FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Cunha, Renata Cristina, Filho, Vicente Gregorio de Sousa, Nunes Ferreira, Anderson Clayton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311
Resumo: O Ensino Religioso brasileiro sempre motivou embates quanto sua permanência, pertinência nos currículos, bem como sobre a formação docente que deveria ser assumida em todo território nacional. Com isso, neste estudo, objetiva-se, na história da política nacional de formação docente, perceber quais prerrogativas o cenário educacional brasileiro veio assumindo na formação do professor de Ensino Religioso. A partir de uma pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e Pareceres e Resoluções, bem como com o FONAPER e teóricos como Tardif (2012), Moreira (1997) e Junqueira (2016), percebeu-se que em nome da laicidade do Estado, a União por tempos se esquivou de preceituar normas na formação docente do profissional de Ensino Religioso e, a partir do empenho do FONAPER, entidades correlatas e demais intelectuais, a União, com as DCN’s homologadas em 2018, passa a legislar sobre esta formação.
id PUC_GO-2_4cc851c61b89f409d2843eff97be4d63
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8311
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONALFormação DocenteEnsino ReligiosoPolítica Nacional.Ensino ReligiosoCiências da ReligiãoFormação DocenteO Ensino Religioso brasileiro sempre motivou embates quanto sua permanência, pertinência nos currículos, bem como sobre a formação docente que deveria ser assumida em todo território nacional. Com isso, neste estudo, objetiva-se, na história da política nacional de formação docente, perceber quais prerrogativas o cenário educacional brasileiro veio assumindo na formação do professor de Ensino Religioso. A partir de uma pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e Pareceres e Resoluções, bem como com o FONAPER e teóricos como Tardif (2012), Moreira (1997) e Junqueira (2016), percebeu-se que em nome da laicidade do Estado, a União por tempos se esquivou de preceituar normas na formação docente do profissional de Ensino Religioso e, a partir do empenho do FONAPER, entidades correlatas e demais intelectuais, a União, com as DCN’s homologadas em 2018, passa a legislar sobre esta formação.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/831110.18224/cam.v18i5.8311Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-271983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311/4957Copyright (c) 2021 Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda, Renata Cristina da Cunha, Vicente Gregorio de Sousa Filho, Anderson Clayton Nunes Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveirada Cunha, Renata CristinaFilho, Vicente Gregorio de SousaNunes Ferreira, Anderson Clayton2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8311Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
title FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira
Formação Docente
Ensino Religioso
Política Nacional.
Ensino Religioso
Ciências da Religião
Formação Docente
title_short FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
title_full FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
author Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira
author_facet Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira
da Cunha, Renata Cristina
Filho, Vicente Gregorio de Sousa
Nunes Ferreira, Anderson Clayton
author_role author
author2 da Cunha, Renata Cristina
Filho, Vicente Gregorio de Sousa
Nunes Ferreira, Anderson Clayton
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira
da Cunha, Renata Cristina
Filho, Vicente Gregorio de Sousa
Nunes Ferreira, Anderson Clayton
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Ensino Religioso
Política Nacional.
Ensino Religioso
Ciências da Religião
Formação Docente
topic Formação Docente
Ensino Religioso
Política Nacional.
Ensino Religioso
Ciências da Religião
Formação Docente
description O Ensino Religioso brasileiro sempre motivou embates quanto sua permanência, pertinência nos currículos, bem como sobre a formação docente que deveria ser assumida em todo território nacional. Com isso, neste estudo, objetiva-se, na história da política nacional de formação docente, perceber quais prerrogativas o cenário educacional brasileiro veio assumindo na formação do professor de Ensino Religioso. A partir de uma pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e Pareceres e Resoluções, bem como com o FONAPER e teóricos como Tardif (2012), Moreira (1997) e Junqueira (2016), percebeu-se que em nome da laicidade do Estado, a União por tempos se esquivou de preceituar normas na formação docente do profissional de Ensino Religioso e, a partir do empenho do FONAPER, entidades correlatas e demais intelectuais, a União, com as DCN’s homologadas em 2018, passa a legislar sobre esta formação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311
10.18224/cam.v18i5.8311
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311
identifier_str_mv 10.18224/cam.v18i5.8311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311/4957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27
1983-778X
10.18224/cam.v18.n5.2020
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349934137344