Educação das relações étnico-raciais e superação da branquitude
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204126 |
Resumo: | A escrita analisa as políticas de Ações Afirmativas no Brasil, correlatas do projeto de transformação das relações raciais no País. Tais políticas postulam equidade racial e rompimento da branquitude como norma social. Compreende na branquitude uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados. A análise destaca o combate ao racismo através de duas ações: as cotas raciais em concursos públicos e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Ressalta uma estratégia comum em ambas, relativa à busca de superação da branquitude como padrão ético e estético. Questiona o fato de a recepção dessas políticas públicas vincular-se apenas ao tratamento dado à negritude. Evidencia-se, por fim, a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos que incorporem o projeto da ERER conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). |
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Meinerz, Carla BeatrizPereira, Priscila Nunes2020-01-14T04:15:35Z20181676-9570http://hdl.handle.net/10183/204126001109018A escrita analisa as políticas de Ações Afirmativas no Brasil, correlatas do projeto de transformação das relações raciais no País. Tais políticas postulam equidade racial e rompimento da branquitude como norma social. Compreende na branquitude uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados. A análise destaca o combate ao racismo através de duas ações: as cotas raciais em concursos públicos e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Ressalta uma estratégia comum em ambas, relativa à busca de superação da branquitude como padrão ético e estético. Questiona o fato de a recepção dessas políticas públicas vincular-se apenas ao tratamento dado à negritude. Evidencia-se, por fim, a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos que incorporem o projeto da ERER conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).The writing analyzes affirmative action policies in Brazil, in relation to the project of transformation of racial relations in the country. Such policies postulate racial equity overcoming whiteness as a social norm. It understands in whiteness an historical construction capable of producing systematic and socially standardized privileges. The analysis highlights the fight against racism through two actions: racial quotas in public tenders and the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER). It highlights a common strategy in both, regarding the quest for overcoming whiteness as an ethical and aesthetic standard It questions the fact that the reception of these public policies is linked only to the treatment given to blackness. It demonstrates the need to build reference frameworks capable of supporting curricula that incorporate the ERER project in accordance with the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004).application/pdfporIdentidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 161-180Relações étnicas e raciaisEducationRacial relationsWhitenessEducação das relações étnico-raciais e superação da branquitudeEducation of ethnicracial relations and overcoming whiteness info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109018.pdf.txt001109018.pdf.txtExtracted Texttext/plain69336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204126/2/001109018.pdf.txt41d65d42eefd916c4f82da3958128716MD52ORIGINAL001109018.pdfTexto completoapplication/pdf298206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204126/1/001109018.pdf146a282629ee98e79c267ef7dad62d55MD5110183/2041262023-02-19 04:23:53.630617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204126Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:23:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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