ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3129 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo desenvolver algumas reflexões acerca do sistema atual de educação adotado no Brasil, educação aí entendida como abstrata e demasiado desconectada da vida concreta das pessoas. Em contraponto a essa compreensão, apresentaremos as perspectivas de infância e sociedade do filósofo Aristóteles e do povo Kayapó, e os modelos de educação derivados de tais perspectivas, que têm em comum a capacidade de conectar os interesses dos indivíduos à felicidade de sua comunidade, entendendo que as teorias educacionais do filósofo de Estagira e, em especial, as do povo Kayapó podem nos ajudar na difícil tarefa de educar em tempos de tamanho individualismo. |
id |
EST-2_52c1806d5a1027e9f49c3dc4bef6c481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3129 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIAEducaçãoKayapó, Aristóteles, educação, felicidade, phronêsis.Este artigo tem como objetivo desenvolver algumas reflexões acerca do sistema atual de educação adotado no Brasil, educação aí entendida como abstrata e demasiado desconectada da vida concreta das pessoas. Em contraponto a essa compreensão, apresentaremos as perspectivas de infância e sociedade do filósofo Aristóteles e do povo Kayapó, e os modelos de educação derivados de tais perspectivas, que têm em comum a capacidade de conectar os interesses dos indivíduos à felicidade de sua comunidade, entendendo que as teorias educacionais do filósofo de Estagira e, em especial, as do povo Kayapó podem nos ajudar na difícil tarefa de educar em tempos de tamanho individualismo. Faculdades ESTFaculdades EST - CAPES/PNPDSaldanha, Marcelo Ramos2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3129identidade!; v. 22, n. 2: Dossiê: Desafios de construção de identidades Africana e Afrodescendente a partir das dinâmicas sócio histórica; 298-3072178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3129/2978Direitos autorais 2018 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T21:20:55Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3129Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2018-01-31T21:20:55Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
title |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
spellingShingle |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA Saldanha, Marcelo Ramos Educação Kayapó, Aristóteles, educação, felicidade, phronêsis. |
title_short |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
title_full |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
title_fullStr |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
title_full_unstemmed |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
title_sort |
ENTRE A ALDEIA E A POLIS: REFLEXÕES PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
author |
Saldanha, Marcelo Ramos |
author_facet |
Saldanha, Marcelo Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdades EST - CAPES/PNPD |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saldanha, Marcelo Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Kayapó, Aristóteles, educação, felicidade, phronêsis. |
topic |
Educação Kayapó, Aristóteles, educação, felicidade, phronêsis. |
description |
Este artigo tem como objetivo desenvolver algumas reflexões acerca do sistema atual de educação adotado no Brasil, educação aí entendida como abstrata e demasiado desconectada da vida concreta das pessoas. Em contraponto a essa compreensão, apresentaremos as perspectivas de infância e sociedade do filósofo Aristóteles e do povo Kayapó, e os modelos de educação derivados de tais perspectivas, que têm em comum a capacidade de conectar os interesses dos indivíduos à felicidade de sua comunidade, entendendo que as teorias educacionais do filósofo de Estagira e, em especial, as do povo Kayapó podem nos ajudar na difícil tarefa de educar em tempos de tamanho individualismo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3129 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3129/2978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 identidade! info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 identidade! |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 22, n. 2: Dossiê: Desafios de construção de identidades Africana e Afrodescendente a partir das dinâmicas sócio histórica; 298-307 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464472094375936 |