Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Elivaldo Serrão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2556
Resumo: A cultura de paz, o perdão e os valores humanos são um grande desafio para a educação escolar brasileira do século XXI, pois entendemos que a escola sendo um espaço de convivência e socialização, é um cenário onde se desenvolvem inúmeras ações que contribuem para a formação integral do/a educando/a. Falar em cultura de paz, perdão e valores humanos na educação escolar significa utilizar pedagogicamente conteúdos relacionados ao exercício dos direitos e deveres, bem como valores relacionados à tolerância, ao respeito à diversidade e à prática dos direitos humanos. Somos conhecedores de que a consciência planetária dos direitos humanos é cada vez mais forte nos países democráticos, no entanto, observamos que ainda no século XXI, esses direitos continuam sendo violados e/ou ignorados. Acreditamos que a sensibilização e reflexão sobre tais temáticas passam obrigatoriamente pela educação nos mais variados âmbitos, entre eles, a escola. E a esta, com a sua função social e política, caberá transformar-se em espaço de convivência saudável e harmoniosa. Na escola, em todos os componentes curriculares, é possível introduzir, sem qualquer problema, temáticas relacionadas à cultura de paz, ao perdão e aos valores humanos.
id EST-3_3683543fbd129c7d3a1396e692bf07ed
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2556
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXICulture of peace, forgiveness and human values: a challenge for the Brazilian education of the XXI centuryReligião e Educação; SociologiaCultura de Paz; Perdão; Valores Humanos; Educação Escolar BrasileiraA cultura de paz, o perdão e os valores humanos são um grande desafio para a educação escolar brasileira do século XXI, pois entendemos que a escola sendo um espaço de convivência e socialização, é um cenário onde se desenvolvem inúmeras ações que contribuem para a formação integral do/a educando/a. Falar em cultura de paz, perdão e valores humanos na educação escolar significa utilizar pedagogicamente conteúdos relacionados ao exercício dos direitos e deveres, bem como valores relacionados à tolerância, ao respeito à diversidade e à prática dos direitos humanos. Somos conhecedores de que a consciência planetária dos direitos humanos é cada vez mais forte nos países democráticos, no entanto, observamos que ainda no século XXI, esses direitos continuam sendo violados e/ou ignorados. Acreditamos que a sensibilização e reflexão sobre tais temáticas passam obrigatoriamente pela educação nos mais variados âmbitos, entre eles, a escola. E a esta, com a sua função social e política, caberá transformar-se em espaço de convivência saudável e harmoniosa. Na escola, em todos os componentes curriculares, é possível introduzir, sem qualquer problema, temáticas relacionadas à cultura de paz, ao perdão e aos valores humanos.The culture of peace, forgiveness and human values ​​is a major challenge for the Brazilian education of the twenty-first century, as we understand that the school being a place of coexistence and socialization, is a scenario where they develop numerous actions that contribute to the integral formation of / a student / a. Speaking of culture of peace, forgiveness and human values ​​in education means using pedagogical content related to the exercise of rights and duties, as well as amounts related to tolerance, respect for diversity and practice of human rights. We are aware that the global awareness of human rights is increasingly strong in democratic countries, however, we observed that even in the twenty-first century, these rights are still being violated and / or ignored. We believe that awareness and reflection on such issues must go through education in various fields, including the school. And this, with its social and political function, it will turn into healthy and harmonious living space. At school, in all curricular components, you can enter without any problems, issues related to the culture of peace, forgiveness and human values.Faculdades ESTCustódio, Elivaldo Serrão2016-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/255610.22351/nepp.v40i0.2556Protestantismo em Revista; v. 40 (2016): Dossiê: Perdão: onde saúde e espiritualidade se encontram; 29-381678-64081678-640810.22351/nepp.v40i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2556/2557info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T16:47:18Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2556Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2016-06-30T16:47:18Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI

Culture of peace, forgiveness and human values: a challenge for the Brazilian education of the XXI century
title Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI
spellingShingle Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI
Custódio, Elivaldo Serrão
Religião e Educação; Sociologia
Cultura de Paz; Perdão; Valores Humanos; Educação Escolar Brasileira
title_short Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI
title_full Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI
title_fullStr Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI
title_full_unstemmed Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI
title_sort Cultura de paz, perdão e valores humanos: um desafio para a educação escolar brasileira do século XXI
author Custódio, Elivaldo Serrão
author_facet Custódio, Elivaldo Serrão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Elivaldo Serrão
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Religião e Educação; Sociologia
Cultura de Paz; Perdão; Valores Humanos; Educação Escolar Brasileira
topic Religião e Educação; Sociologia
Cultura de Paz; Perdão; Valores Humanos; Educação Escolar Brasileira
description A cultura de paz, o perdão e os valores humanos são um grande desafio para a educação escolar brasileira do século XXI, pois entendemos que a escola sendo um espaço de convivência e socialização, é um cenário onde se desenvolvem inúmeras ações que contribuem para a formação integral do/a educando/a. Falar em cultura de paz, perdão e valores humanos na educação escolar significa utilizar pedagogicamente conteúdos relacionados ao exercício dos direitos e deveres, bem como valores relacionados à tolerância, ao respeito à diversidade e à prática dos direitos humanos. Somos conhecedores de que a consciência planetária dos direitos humanos é cada vez mais forte nos países democráticos, no entanto, observamos que ainda no século XXI, esses direitos continuam sendo violados e/ou ignorados. Acreditamos que a sensibilização e reflexão sobre tais temáticas passam obrigatoriamente pela educação nos mais variados âmbitos, entre eles, a escola. E a esta, com a sua função social e política, caberá transformar-se em espaço de convivência saudável e harmoniosa. Na escola, em todos os componentes curriculares, é possível introduzir, sem qualquer problema, temáticas relacionadas à cultura de paz, ao perdão e aos valores humanos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2556
10.22351/nepp.v40i0.2556
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2556
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v40i0.2556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2556/2557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 40 (2016): Dossiê: Perdão: onde saúde e espiritualidade se encontram; 29-38
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v40i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122301176020992