Epistemologias do sul e uma proposta de intersubjetividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/370 |
Resumo: | Esta é uma reflexão sobre a ideia de dominação epistemológica vivida pelos povos do sul do globo no período da colonização e industrialização (Santos, 2010), tratando de evidenciar como são experienciadas as consequências na atualidade, e fazendo uma proposta de conscientização da intersubjetividade, visando melhores escolhas futuras. Sustenta-se a necessidade de aproximação entre as subjetividades nativas do Brasil e do Perú. Recorrendo à mitohermenêutica (Durand, 2002) debato sobre a transversalidade das ideias de epistemicídio e feminicídio e proponho a recuperação pela contribuição intelectual solidária. Sustento que a aproximação entre os países, ainda que atualmente motivada por interesses comerciais e econômicos, tem na educação, no ensino da arte e da cultura, a possibilidade de tornar visíveis antigos saberes, valorizando a maneira de conhecer integrada na cosmovisão (Morin, 2002), na antropologia local (Geertz, 1997). Proponho a reparação, pela conscientização das energias psicogenéticas (Szondi, 1970) e a reflexão sobre a experiência. |
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Epistemologias do sul e uma proposta de intersubjetividadeEducação; Antropologia da Educação Esta é uma reflexão sobre a ideia de dominação epistemológica vivida pelos povos do sul do globo no período da colonização e industrialização (Santos, 2010), tratando de evidenciar como são experienciadas as consequências na atualidade, e fazendo uma proposta de conscientização da intersubjetividade, visando melhores escolhas futuras. Sustenta-se a necessidade de aproximação entre as subjetividades nativas do Brasil e do Perú. Recorrendo à mitohermenêutica (Durand, 2002) debato sobre a transversalidade das ideias de epistemicídio e feminicídio e proponho a recuperação pela contribuição intelectual solidária. Sustento que a aproximação entre os países, ainda que atualmente motivada por interesses comerciais e econômicos, tem na educação, no ensino da arte e da cultura, a possibilidade de tornar visíveis antigos saberes, valorizando a maneira de conhecer integrada na cosmovisão (Morin, 2002), na antropologia local (Geertz, 1997). Proponho a reparação, pela conscientização das energias psicogenéticas (Szondi, 1970) e a reflexão sobre a experiência.Faculdades ESTSanches, Janina2012-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/37010.22351/nepp.v28i0.370Protestantismo em Revista; v. 28 (2012): Dossiê: Interculturalidade; 28-341678-64081678-640810.22351/nepp.v28i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/370/347info:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-04T22:35:31Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/370Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2012-10-04T22:35:31Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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