EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3557 |
Resumo: | O presente artigo parte de uma perspectiva histórica para a compreensão das lacunas intencionalmente constitutivas do negro no Brasil, em um projeto de segregação, controle e eliminação de nossa população negra. Destacam-se aqui algumas formas de sua resistência e estratégias de enfrentamento de seu silenciamento. A Educação tem se mostrado como uma ferramenta de silenciamento, mas também de transformação desta realidade. As políticas públicas ainda são um lugar de disputa desta construção. Hoje, após muitas conquistas históricas, o passado ainda está presente nas tentativas de manutenção da segregação. Muitas transformações hoje são necessárias, mas são possíveis através de todas negras e negros que conquistaram espaços de discussão. |
id |
EST-2_34255ce67b4973fb5e171f67eb784534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3557 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAEducação; ReligiãoEducação. Racismo. AfrocentricidadeO presente artigo parte de uma perspectiva histórica para a compreensão das lacunas intencionalmente constitutivas do negro no Brasil, em um projeto de segregação, controle e eliminação de nossa população negra. Destacam-se aqui algumas formas de sua resistência e estratégias de enfrentamento de seu silenciamento. A Educação tem se mostrado como uma ferramenta de silenciamento, mas também de transformação desta realidade. As políticas públicas ainda são um lugar de disputa desta construção. Hoje, após muitas conquistas históricas, o passado ainda está presente nas tentativas de manutenção da segregação. Muitas transformações hoje são necessárias, mas são possíveis através de todas negras e negros que conquistaram espaços de discussão.Faculdades ESTVergne, Sandra Aparecida Gurgel2019-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3557identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 07-282178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3557/3158Direitos autorais 2019 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T18:32:33Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3557Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2019-07-11T18:32:33Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
title |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA Vergne, Sandra Aparecida Gurgel Educação; Religião Educação. Racismo. Afrocentricidade |
title_short |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
title_full |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
title_sort |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
author |
Vergne, Sandra Aparecida Gurgel |
author_facet |
Vergne, Sandra Aparecida Gurgel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergne, Sandra Aparecida Gurgel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Religião Educação. Racismo. Afrocentricidade |
topic |
Educação; Religião Educação. Racismo. Afrocentricidade |
description |
O presente artigo parte de uma perspectiva histórica para a compreensão das lacunas intencionalmente constitutivas do negro no Brasil, em um projeto de segregação, controle e eliminação de nossa população negra. Destacam-se aqui algumas formas de sua resistência e estratégias de enfrentamento de seu silenciamento. A Educação tem se mostrado como uma ferramenta de silenciamento, mas também de transformação desta realidade. As políticas públicas ainda são um lugar de disputa desta construção. Hoje, após muitas conquistas históricas, o passado ainda está presente nas tentativas de manutenção da segregação. Muitas transformações hoje são necessárias, mas são possíveis através de todas negras e negros que conquistaram espaços de discussão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3557 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3557/3158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 identidade! info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 identidade! |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 07-28 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464473479544832 |