As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339 |
Resumo: | Este artigo trata-se de uma revisão bibliografia construída a partir das vivências no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pampa (NEAB-UNIPAMPA) e do Programa de Extensão "Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), no qual a formação profissional é constituída por meio de discussões em torno da promoção de ações na perspectiva de transformação social e de atenção à saúde de forma integral aos diferentes coletivos, somada à necessidade das ações voltadas à saúde da população negra incidirem de forma transversal às ações de atenção à saúde mental. Neste contexto, objetivou-se constituir um referencial de análise, através de revisão bibliográfica, que permita a investigação das práticas racistas no espaço escolar e sua relação com a saúde mental das crianças negras. A busca dos textos desta revisão foi realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os termos centrais da pesquisa foram: a) escola, b) crianças, c) professores, d) saúde mental e) racismo, f) discriminação racial, g) preconceito. O corpus da análise foi composto por 11 publicações, a partir das quais se obtiveram três categorias analíticas: Escola, Discriminação Racial e Saúde Mental. Conclui-se, com a pesquisa, a necessidade de maior produção científica que trate do racismo e discriminação racial, principalmente, no que tange ao trazer para o meio cientifico achados em relação aos efeitos na saúde mental da população negra, que sofre com as mazelas das práticas racistas nos diferentes espaços da sociedade. Palavras-chave: Racismo. Saúde Mental. Educação. |
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As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negrasRacist school practices in space: the influence on the mental health of black childrenEducação; SaúdeRacismo; Saúde Mental; EducaçãoRacism; Mental Health; EducationEste artigo trata-se de uma revisão bibliografia construída a partir das vivências no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pampa (NEAB-UNIPAMPA) e do Programa de Extensão "Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), no qual a formação profissional é constituída por meio de discussões em torno da promoção de ações na perspectiva de transformação social e de atenção à saúde de forma integral aos diferentes coletivos, somada à necessidade das ações voltadas à saúde da população negra incidirem de forma transversal às ações de atenção à saúde mental. Neste contexto, objetivou-se constituir um referencial de análise, através de revisão bibliográfica, que permita a investigação das práticas racistas no espaço escolar e sua relação com a saúde mental das crianças negras. A busca dos textos desta revisão foi realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os termos centrais da pesquisa foram: a) escola, b) crianças, c) professores, d) saúde mental e) racismo, f) discriminação racial, g) preconceito. O corpus da análise foi composto por 11 publicações, a partir das quais se obtiveram três categorias analíticas: Escola, Discriminação Racial e Saúde Mental. Conclui-se, com a pesquisa, a necessidade de maior produção científica que trate do racismo e discriminação racial, principalmente, no que tange ao trazer para o meio cientifico achados em relação aos efeitos na saúde mental da população negra, que sofre com as mazelas das práticas racistas nos diferentes espaços da sociedade. Palavras-chave: Racismo. Saúde Mental. Educação. This article is in a revision bibliography constructed from the experience at the Center for Afro-Brazilian Studies at the Federal University of Pampa (NEAB-UNIPAMPA) and Outreach Program "Integrated Practices in Public Health (PISC), in which the professional training is made through discussions around the promotion of actions in the perspective of social transformation and the health care integral to different collective form, plus the need for actions aimed at the black population health impinge transversely to the actions of mental health care. In this context, aimed to provide a framework for analysis, through literature review, which allows the investigation of racist practices within the school and its relation to the mental health of black children. A search of the text of this review was performed on the basis of Latin American Literature data on the Caribbean Health Sciences (LILACS), Database of Nursing (BDENF) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The central terms of the research were: a) school, b) children, c) teachers, d) and mental health) racism, f) Racial discrimination g) prejudice. The corpus analysis was composed of 11 publications, from which we obtained three analytical categories: School, Racial Discrimination and Mental Health. We conclude with the need for greater research scientific production that addresses racism and racial discrimination, especially with regard to bringing the scientific findings through to the effects on the mental health of the black population that suffers from the ills of practices racist in different areas of society.Faculdades ESTdos Santos Scholz, Danielle CeliCarmargo Messia da Silveira, Marta IrísSilveira, Paulo Roberto2015-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339identidade!; v. 19, n. 2 (2014): Dossiê: Temas Diversos; 61-742178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2339/2309info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-24T16:48:48Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2339Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2015-02-24T16:48:48Identidade! - Faculdades ESTfalse |
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