Currículo e inclusão escolar: um olhar sobre o ensino religioso e as religiões de matriz africana no Amapá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3376 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar o currículo e a inclusão escolar do Ensino Religioso no Amapá. O texto traz um enfoque para a o Ensino Religioso e as Religiões de Matriz Africana na educação pública estadual. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa onde foi utilizado como investigação a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam que na educação pública estadual há uma variedade de opções de trabalho sobre essa temática, ora revelando um discurso inovador, ora refletindo práticas tradicionais, conservadoras ou proselitistas. Há indícios de que a diversidade religiosa não tem sido considerada dentro das ações dos órgãos oficiais do governo e que há grandes dificuldades em se concretizar um diálogo concreto. Muitos técnicos/as e gestores/as desconhecem os elementos que compõem o fenômeno religioso e o papel das tradições religiosas na sociedade. |
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Currículo e inclusão escolar: um olhar sobre o ensino religioso e as religiões de matriz africana no AmapáReligião e Educação; Ciências da ReligiãoCurrículo. Inclusão escolar. Ensino religioso. Matriz Africana. Amapá.O presente artigo tem por objetivo analisar o currículo e a inclusão escolar do Ensino Religioso no Amapá. O texto traz um enfoque para a o Ensino Religioso e as Religiões de Matriz Africana na educação pública estadual. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa onde foi utilizado como investigação a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam que na educação pública estadual há uma variedade de opções de trabalho sobre essa temática, ora revelando um discurso inovador, ora refletindo práticas tradicionais, conservadoras ou proselitistas. Há indícios de que a diversidade religiosa não tem sido considerada dentro das ações dos órgãos oficiais do governo e que há grandes dificuldades em se concretizar um diálogo concreto. Muitos técnicos/as e gestores/as desconhecem os elementos que compõem o fenômeno religioso e o papel das tradições religiosas na sociedade.Faculdades ESTCustódio, Elivaldo Serrão2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/337610.22351/nepp.v45i2.3376Protestantismo em Revista; v. 45, n. 2 (2019); 37-481678-64081678-640810.22351/nepp.v45i2reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3376/pdfDireitos autorais 2020 Protestantismo em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-09T15:42:30Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3376Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2020-07-09T15:42:30Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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