As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Scholz, Danielle Celi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carmargo Messia da Silveira, Marta Irís, Silveira, Paulo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339
Resumo: Este artigo trata-se de uma revisão bibliografia construída a partir das vivências no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pampa (NEAB-UNIPAMPA) e do Programa de Extensão "Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), no qual a formação profissional é constituída por meio de discussões em torno da promoção de ações na perspectiva de transformação social e de atenção à saúde de forma integral aos diferentes coletivos, somada à necessidade das ações voltadas à saúde da população negra incidirem de forma transversal às ações de atenção à saúde mental. Neste contexto, objetivou-se constituir um referencial de análise, através de revisão bibliográfica, que permita a investigação das práticas racistas no espaço escolar e sua relação com a saúde mental das crianças negras. A busca dos textos desta revisão foi realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os termos centrais da pesquisa foram: a) escola, b) crianças, c) professores, d) saúde mental e) racismo, f) discriminação racial, g) preconceito. O corpus da análise foi composto por 11 publicações, a partir das quais se obtiveram três categorias analíticas: Escola, Discriminação Racial e Saúde Mental. Conclui-se, com a pesquisa, a necessidade de maior produção científica que trate do racismo e discriminação racial, principalmente, no que tange ao trazer para o meio cientifico achados em relação aos efeitos na saúde mental da população negra, que sofre com as mazelas das práticas racistas nos diferentes espaços da sociedade. Palavras-chave: Racismo.  Saúde Mental. Educação. 
id EST-2_c72280356443e145c0f1a0f1e6941190
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2339
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negrasRacist school practices in space: the influence on the mental health of black childrenEducação; SaúdeRacismo; Saúde Mental; EducaçãoRacism; Mental Health; EducationEste artigo trata-se de uma revisão bibliografia construída a partir das vivências no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pampa (NEAB-UNIPAMPA) e do Programa de Extensão "Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), no qual a formação profissional é constituída por meio de discussões em torno da promoção de ações na perspectiva de transformação social e de atenção à saúde de forma integral aos diferentes coletivos, somada à necessidade das ações voltadas à saúde da população negra incidirem de forma transversal às ações de atenção à saúde mental. Neste contexto, objetivou-se constituir um referencial de análise, através de revisão bibliográfica, que permita a investigação das práticas racistas no espaço escolar e sua relação com a saúde mental das crianças negras. A busca dos textos desta revisão foi realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os termos centrais da pesquisa foram: a) escola, b) crianças, c) professores, d) saúde mental e) racismo, f) discriminação racial, g) preconceito. O corpus da análise foi composto por 11 publicações, a partir das quais se obtiveram três categorias analíticas: Escola, Discriminação Racial e Saúde Mental. Conclui-se, com a pesquisa, a necessidade de maior produção científica que trate do racismo e discriminação racial, principalmente, no que tange ao trazer para o meio cientifico achados em relação aos efeitos na saúde mental da população negra, que sofre com as mazelas das práticas racistas nos diferentes espaços da sociedade. Palavras-chave: Racismo.  Saúde Mental. Educação. This article is in a revision bibliography constructed from the experience at the Center for Afro-Brazilian Studies at the Federal University of Pampa (NEAB-UNIPAMPA) and Outreach Program "Integrated Practices in Public Health (PISC), in which the professional training is made through discussions  around the promotion of actions in the perspective of social transformation and the health care integral to different collective form, plus the need for actions aimed at the black population health impinge transversely to the actions of mental health care. In this context, aimed to provide a framework for analysis, through literature review, which allows the investigation of racist practices within the school and its relation to the mental health of black children. A search of the text of this review was performed on the basis of Latin American Literature data on the Caribbean Health Sciences (LILACS), Database of Nursing (BDENF) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The central terms of the research were: a) school, b) children, c) teachers, d) and mental health) racism, f) Racial discrimination g) prejudice. The corpus analysis was composed of 11 publications, from which we obtained three analytical categories: School, Racial Discrimination and Mental Health. We conclude with the need for greater research scientific production that addresses racism and racial discrimination, especially with regard to bringing the scientific findings through to the effects on the mental health of the black population that suffers from the ills of practices racist in different areas of society.Faculdades ESTdos Santos Scholz, Danielle CeliCarmargo Messia da Silveira, Marta IrísSilveira, Paulo Roberto2015-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339identidade!; v. 19, n. 2 (2014): Dossiê: Temas Diversos; 61-742178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339/2309info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T16:48:48Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2339Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2015-02-24T16:48:48Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
Racist school practices in space: the influence on the mental health of black children
title As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
spellingShingle As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
dos Santos Scholz, Danielle Celi
Educação; Saúde
Racismo; Saúde Mental; Educação
Racism; Mental Health; Education
title_short As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
title_full As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
title_fullStr As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
title_full_unstemmed As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
title_sort As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
author dos Santos Scholz, Danielle Celi
author_facet dos Santos Scholz, Danielle Celi
Carmargo Messia da Silveira, Marta Irís
Silveira, Paulo Roberto
author_role author
author2 Carmargo Messia da Silveira, Marta Irís
Silveira, Paulo Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Scholz, Danielle Celi
Carmargo Messia da Silveira, Marta Irís
Silveira, Paulo Roberto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Saúde
Racismo; Saúde Mental; Educação
Racism; Mental Health; Education
topic Educação; Saúde
Racismo; Saúde Mental; Educação
Racism; Mental Health; Education
description Este artigo trata-se de uma revisão bibliografia construída a partir das vivências no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pampa (NEAB-UNIPAMPA) e do Programa de Extensão "Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), no qual a formação profissional é constituída por meio de discussões em torno da promoção de ações na perspectiva de transformação social e de atenção à saúde de forma integral aos diferentes coletivos, somada à necessidade das ações voltadas à saúde da população negra incidirem de forma transversal às ações de atenção à saúde mental. Neste contexto, objetivou-se constituir um referencial de análise, através de revisão bibliográfica, que permita a investigação das práticas racistas no espaço escolar e sua relação com a saúde mental das crianças negras. A busca dos textos desta revisão foi realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os termos centrais da pesquisa foram: a) escola, b) crianças, c) professores, d) saúde mental e) racismo, f) discriminação racial, g) preconceito. O corpus da análise foi composto por 11 publicações, a partir das quais se obtiveram três categorias analíticas: Escola, Discriminação Racial e Saúde Mental. Conclui-se, com a pesquisa, a necessidade de maior produção científica que trate do racismo e discriminação racial, principalmente, no que tange ao trazer para o meio cientifico achados em relação aos efeitos na saúde mental da população negra, que sofre com as mazelas das práticas racistas nos diferentes espaços da sociedade. Palavras-chave: Racismo.  Saúde Mental. Educação. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339/2309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 19, n. 2 (2014): Dossiê: Temas Diversos; 61-74
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473918898176