Ensino religioso nas escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fábio Portela Lopes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/962
Resumo: O artigo trata sobre a Constituição estabelecer que a disciplina “ensino religioso”, embora de matrícula facultativa, deve ser oferecida obrigatoriamente nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Argumenta que, ao dispor sobre a questão, o texto constitucional remete a uma série de contradições e paradoxos sobre as relações entre as instituições democráticas, a sociedade e o domínio religioso, que se fazem presentes na história brasileira desde pelo menos a proclamação da República. Lembra que conservadores religiosos sempre viram no instituto a possibilidade de doutrinar as crianças numa determinada religião, e os defensores mais liberais do Estado laico há muito sustentam a necessidade de se extinguir a disciplina, pois a consideram uma porta aberta para a intolerância religiosa. Ressalta que a laicidade exige que o Estado brasileiro não fundamente sua legitimidade em qualquer doutrina religiosa específica, abrindo espaço para que outras denominações religiosas proliferem.
id UNB_53c906e8effb52709cf220c3788e38e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/962
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino religioso nas escolas públicasEnsino religiosoEscolas públicasLaicidadeLiberdade de expressãoReligiãoO artigo trata sobre a Constituição estabelecer que a disciplina “ensino religioso”, embora de matrícula facultativa, deve ser oferecida obrigatoriamente nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Argumenta que, ao dispor sobre a questão, o texto constitucional remete a uma série de contradições e paradoxos sobre as relações entre as instituições democráticas, a sociedade e o domínio religioso, que se fazem presentes na história brasileira desde pelo menos a proclamação da República. Lembra que conservadores religiosos sempre viram no instituto a possibilidade de doutrinar as crianças numa determinada religião, e os defensores mais liberais do Estado laico há muito sustentam a necessidade de se extinguir a disciplina, pois a consideram uma porta aberta para a intolerância religiosa. Ressalta que a laicidade exige que o Estado brasileiro não fundamente sua legitimidade em qualquer doutrina religiosa específica, abrindo espaço para que outras denominações religiosas proliferem.Faculdade de Direito (FD)2008-10-08T12:32:24Z2008-10-08T12:32:24Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Fábio Portela Lopes de. Ensino religioso nas escolas públicas. Constituição & Democracia, n. 23, p. 6-7, jun. 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/962Almeida, Fábio Portela Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-24T18:00:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/962Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-24T18:00:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino religioso nas escolas públicas
title Ensino religioso nas escolas públicas
spellingShingle Ensino religioso nas escolas públicas
Almeida, Fábio Portela Lopes de
Ensino religioso
Escolas públicas
Laicidade
Liberdade de expressão
Religião
title_short Ensino religioso nas escolas públicas
title_full Ensino religioso nas escolas públicas
title_fullStr Ensino religioso nas escolas públicas
title_full_unstemmed Ensino religioso nas escolas públicas
title_sort Ensino religioso nas escolas públicas
author Almeida, Fábio Portela Lopes de
author_facet Almeida, Fábio Portela Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fábio Portela Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso
Escolas públicas
Laicidade
Liberdade de expressão
Religião
topic Ensino religioso
Escolas públicas
Laicidade
Liberdade de expressão
Religião
description O artigo trata sobre a Constituição estabelecer que a disciplina “ensino religioso”, embora de matrícula facultativa, deve ser oferecida obrigatoriamente nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Argumenta que, ao dispor sobre a questão, o texto constitucional remete a uma série de contradições e paradoxos sobre as relações entre as instituições democráticas, a sociedade e o domínio religioso, que se fazem presentes na história brasileira desde pelo menos a proclamação da República. Lembra que conservadores religiosos sempre viram no instituto a possibilidade de doutrinar as crianças numa determinada religião, e os defensores mais liberais do Estado laico há muito sustentam a necessidade de se extinguir a disciplina, pois a consideram uma porta aberta para a intolerância religiosa. Ressalta que a laicidade exige que o Estado brasileiro não fundamente sua legitimidade em qualquer doutrina religiosa específica, abrindo espaço para que outras denominações religiosas proliferem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-08T12:32:24Z
2008-10-08T12:32:24Z
2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Fábio Portela Lopes de. Ensino religioso nas escolas públicas. Constituição & Democracia, n. 23, p. 6-7, jun. 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/962
identifier_str_mv ALMEIDA, Fábio Portela Lopes de. Ensino religioso nas escolas públicas. Constituição & Democracia, n. 23, p. 6-7, jun. 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580870216548352