A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romio, Assunta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear Online
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2819
Resumo: Resumo: A pregação do anúncio da Palavra de Deus gera vida e dinamismo na pessoa do pregador ou da pregadora que são os responsáveis, como porta voz da mensagem, à comunidade dos fiéis. A Palavra de Deus é a essência da pregação. O pregador, em sua homilia, não dirá coisas novas, mas falará da experiência de um Deus que se manifesta aqui e agora, como Boa Nova da esperança, paz e da alegria. Aquele que se sente chamado a ser pregador da Palavra, certamente experimentará uma alegria interior de sentir-se amado e querido, como um instrumento junto à comunidade. A orientação para o pregador é que a homilia seja apresentada com uma linguagem clara, breve e expressá-la com alegria de quem experimentou o encontro com Deus. A Igreja Católica se preocupa em dar um suporte formativo aos que se sentem chamados a esta missão de proclamadores da Palavra, como: aprofundamento da Sagrada Escritura, na Tradição e no  Magistério, nos Concílios e outros documentos eclesiais. Além de aprimorar a comunicação oral, trabalham as relações humanas e sociais, o desenvolvimento da liderança e habilidades para lidar com diferentes grupos,  comunidades e paróquias: equipe de liturgia, ministros, coordenadores e outros.  
id EST-4_706756411c72bc29dbb74a05064ddf31
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2819
network_acronym_str EST-4
network_name_str Tear Online
repository_id_str
spelling A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADORTeologia; Teologia Prática; HomiléticaAlegria, Palavra de Deus, pregação da Palavra, anúncio, comunidade.Resumo: A pregação do anúncio da Palavra de Deus gera vida e dinamismo na pessoa do pregador ou da pregadora que são os responsáveis, como porta voz da mensagem, à comunidade dos fiéis. A Palavra de Deus é a essência da pregação. O pregador, em sua homilia, não dirá coisas novas, mas falará da experiência de um Deus que se manifesta aqui e agora, como Boa Nova da esperança, paz e da alegria. Aquele que se sente chamado a ser pregador da Palavra, certamente experimentará uma alegria interior de sentir-se amado e querido, como um instrumento junto à comunidade. A orientação para o pregador é que a homilia seja apresentada com uma linguagem clara, breve e expressá-la com alegria de quem experimentou o encontro com Deus. A Igreja Católica se preocupa em dar um suporte formativo aos que se sentem chamados a esta missão de proclamadores da Palavra, como: aprofundamento da Sagrada Escritura, na Tradição e no  Magistério, nos Concílios e outros documentos eclesiais. Além de aprimorar a comunicação oral, trabalham as relações humanas e sociais, o desenvolvimento da liderança e habilidades para lidar com diferentes grupos,  comunidades e paróquias: equipe de liturgia, ministros, coordenadores e outros.  TEAR ONLINERomio, Assunta2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2819TEAR ONLINE; v. 5, n. 1 (2016): Dossiê: Homilética II; 31-382238-8516reponame:Tear Onlineinstname:Escola Superior de Teologia (EST)instacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2819/2692Direitos autorais 2016 TEAR ONLINEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T00:19:00Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2819Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tearhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/oai||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2238-85162238-8516opendoar:2017-07-31T00:19Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)false
dc.title.none.fl_str_mv A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
title A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
spellingShingle A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
Romio, Assunta
Teologia; Teologia Prática; Homilética
Alegria, Palavra de Deus, pregação da Palavra, anúncio, comunidade.
title_short A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
title_full A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
title_fullStr A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
title_full_unstemmed A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
title_sort A ALEGRIA DO ANÚNCIO DA PALAVRA NO SER E VIVER DO PREGADOR
author Romio, Assunta
author_facet Romio, Assunta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Romio, Assunta
dc.subject.por.fl_str_mv Teologia; Teologia Prática; Homilética
Alegria, Palavra de Deus, pregação da Palavra, anúncio, comunidade.
topic Teologia; Teologia Prática; Homilética
Alegria, Palavra de Deus, pregação da Palavra, anúncio, comunidade.
description Resumo: A pregação do anúncio da Palavra de Deus gera vida e dinamismo na pessoa do pregador ou da pregadora que são os responsáveis, como porta voz da mensagem, à comunidade dos fiéis. A Palavra de Deus é a essência da pregação. O pregador, em sua homilia, não dirá coisas novas, mas falará da experiência de um Deus que se manifesta aqui e agora, como Boa Nova da esperança, paz e da alegria. Aquele que se sente chamado a ser pregador da Palavra, certamente experimentará uma alegria interior de sentir-se amado e querido, como um instrumento junto à comunidade. A orientação para o pregador é que a homilia seja apresentada com uma linguagem clara, breve e expressá-la com alegria de quem experimentou o encontro com Deus. A Igreja Católica se preocupa em dar um suporte formativo aos que se sentem chamados a esta missão de proclamadores da Palavra, como: aprofundamento da Sagrada Escritura, na Tradição e no  Magistério, nos Concílios e outros documentos eclesiais. Além de aprimorar a comunicação oral, trabalham as relações humanas e sociais, o desenvolvimento da liderança e habilidades para lidar com diferentes grupos,  comunidades e paróquias: equipe de liturgia, ministros, coordenadores e outros.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2819
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2819/2692
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 TEAR ONLINE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 TEAR ONLINE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
dc.source.none.fl_str_mv TEAR ONLINE; v. 5, n. 1 (2016): Dossiê: Homilética II; 31-38
2238-8516
reponame:Tear Online
instname:Escola Superior de Teologia (EST)
instacron:EST
instname_str Escola Superior de Teologia (EST)
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Tear Online
collection Tear Online
repository.name.fl_str_mv Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)
repository.mail.fl_str_mv ||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122290327453697