DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stroher, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kaspari, Tatiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3163
Resumo: O mito do Brasil enquanto paraíso da democracia étnico-racial esfacela-se cotidianamente diante da acentuada marginalização social e dos altos índices de violência contra negros no País, que têm aumentado, a despeito de várias medidas públicas. No âmbito educacional, as relações étnico-raciais entram em pauta pela Lei nº 10.639/2003 e pela resolução CP/CE nº 1 de 2004, que estabeleceram as diretrizes curriculares nacionais para o tratamento da temática, com vistas a afiançar a participação social de grupos historicamente postos à margem. No presente trabalho, o percurso histórico de instituição dessas propostas legais é confrontado com a percepção de professores de duas escolas públicas gaúchas, depreendida de uma pesquisa de campo, a fim de problematizar a compreensão e a aplicabilidade da lei em um contexto escolar concreto. As falas docentes, em suas contradições conceituais, suas revelações e omissões, apontam para um processo de silenciamento ou de naturalização do racismo nas instituições de ensino. Assim, este artigo reitera a problematização dessa postura, de matizes históricas e culturais, como a chave para a descolonização de mentes e de práticas, a fim de que se alcance uma educação em que a diferença não seja sinônimo de ameaça e em que a pauta das relações étnico-social, fundamentais em uma sociedade harmônica e justa, não figurem como uma obrigatoriedade legal, esvaziada de sentido prático.
id EST-2_8d43d004f73e800037c3dfb988880006
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3163
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAHistória; Ensino de HistóriaEducação. Relações étnico-raciais. Legislação. Fazer docente.O mito do Brasil enquanto paraíso da democracia étnico-racial esfacela-se cotidianamente diante da acentuada marginalização social e dos altos índices de violência contra negros no País, que têm aumentado, a despeito de várias medidas públicas. No âmbito educacional, as relações étnico-raciais entram em pauta pela Lei nº 10.639/2003 e pela resolução CP/CE nº 1 de 2004, que estabeleceram as diretrizes curriculares nacionais para o tratamento da temática, com vistas a afiançar a participação social de grupos historicamente postos à margem. No presente trabalho, o percurso histórico de instituição dessas propostas legais é confrontado com a percepção de professores de duas escolas públicas gaúchas, depreendida de uma pesquisa de campo, a fim de problematizar a compreensão e a aplicabilidade da lei em um contexto escolar concreto. As falas docentes, em suas contradições conceituais, suas revelações e omissões, apontam para um processo de silenciamento ou de naturalização do racismo nas instituições de ensino. Assim, este artigo reitera a problematização dessa postura, de matizes históricas e culturais, como a chave para a descolonização de mentes e de práticas, a fim de que se alcance uma educação em que a diferença não seja sinônimo de ameaça e em que a pauta das relações étnico-social, fundamentais em uma sociedade harmônica e justa, não figurem como uma obrigatoriedade legal, esvaziada de sentido prático.Faculdades ESTStroher, Carlos EduardoKaspari, Tatiane2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3163identidade!; v. 23, n. 1 (2018): Dossiê: Religião e religiosidades no contexto amazônico; 181-1962178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3163/3059Direitos autorais 2018 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-20T17:51:17Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3163Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2018-08-20T17:51:17Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Stroher, Carlos Eduardo
História; Ensino de História
Educação. Relações étnico-raciais. Legislação. Fazer docente.
title_short DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort DA TINTA DA LEI AO GIZ DA SALA: A RECEPÇÃO DA LEI 10.639 E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Stroher, Carlos Eduardo
author_facet Stroher, Carlos Eduardo
Kaspari, Tatiane
author_role author
author2 Kaspari, Tatiane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Stroher, Carlos Eduardo
Kaspari, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História
Educação. Relações étnico-raciais. Legislação. Fazer docente.
topic História; Ensino de História
Educação. Relações étnico-raciais. Legislação. Fazer docente.
description O mito do Brasil enquanto paraíso da democracia étnico-racial esfacela-se cotidianamente diante da acentuada marginalização social e dos altos índices de violência contra negros no País, que têm aumentado, a despeito de várias medidas públicas. No âmbito educacional, as relações étnico-raciais entram em pauta pela Lei nº 10.639/2003 e pela resolução CP/CE nº 1 de 2004, que estabeleceram as diretrizes curriculares nacionais para o tratamento da temática, com vistas a afiançar a participação social de grupos historicamente postos à margem. No presente trabalho, o percurso histórico de instituição dessas propostas legais é confrontado com a percepção de professores de duas escolas públicas gaúchas, depreendida de uma pesquisa de campo, a fim de problematizar a compreensão e a aplicabilidade da lei em um contexto escolar concreto. As falas docentes, em suas contradições conceituais, suas revelações e omissões, apontam para um processo de silenciamento ou de naturalização do racismo nas instituições de ensino. Assim, este artigo reitera a problematização dessa postura, de matizes históricas e culturais, como a chave para a descolonização de mentes e de práticas, a fim de que se alcance uma educação em que a diferença não seja sinônimo de ameaça e em que a pauta das relações étnico-social, fundamentais em uma sociedade harmônica e justa, não figurem como uma obrigatoriedade legal, esvaziada de sentido prático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3163
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3163/3059
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 identidade!
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 identidade!
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 23, n. 1 (2018): Dossiê: Religião e religiosidades no contexto amazônico; 181-196
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122312231157761