FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652 |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista. |
id |
EST-2_20d99dc42f3caf5045495859ad5f2704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2652 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASOEnsino Religioso; EducaçãoFormação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle.Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista.Faculdades ESTUnilasalleCastro, Samuel Sampaio2016-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652identidade!; v. 20, n. 2 (2015): Dôssie: Religiões afro-brasileiras, um diálogo necessário; 112-1262178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652/2498info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-21T12:09:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2652Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2016-01-21T12:09:28Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO Castro, Samuel Sampaio Ensino Religioso; Educação Formação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle. |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Castro, Samuel Sampaio |
author_facet |
Castro, Samuel Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Unilasalle |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Samuel Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Religioso; Educação Formação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle. |
topic |
Ensino Religioso; Educação Formação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle. |
description |
Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652/2498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 20, n. 2 (2015): Dôssie: Religiões afro-brasileiras, um diálogo necessário; 112-126 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464473486884864 |