EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Priscila Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3165
Resumo: A escrita analisa as políticas de ações afirmativas no Brasil, correlatas do projeto de transformação das relações raciais no país. Tais políticas postulam equidade racial e rompimento da branquitude como norma social. Compreende na branquitude uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados. A análise destaca o combate ao racismo através de duas ações: as cotas raciais em concursos públicos e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Ressalta uma estratégia comum em ambas, relativa a busca de superação da branquitude como padrão ético e estético. Questiona o fato da recepção dessas políticas públicas vincular-se apenas ao tratamento dado à negritude. Evidencia a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos que incorporem o projeto da ERER conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).
id EST-2_d57fade946c7024094db2f49c3cba89d
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3165
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDEEducação; História, Sociologia.Educação; Relações Raciais; BranquitudeA escrita analisa as políticas de ações afirmativas no Brasil, correlatas do projeto de transformação das relações raciais no país. Tais políticas postulam equidade racial e rompimento da branquitude como norma social. Compreende na branquitude uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados. A análise destaca o combate ao racismo através de duas ações: as cotas raciais em concursos públicos e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Ressalta uma estratégia comum em ambas, relativa a busca de superação da branquitude como padrão ético e estético. Questiona o fato da recepção dessas políticas públicas vincular-se apenas ao tratamento dado à negritude. Evidencia a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos que incorporem o projeto da ERER conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).Faculdades ESTMeinerz, Carla BeatrizPereira, Priscila Nunes2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3165identidade!; v. 23, n. 1 (2018): Dossiê: Religião e religiosidades no contexto amazônico; 161-1802178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3165/3058Direitos autorais 2018 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-20T17:51:17Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3165Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2018-08-20T17:51:17Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
title EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
spellingShingle EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
Meinerz, Carla Beatriz
Educação; História, Sociologia.
Educação; Relações Raciais; Branquitude
title_short EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
title_full EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
title_fullStr EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
title_sort EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUPERAÇÃO DA BRANQUITUDE
author Meinerz, Carla Beatriz
author_facet Meinerz, Carla Beatriz
Pereira, Priscila Nunes
author_role author
author2 Pereira, Priscila Nunes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
Pereira, Priscila Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História, Sociologia.
Educação; Relações Raciais; Branquitude
topic Educação; História, Sociologia.
Educação; Relações Raciais; Branquitude
description A escrita analisa as políticas de ações afirmativas no Brasil, correlatas do projeto de transformação das relações raciais no país. Tais políticas postulam equidade racial e rompimento da branquitude como norma social. Compreende na branquitude uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados. A análise destaca o combate ao racismo através de duas ações: as cotas raciais em concursos públicos e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Ressalta uma estratégia comum em ambas, relativa a busca de superação da branquitude como padrão ético e estético. Questiona o fato da recepção dessas políticas públicas vincular-se apenas ao tratamento dado à negritude. Evidencia a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos que incorporem o projeto da ERER conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3165
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3165/3058
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 identidade!
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 identidade!
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 23, n. 1 (2018): Dossiê: Religião e religiosidades no contexto amazônico; 161-180
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122312322383872