FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311 |
Resumo: | O Ensino Religioso brasileiro sempre motivou embates quanto sua permanência, pertinência nos currículos, bem como sobre a formação docente que deveria ser assumida em todo território nacional. Com isso, neste estudo, objetiva-se, na história da política nacional de formação docente, perceber quais prerrogativas o cenário educacional brasileiro veio assumindo na formação do professor de Ensino Religioso. A partir de uma pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e Pareceres e Resoluções, bem como com o FONAPER e teóricos como Tardif (2012), Moreira (1997) e Junqueira (2016), percebeu-se que em nome da laicidade do Estado, a União por tempos se esquivou de preceituar normas na formação docente do profissional de Ensino Religioso e, a partir do empenho do FONAPER, entidades correlatas e demais intelectuais, a União, com as DCN’s homologadas em 2018, passa a legislar sobre esta formação. |
id |
PUC_GO-2_4cc851c61b89f409d2843eff97be4d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8311 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONALFormação DocenteEnsino ReligiosoPolítica Nacional.Ensino ReligiosoCiências da ReligiãoFormação DocenteO Ensino Religioso brasileiro sempre motivou embates quanto sua permanência, pertinência nos currículos, bem como sobre a formação docente que deveria ser assumida em todo território nacional. Com isso, neste estudo, objetiva-se, na história da política nacional de formação docente, perceber quais prerrogativas o cenário educacional brasileiro veio assumindo na formação do professor de Ensino Religioso. A partir de uma pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e Pareceres e Resoluções, bem como com o FONAPER e teóricos como Tardif (2012), Moreira (1997) e Junqueira (2016), percebeu-se que em nome da laicidade do Estado, a União por tempos se esquivou de preceituar normas na formação docente do profissional de Ensino Religioso e, a partir do empenho do FONAPER, entidades correlatas e demais intelectuais, a União, com as DCN’s homologadas em 2018, passa a legislar sobre esta formação.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/831110.18224/cam.v18i5.8311Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-271983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311/4957Copyright (c) 2021 Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda, Renata Cristina da Cunha, Vicente Gregorio de Sousa Filho, Anderson Clayton Nunes Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveirada Cunha, Renata CristinaFilho, Vicente Gregorio de SousaNunes Ferreira, Anderson Clayton2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8311Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira Formação Docente Ensino Religioso Política Nacional. Ensino Religioso Ciências da Religião Formação Docente |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO: UM DIÁLOGO COM A POLÍTICA NACIONAL |
author |
Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira |
author_facet |
Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira da Cunha, Renata Cristina Filho, Vicente Gregorio de Sousa Nunes Ferreira, Anderson Clayton |
author_role |
author |
author2 |
da Cunha, Renata Cristina Filho, Vicente Gregorio de Sousa Nunes Ferreira, Anderson Clayton |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira da Cunha, Renata Cristina Filho, Vicente Gregorio de Sousa Nunes Ferreira, Anderson Clayton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Ensino Religioso Política Nacional. Ensino Religioso Ciências da Religião Formação Docente |
topic |
Formação Docente Ensino Religioso Política Nacional. Ensino Religioso Ciências da Religião Formação Docente |
description |
O Ensino Religioso brasileiro sempre motivou embates quanto sua permanência, pertinência nos currículos, bem como sobre a formação docente que deveria ser assumida em todo território nacional. Com isso, neste estudo, objetiva-se, na história da política nacional de formação docente, perceber quais prerrogativas o cenário educacional brasileiro veio assumindo na formação do professor de Ensino Religioso. A partir de uma pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e Pareceres e Resoluções, bem como com o FONAPER e teóricos como Tardif (2012), Moreira (1997) e Junqueira (2016), percebeu-se que em nome da laicidade do Estado, a União por tempos se esquivou de preceituar normas na formação docente do profissional de Ensino Religioso e, a partir do empenho do FONAPER, entidades correlatas e demais intelectuais, a União, com as DCN’s homologadas em 2018, passa a legislar sobre esta formação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311 10.18224/cam.v18i5.8311 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v18i5.8311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311/4957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 10-27 1983-778X 10.18224/cam.v18.n5.2020 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797349934137344 |