A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear Online |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo compreender a parábola como um recurso didático. Para tanto faz uso da parábola do “Bom Samaritano”, destacando o diálogo entre Jesus e o doutor da lei. O trabalho foi metodologicamente estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Portanto, infere-se que o método empregado por Jesus, conforme aparece no Novo Testamento, não foi invenção Dele, mas consistia em um recurso usado e apreciado com a finalidade de ensinar. Assim, a parábola do “Bom Samaritano” pretende ensinar a prática da misericórdia, destacando o personagem Samaritano como o misericordioso. Com isso, a parábola se propõe, dentro do contexto da narrativa, produzir uma resposta por parte do ouvinte, concreta e imediata, diante de uma questão polêmica. |
id |
EST-4_f1f415fafdcb16ad750d5b6865319066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3568 |
network_acronym_str |
EST-4 |
network_name_str |
Tear Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritanoTeologia; Didática; CristianismoParábola; Misericórdia; SamaritanoO presente artigo tem por objetivo compreender a parábola como um recurso didático. Para tanto faz uso da parábola do “Bom Samaritano”, destacando o diálogo entre Jesus e o doutor da lei. O trabalho foi metodologicamente estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Portanto, infere-se que o método empregado por Jesus, conforme aparece no Novo Testamento, não foi invenção Dele, mas consistia em um recurso usado e apreciado com a finalidade de ensinar. Assim, a parábola do “Bom Samaritano” pretende ensinar a prática da misericórdia, destacando o personagem Samaritano como o misericordioso. Com isso, a parábola se propõe, dentro do contexto da narrativa, produzir uma resposta por parte do ouvinte, concreta e imediata, diante de uma questão polêmica.TEAR ONLINEGonçalves, Braitner SilvaEspírito Santo, Magno Lessa doSilva, Edeson dos AnjosSpiegel, Derlane Ost KlippelGama Cazoni, Herika Christina Scalzerde Rezende, Jackson GomesFófano, Clodoaldo Sanchesdos Santos Júnior, Paulo Jonas2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568TEAR ONLINE; v. 7, n. 2 (2018): Dossiê: Temas diversos; 156-1622238-8516reponame:Tear Onlineinstname:Escola Superior de Teologia (EST)instacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568/3145Direitos autorais 2019 Braitner Silva Gonçalves, Magno Lessa do Espírito Santo, Edeson dos Anjos Silva, Derlane Ost Klippel Spiegel, Herika Christina Scalzer Gama Cazoni, Jackson Gomes de Rezende, Clodoaldo Sanches Fófano, Paulo Jonas dos Santos Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-14T22:29:00Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3568Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tearPRIhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/oai||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2238-85162238-8516opendoar:2019-05-14T22:29Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano |
title |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano |
spellingShingle |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano Gonçalves, Braitner Silva Teologia; Didática; Cristianismo Parábola; Misericórdia; Samaritano |
title_short |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano |
title_full |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano |
title_fullStr |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano |
title_full_unstemmed |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano |
title_sort |
A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano |
author |
Gonçalves, Braitner Silva |
author_facet |
Gonçalves, Braitner Silva Espírito Santo, Magno Lessa do Silva, Edeson dos Anjos Spiegel, Derlane Ost Klippel Gama Cazoni, Herika Christina Scalzer de Rezende, Jackson Gomes Fófano, Clodoaldo Sanches dos Santos Júnior, Paulo Jonas |
author_role |
author |
author2 |
Espírito Santo, Magno Lessa do Silva, Edeson dos Anjos Spiegel, Derlane Ost Klippel Gama Cazoni, Herika Christina Scalzer de Rezende, Jackson Gomes Fófano, Clodoaldo Sanches dos Santos Júnior, Paulo Jonas |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Braitner Silva Espírito Santo, Magno Lessa do Silva, Edeson dos Anjos Spiegel, Derlane Ost Klippel Gama Cazoni, Herika Christina Scalzer de Rezende, Jackson Gomes Fófano, Clodoaldo Sanches dos Santos Júnior, Paulo Jonas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teologia; Didática; Cristianismo Parábola; Misericórdia; Samaritano |
topic |
Teologia; Didática; Cristianismo Parábola; Misericórdia; Samaritano |
description |
O presente artigo tem por objetivo compreender a parábola como um recurso didático. Para tanto faz uso da parábola do “Bom Samaritano”, destacando o diálogo entre Jesus e o doutor da lei. O trabalho foi metodologicamente estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Portanto, infere-se que o método empregado por Jesus, conforme aparece no Novo Testamento, não foi invenção Dele, mas consistia em um recurso usado e apreciado com a finalidade de ensinar. Assim, a parábola do “Bom Samaritano” pretende ensinar a prática da misericórdia, destacando o personagem Samaritano como o misericordioso. Com isso, a parábola se propõe, dentro do contexto da narrativa, produzir uma resposta por parte do ouvinte, concreta e imediata, diante de uma questão polêmica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568/3145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TEAR ONLINE |
publisher.none.fl_str_mv |
TEAR ONLINE |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEAR ONLINE; v. 7, n. 2 (2018): Dossiê: Temas diversos; 156-162 2238-8516 reponame:Tear Online instname:Escola Superior de Teologia (EST) instacron:EST |
instname_str |
Escola Superior de Teologia (EST) |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Tear Online |
collection |
Tear Online |
repository.name.fl_str_mv |
Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST) |
repository.mail.fl_str_mv |
||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809207222345924608 |