformam segundo a época, o local onde a dança é praticada e as circunstâncias em que ela se dá. O desenrolar da pesquisa mostrou a complexidade do assunto que vai além da simples afirmação de que as danças clássicas da Índia têm origem na escritura chamada nya stra. Tal complexidade se revela: 1) na constatação de que as danças consideradas folclóricas ou não-clássicas também têm sua origem em tal escritura, de modo que este parâmetro não pode ser tomado como absoluto ou único; 2) que, aparentemente, pontos essenciais da escritura não são encontrados na dança; 3) que a tradição é viva e, portanto, mutável, enquanto que a escritura está congelada no tempo muito embora o olhar de quem a lê sempre possa proporcionar novas análises; 4) que os próprios praticantes e pesquisadores discordam em vários pontos relativos à definição da dança clássica na Índia. Com a crescente globalização e relações interculturais aliadas à sede pela novidade e às mudanças cada vez mais rápidas no mundo, muitos dançarinos e estudiosos acreditam ser necessário estabelecer limites e parâmetros da dança clássica indiana sem, porém, engessá-la, na tentativa de facilitar sua sobrevivência no contexto atual e no futuro, especialmente quando se alega que muito dela já parece ter sido perdido no passado. Assim, a pesquisa busca colaborar com uma reflexão acerca dos fundamentos que poderiam ser mantidos para que a dança não se descaracterize nem se perca, mas que permitam a flexibilidade necessária para que ela se mantenha viva e relevante.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T01:06:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T01:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFML5
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFML5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APFML5/1/karen_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APFML5/2/karen_c_v_martins_dan_a_cl_ssica_indiana_com_diacr_ticos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d2c152b4a7980e84a21b4b7bb3c5ffcd
2e834580cb1978cd8683a3041c42058c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676618378248192