A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Braitner Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Espírito Santo, Magno Lessa do, Silva, Edeson dos Anjos, Spiegel, Derlane Ost Klippel, Gama Cazoni, Herika Christina Scalzer, de Rezende, Jackson Gomes, Fófano, Clodoaldo Sanches, dos Santos Júnior, Paulo Jonas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear Online
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender a parábola como um recurso didático. Para tanto faz uso da parábola do “Bom Samaritano”, destacando o diálogo entre Jesus e o doutor da lei. O trabalho foi metodologicamente estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Portanto, infere-se que o método empregado por Jesus, conforme aparece no Novo Testamento, não foi invenção Dele, mas consistia em um recurso usado e apreciado com a finalidade de ensinar. Assim, a parábola do “Bom Samaritano” pretende ensinar a prática da misericórdia, destacando o personagem Samaritano como o misericordioso. Com isso, a parábola se propõe, dentro do contexto da narrativa, produzir uma resposta por parte do ouvinte, concreta e imediata, diante de uma questão polêmica.
id EST-4_f1f415fafdcb16ad750d5b6865319066
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3568
network_acronym_str EST-4
network_name_str Tear Online
repository_id_str
spelling A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritanoTeologia; Didática; CristianismoParábola; Misericórdia; SamaritanoO presente artigo tem por objetivo compreender a parábola como um recurso didático. Para tanto faz uso da parábola do “Bom Samaritano”, destacando o diálogo entre Jesus e o doutor da lei. O trabalho foi metodologicamente estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Portanto, infere-se que o método empregado por Jesus, conforme aparece no Novo Testamento, não foi invenção Dele, mas consistia em um recurso usado e apreciado com a finalidade de ensinar. Assim, a parábola do “Bom Samaritano” pretende ensinar a prática da misericórdia, destacando o personagem Samaritano como o misericordioso. Com isso, a parábola se propõe, dentro do contexto da narrativa, produzir uma resposta por parte do ouvinte, concreta e imediata, diante de uma questão polêmica.TEAR ONLINEGonçalves, Braitner SilvaEspírito Santo, Magno Lessa doSilva, Edeson dos AnjosSpiegel, Derlane Ost KlippelGama Cazoni, Herika Christina Scalzerde Rezende, Jackson GomesFófano, Clodoaldo Sanchesdos Santos Júnior, Paulo Jonas2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568TEAR ONLINE; v. 7, n. 2 (2018): Dossiê: Temas diversos; 156-1622238-8516reponame:Tear Onlineinstname:Escola Superior de Teologia (EST)instacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568/3145Direitos autorais 2019 Braitner Silva Gonçalves, Magno Lessa do Espírito Santo, Edeson dos Anjos Silva, Derlane Ost Klippel Spiegel, Herika Christina Scalzer Gama Cazoni, Jackson Gomes de Rezende, Clodoaldo Sanches Fófano, Paulo Jonas dos Santos Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-14T22:29:00Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3568Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tearPRIhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/oai||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2238-85162238-8516opendoar:2019-05-14T22:29Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)false
dc.title.none.fl_str_mv A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
title A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
spellingShingle A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
Gonçalves, Braitner Silva
Teologia; Didática; Cristianismo
Parábola; Misericórdia; Samaritano
title_short A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
title_full A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
title_fullStr A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
title_full_unstemmed A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
title_sort A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano
author Gonçalves, Braitner Silva
author_facet Gonçalves, Braitner Silva
Espírito Santo, Magno Lessa do
Silva, Edeson dos Anjos
Spiegel, Derlane Ost Klippel
Gama Cazoni, Herika Christina Scalzer
de Rezende, Jackson Gomes
Fófano, Clodoaldo Sanches
dos Santos Júnior, Paulo Jonas
author_role author
author2 Espírito Santo, Magno Lessa do
Silva, Edeson dos Anjos
Spiegel, Derlane Ost Klippel
Gama Cazoni, Herika Christina Scalzer
de Rezende, Jackson Gomes
Fófano, Clodoaldo Sanches
dos Santos Júnior, Paulo Jonas
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Braitner Silva
Espírito Santo, Magno Lessa do
Silva, Edeson dos Anjos
Spiegel, Derlane Ost Klippel
Gama Cazoni, Herika Christina Scalzer
de Rezende, Jackson Gomes
Fófano, Clodoaldo Sanches
dos Santos Júnior, Paulo Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv Teologia; Didática; Cristianismo
Parábola; Misericórdia; Samaritano
topic Teologia; Didática; Cristianismo
Parábola; Misericórdia; Samaritano
description O presente artigo tem por objetivo compreender a parábola como um recurso didático. Para tanto faz uso da parábola do “Bom Samaritano”, destacando o diálogo entre Jesus e o doutor da lei. O trabalho foi metodologicamente estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Portanto, infere-se que o método empregado por Jesus, conforme aparece no Novo Testamento, não foi invenção Dele, mas consistia em um recurso usado e apreciado com a finalidade de ensinar. Assim, a parábola do “Bom Samaritano” pretende ensinar a prática da misericórdia, destacando o personagem Samaritano como o misericordioso. Com isso, a parábola se propõe, dentro do contexto da narrativa, produzir uma resposta por parte do ouvinte, concreta e imediata, diante de uma questão polêmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3568/3145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
dc.source.none.fl_str_mv TEAR ONLINE; v. 7, n. 2 (2018): Dossiê: Temas diversos; 156-162
2238-8516
reponame:Tear Online
instname:Escola Superior de Teologia (EST)
instacron:EST
instname_str Escola Superior de Teologia (EST)
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Tear Online
collection Tear Online
repository.name.fl_str_mv Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)
repository.mail.fl_str_mv ||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809207222345924608