FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Samuel Sampaio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652
Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista.
id EST-2_20d99dc42f3caf5045495859ad5f2704
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2652
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASOEnsino Religioso; EducaçãoFormação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle.Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista.Faculdades ESTUnilasalleCastro, Samuel Sampaio2016-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652identidade!; v. 20, n. 2 (2015): Dôssie: Religiões afro-brasileiras, um diálogo necessário; 112-1262178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652/2498info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-21T12:09:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2652Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2016-01-21T12:09:28Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
title FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
Castro, Samuel Sampaio
Ensino Religioso; Educação
Formação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle.
title_short FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO
author Castro, Samuel Sampaio
author_facet Castro, Samuel Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Unilasalle
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Samuel Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso; Educação
Formação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle.
topic Ensino Religioso; Educação
Formação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle.
description Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2652/2498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 20, n. 2 (2015): Dôssie: Religiões afro-brasileiras, um diálogo necessário; 112-126
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473486884864