Identidade e alteridade: diálogos para o Ensino Religioso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/239 |
Resumo: | Para uma reflexão mais direcionada, propomo-nos deter a discussão deste artigo na história das populações negras na diáspora. Iniciamos o diálogo nos perguntando, por exemplo, qual o conceito de identidade e de alteridade a partir dessa perspectiva. A construção e a desconstrução de conceitos e o fortalecimento de identidades, fazem parte das nossas ações nos diferentes espaços onde atuamos. Assim, enfatizamos a importância do papel do/a educador/a no exercício de suas práticas pedagógicas, no sentido de apropriar-se dos conceitos de Identidade e Alteridade desde uma perspectiva negra. |
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Identidade e alteridade: diálogos para o Ensino ReligiosoIdentity and alterity: dialogues for Religious EducationTeologia; Religião e EducaçãoDiáspora negra; identidade; alteridade; cultura negra; ensino religiosoBlack Diaspora; Identity; Alterity; Black Culture; Religious EducationPara uma reflexão mais direcionada, propomo-nos deter a discussão deste artigo na história das populações negras na diáspora. Iniciamos o diálogo nos perguntando, por exemplo, qual o conceito de identidade e de alteridade a partir dessa perspectiva. A construção e a desconstrução de conceitos e o fortalecimento de identidades, fazem parte das nossas ações nos diferentes espaços onde atuamos. Assim, enfatizamos a importância do papel do/a educador/a no exercício de suas práticas pedagógicas, no sentido de apropriar-se dos conceitos de Identidade e Alteridade desde uma perspectiva negra. In order to build a more focused reflection, in this article we discuss the concepts of identity and alterity in the history of black diaspora. We start the dialogue by asking, for example, which concept of identity or alterity emerges from this perspective. The construction and the deconstruction of concepts and the strengthening of identities are part of our actions in the fields we operate. Thus, we emphasize the importance of the teacher in the exercise of their daily practices, in the way of appropriating the concepts of identity and alterity since a black perspective.Faculdades ESTCAPESCorrêa Gonçalves Kronbauer, SelenirSilva, Marcos Rodrigues da2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/239identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 249-2582178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/239/255info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-18T01:17:16Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/239Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2011-12-18T01:17:16Identidade! - Faculdades ESTfalse |
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