Relações étnico-raciais, ensino e afrocentricidade: corpo-identidade de meninos negros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221347 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
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Relações étnico-raciais, ensino e afrocentricidade: corpo-identidade de meninos negrosEducaçãoNegrosRelações étnicasRelações raciaisAfrocentrismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.O que ocorre nas relações étnico-raciais que contribui para o ensino e aprendizagem e construção da identidade de meninos negros? Com vistas a responder a esta questão problematizadora, observo no cotidiano escolar de meninos negros como as relações de ensino, aprendizagem e a identidade étnico-racial se manifestam e são construídas numa turma de quinto ano da Escola Básica Municipal, localizada em Florianópolis A identidade e o corpo negro são uma unidade integrada e inseparável chamada de corpo-identidade que também é corpo-mente-espírito. A pesquisa é construída a partir do paradigma da afrocentricidade. Segue como metodologia a pesquisa-intervenção com observação participante, integrando os conceitos de campo-tema e multirreferencialidade. As intervenções são divididas em dois momentos: as observações participantes; as atividades pretagógicas que proponho e a observação participante. Escolhi desenvolver com o quinto ano atividades de estudo sobre a África pré-colonial e as civilizações de Kemet(Egito) Benin, Oyó e Congo por acreditar que temos muito a aprender sobre a África que não começou com a colonização e a história e o legados milenares de africanidades. As atividades são baseadas na pretagogia (Petit, 2016) que é afrocêntrica. Respeitando o sigilo e a confidencialidade eu registro as vivências no diário de campo e gravações de áudio da minha voz com relatos para auxiliar a minha memória. Esta investigação tem como objetivo refletir sobre o cotidiano escolar de meninos negros, tendo como foco o corpo negro, o ensino, as relações étnico-raciais, as identidades desses meninos e os seus processos de ensino- aprendizagem. Para tanto no primeiro capítulo parto da génese de minha subjetividade que constitui o fundamento originário deste trabalho e é parte indissociável do coletivo de pessoas negras. O segundo capítulo versa sobre os sujeitos e o lócus onde realizei a pesquisa com o intuito de especificar os processos de diálogo e construção de relações que podem ocorrer na escola. No terceiro capítulo a intenção foi estabelecer interlocução entre as pesquisas no campo da educação que versavam sobre as relação étnico-raciais com foco nos meninos negros.Já o quarto capítulo trata de questões relativas corpo negro por meio do qual são atravessados os processos de construção das identidades negras. No quinto capítulo estabeleço conexões entre esse corpo negro e os processos de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam que não é suficiente escolas terem boas intenções ou apenas falarem de questões relacionadas a pessoas negras. A educação das relações étnico-raciais deve ser construída de forma constante, em todas as disciplinas ao longo de todo o ano, inclusive novembro. A escola precisa ser um espaço com práticas pedagógicas e currículos que integrem corpo, mente, espírito, identidade, emoções, conhecimento sobre o impacto social e histórico do racismo na vida de pessoas negras hoje, entre outros aspectos. Ainda pouco se fala nas escolas sobre a África pré-colonial e é essencial que esse silêncio continue sendo quebrado.Abstract: What happens in the ethnic-racial relations that contributes to the teaching-learning and construction of the identity of black boys? In order to answer this problematic question, I will observe in the school routine of black boys how the teaching-learning relationships and the ethnic-racial identity are manifested and are built in a fifth-year class at the Municipal Basic School, located in Florianópolis. The identity and the black body are an integrated and inseparable unit called the body-identity which is also body-mind-spirit. The research is built on the Afrocentricity paradigm. It follows as methodology the research-intervention with participant observation, integrating the concepts of field-theme and multi-referentiality. The interventions are divided into two moments: the participant observations; the pretagogical activities that I will propose and the participant observation. With the fifth year I chose to develop study activities on pre-colonial Africa and the civilizations of Kemet (Egypt) Benin, Oyó and Congo because I believe we have a lot to learn about Africa that did not start with colonization and history and legacies millennia of Africanities. The activities are based on pretagogy (Petit, 2016), which is Afrocentric. Respecting the secrecy and confidentiality, I record the experiences in the field diary and audio recordings of my voice with reports to aid my memory. This investigation aimed to reflect on the school routine of black boys, focusing on the black body, education, ethnic-racial relations, the identities of these boys and their teaching-learning processes. Therefore, in the first chapter, I start from the genesis of my subjectivity, which is the original foundation of this work and is an inseparable part of the collective of black people. The second chapter deals with the subjects and the locus where I conducted the research in order to specify the processes of dialogue and building relationships that can occur at school. In the third chapter, the intention was to establish interlocution between research in the field of education that dealt with ethnic-racial relations with a focus on black boys. The fourth chapter deals with issues relating to the black body through which the processes of construction of black identities. In the fifth chapter I establish connections between this black body and the teaching-learning processes. The results show that it is not enough for schools to have good intentions or just to talk about issues related to black people. The education of ethnic-racial relations must be built in a constant manner, in all subjects throughout the year, including November. The school needs to be a space with pedagogical practices and curricula that integrate body, mind, spirit, identity, emotions, knowledge about the social and historical impact of racism on the lives of black people today, among other aspects. There is still little talk in schools about pre-colonial Africa and it is essential that this silence continues to be broken.Bazzo, Jilvania Lima dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Gieri Toledo2021-03-22T13:56:13Z2021-03-22T13:56:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il.application/pdf371221https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221347porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T13:56:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221347Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-22T13:56:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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