Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2924 |
Resumo: | O presente artigo objetiva refletir sobre a diversidade cultural e religiosa na educação escolar enquanto desafio para uma educação inclusiva. A educação escolar, vista pelo viés da diversidade cultural, torna-se um desafio na atualidade brasileira, pois ela será obrigada a fazer o exercício de rever os seus caminhos, refletindo como ensina e o que ensina. O presente trabalho trata do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. Os resultados apontam que na literatura contemporânea as Religiões de Matrizes Africanas (RMA) encontram-se instaladas no espaço brasileiro, apresentando-se como religiões estruturalmente organizadas, com crenças e ritos, portanto, possuidoras de fenômenos religiosos. Acreditamos que sem a valorização e o respeito às RMA na disciplina de Ensino Religioso (ER) e no Ensino da Cultura e História da África e dos Afro-brasileiros não prevalecerá o dispositivo legal na preservação e valorização da cultura. O Brasil é um país rico na sua diversidade cultural e religiosa. É de responsabilidade do Estado à elaboração de diretrizes para definição de uma política pública voltada para a educação na perspectiva da diversidade, assim como uma política educacional voltada para a proteção das RMA como patrimônio cultural. |
id |
EST-3_01d800603da3e699a172cc1766d2e907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2924 |
network_acronym_str |
EST-3 |
network_name_str |
Protestantismo em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolarReligião e EducaçãoDiversidade cultural e religiosa. Ensino Religioso. Religiões de matrizes africanas. Educação escolar. Amapá.O presente artigo objetiva refletir sobre a diversidade cultural e religiosa na educação escolar enquanto desafio para uma educação inclusiva. A educação escolar, vista pelo viés da diversidade cultural, torna-se um desafio na atualidade brasileira, pois ela será obrigada a fazer o exercício de rever os seus caminhos, refletindo como ensina e o que ensina. O presente trabalho trata do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. Os resultados apontam que na literatura contemporânea as Religiões de Matrizes Africanas (RMA) encontram-se instaladas no espaço brasileiro, apresentando-se como religiões estruturalmente organizadas, com crenças e ritos, portanto, possuidoras de fenômenos religiosos. Acreditamos que sem a valorização e o respeito às RMA na disciplina de Ensino Religioso (ER) e no Ensino da Cultura e História da África e dos Afro-brasileiros não prevalecerá o dispositivo legal na preservação e valorização da cultura. O Brasil é um país rico na sua diversidade cultural e religiosa. É de responsabilidade do Estado à elaboração de diretrizes para definição de uma política pública voltada para a educação na perspectiva da diversidade, assim como uma política educacional voltada para a proteção das RMA como patrimônio cultural.Faculdades ESTCustódio, Elivaldo Serrão2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/292410.22351/nepp.v43i01.2924Protestantismo em Revista; v. 43, n. 01 (2017): Dossiê: Presença protestante no Brasil; 153-1691678-64081678-640810.22351/nepp.v43i01reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2924/pdfDireitos autorais 2017 Protestantismo em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-02T14:03:02Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2924Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2017-07-02T14:03:02Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar |
title |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar |
spellingShingle |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar Custódio, Elivaldo Serrão Religião e Educação Diversidade cultural e religiosa. Ensino Religioso. Religiões de matrizes africanas. Educação escolar. Amapá. |
title_short |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar |
title_full |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar |
title_fullStr |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar |
title_full_unstemmed |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar |
title_sort |
Diversidade cultural e religiosa: o ensino religioso e as religiões de matrizes africanas na educação escolar |
author |
Custódio, Elivaldo Serrão |
author_facet |
Custódio, Elivaldo Serrão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Elivaldo Serrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religião e Educação Diversidade cultural e religiosa. Ensino Religioso. Religiões de matrizes africanas. Educação escolar. Amapá. |
topic |
Religião e Educação Diversidade cultural e religiosa. Ensino Religioso. Religiões de matrizes africanas. Educação escolar. Amapá. |
description |
O presente artigo objetiva refletir sobre a diversidade cultural e religiosa na educação escolar enquanto desafio para uma educação inclusiva. A educação escolar, vista pelo viés da diversidade cultural, torna-se um desafio na atualidade brasileira, pois ela será obrigada a fazer o exercício de rever os seus caminhos, refletindo como ensina e o que ensina. O presente trabalho trata do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. Os resultados apontam que na literatura contemporânea as Religiões de Matrizes Africanas (RMA) encontram-se instaladas no espaço brasileiro, apresentando-se como religiões estruturalmente organizadas, com crenças e ritos, portanto, possuidoras de fenômenos religiosos. Acreditamos que sem a valorização e o respeito às RMA na disciplina de Ensino Religioso (ER) e no Ensino da Cultura e História da África e dos Afro-brasileiros não prevalecerá o dispositivo legal na preservação e valorização da cultura. O Brasil é um país rico na sua diversidade cultural e religiosa. É de responsabilidade do Estado à elaboração de diretrizes para definição de uma política pública voltada para a educação na perspectiva da diversidade, assim como uma política educacional voltada para a proteção das RMA como patrimônio cultural. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2924 10.22351/nepp.v43i01.2924 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2924 |
identifier_str_mv |
10.22351/nepp.v43i01.2924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2924/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Protestantismo em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Protestantismo em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista; v. 43, n. 01 (2017): Dossiê: Presença protestante no Brasil; 153-169 1678-6408 1678-6408 10.22351/nepp.v43i01 reponame:Protestantismo em Revista instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Protestantismo em Revista |
collection |
Protestantismo em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1814256890192855040 |