PREGAÇÃO PURA DO EVANGELHO: HOMILÉTICA E HERMENÊUTICA DE CONVERGÊNCIA E ATUALIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear Online |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2870 |
Resumo: | A Reforma Protestante colocou em evidência a centralidade da Palavra de Deus. Lutero com seus inúmeros questionamentos coloca acento na centralidade de Cristo e ao que Ele (Cristo) promove, tendo como base as Escrituras Sagradas, a fé e a graça. Num artigo publicado anteriormente levantaram-se algumas suspeitas sobre a relação hermenêutica da liturgia. Nesse artigo, pretende-se dar um passo adiante e dois para trás e entender de que forma podemos ter uma hermenêutica litúrgica que tematiza a Palavra, nesse artigo não se entrará fortemente na discussão dos Sacramentos. Em um diálogo ecumênico queremos abordar, mesmo que seja a partir de Lutero, o que ele e a comissão que escreveu o Livro de Concórdia, em especial a Confissão de Augsburgo, entenderam quando se referiam à pregação pura do Evangelho (CA V e VII). Em conclusão, pode-se dizer que a pregação exige um grande trabalho de hermenêutica que vai do texto à revelação, passando pelo cotidiano da vivência e da experiência humana, fundamentada sob a Palavra de Deus e transformada em (P)palavra e ação humana. |
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PREGAÇÃO PURA DO EVANGELHO: HOMILÉTICA E HERMENÊUTICA DE CONVERGÊNCIA E ATUALIZAÇÃOTeologia. Teologia Prática. Homilética. Pregação.Reforma Protestante. Pregação. Evangelho. Hermenêutica. Liturgia.A Reforma Protestante colocou em evidência a centralidade da Palavra de Deus. Lutero com seus inúmeros questionamentos coloca acento na centralidade de Cristo e ao que Ele (Cristo) promove, tendo como base as Escrituras Sagradas, a fé e a graça. Num artigo publicado anteriormente levantaram-se algumas suspeitas sobre a relação hermenêutica da liturgia. Nesse artigo, pretende-se dar um passo adiante e dois para trás e entender de que forma podemos ter uma hermenêutica litúrgica que tematiza a Palavra, nesse artigo não se entrará fortemente na discussão dos Sacramentos. Em um diálogo ecumênico queremos abordar, mesmo que seja a partir de Lutero, o que ele e a comissão que escreveu o Livro de Concórdia, em especial a Confissão de Augsburgo, entenderam quando se referiam à pregação pura do Evangelho (CA V e VII). Em conclusão, pode-se dizer que a pregação exige um grande trabalho de hermenêutica que vai do texto à revelação, passando pelo cotidiano da vivência e da experiência humana, fundamentada sob a Palavra de Deus e transformada em (P)palavra e ação humana.TEAR ONLINECAPESBeling, Éder2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2870TEAR ONLINE; v. 5, n. 1 (2016): Dossiê: Homilética II; 63-702238-8516reponame:Tear Onlineinstname:Escola Superior de Teologia (EST)instacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2870/2703Direitos autorais 2016 TEAR ONLINEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T00:19:00Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2870Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tearhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/oai||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2238-85162238-8516opendoar:2017-07-31T00:19Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)false |
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