Ensino Religioso na escola pública: razões para sua (in)viabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
DOI: | 10.22351/nepp.v38i0.2482 |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2482 |
Resumo: | A discussão quanto ao Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas movimenta um intenso e profícuo debate em diferentes perspectivas. O tema do ER vem sendo debatido na academia a partir de diferentes olhares. Esses olhares passam pela discussão sobre a legitimidade ou não do ER em escolas públicas, uma vez que o Estado é laico; do fenômeno religioso como um componente a ser estudado como parte da formação para a cidadania; da formação docente para a tarefa do ER. Por esses e outros olhares, o tema do ER suscita discussões e debates em diferentes níveis. Este artigo pretende analisar a (in)viabilidade do ER, pontuando questões pertinentes ao debate. |
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Ensino Religioso na escola pública: razões para sua (in)viabilidadeReligious Education in public school: reasons for its (in)feasibilityEnsino Religioso; Escola Pública; Laicidade; ReligiãoA discussão quanto ao Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas movimenta um intenso e profícuo debate em diferentes perspectivas. O tema do ER vem sendo debatido na academia a partir de diferentes olhares. Esses olhares passam pela discussão sobre a legitimidade ou não do ER em escolas públicas, uma vez que o Estado é laico; do fenômeno religioso como um componente a ser estudado como parte da formação para a cidadania; da formação docente para a tarefa do ER. Por esses e outros olhares, o tema do ER suscita discussões e debates em diferentes níveis. Este artigo pretende analisar a (in)viabilidade do ER, pontuando questões pertinentes ao debate.The discussion regarding the Religious Education (RE) in public schools moves an intense and fruitful discussion on different perspectives. The theme of the RE has been debated in academia from different looks. These looks are for discussion about the legitimacy or otherwise of the RE in public schools since the state is secular; the of the religious phenomenon as a component to be studied as part of training for citizenship; the of teacher training for the task of RE. For these and other looks, the theme of the RE raises debates and discussions at different levels. This article aims to analyze the (in) feasibility of RE, scoring issues relevant to the debate.Faculdades ESTGonçalves, Alonso S.2015-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/248210.22351/nepp.v38i0.2482Protestantismo em Revista; v. 38 (2015): Dossiê: Temas Diversos; 23-391678-64081678-640810.22351/nepp.v38i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2482/2473info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-15T22:08:02Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2482Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2016-01-15T22:08:02Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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