Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Maria Vilma Eça
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245
Resumo: Considering the rates still expressive of illiteracy and educational exclusion of the overwhelming majority of the Brazilian population, and learning difficulties, this work aims to discuss the importance of contextuality in the understanding and contribution of psychopedagogy to education. The emergence of Brazil as an economic powerhouse on the world stage raises questions about the discrepancy between the socially produced wealth and a considerable number of people excluded from the distribution, in which is included access to education, not to mention that for the radical democratic development is absolutely massive aggregation of people into education processes. For beyond to a functional illiteracy, the psychopedagogy can contribute to the consideration of social interactions and emotional capacity to understand and know the consequent knowing that arises from the democratic relationship between teachers and students.
id EST_487e0ca9eab6b2dd73d30a4b0c95e7ac
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/245
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:43:12Z2011-10-112016-07-25T15:43:12Z2011-08-01MENEZES, Maria Vilma Eça. Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245Considering the rates still expressive of illiteracy and educational exclusion of the overwhelming majority of the Brazilian population, and learning difficulties, this work aims to discuss the importance of contextuality in the understanding and contribution of psychopedagogy to education. The emergence of Brazil as an economic powerhouse on the world stage raises questions about the discrepancy between the socially produced wealth and a considerable number of people excluded from the distribution, in which is included access to education, not to mention that for the radical democratic development is absolutely massive aggregation of people into education processes. For beyond to a functional illiteracy, the psychopedagogy can contribute to the consideration of social interactions and emotional capacity to understand and know the consequent knowing that arises from the democratic relationship between teachers and students.O presente trabalho quer discutir a importância da contextualidade na compreensão e contribuição da Psicopedagogia para a educação, considerando os índices ainda expressivos de analfabetismo e de exclusão educacional da maioria esmagadora da população brasileira, e da dificuldade de aprendizado. A emergência do Brasil como potência econômica no cenário mundial coloca perguntas sobre a discrepância entre as riquezas socialmente produzidas e um número considerável de pessoas excluídas dos processos de distribuição, nos quais está incluído o acesso à educação, sem contar que para o desenvolvimento democrático radical é imprescindível a agregação maciça de pessoas aos processos educacionais. Para além de um analfabetismo funcional, a Psicopedagogia pode contribuir na consideração das interações sociais e afetivas na capacidade de compreender e no consequente saber aprender que advém da relação democrática entre educadores e educandos.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:43:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Menezes_mve_tmp185.pdf: 438972 bytes, checksum: 970ba0739bfa44701c1f31e22ed5bcb8 (MD5) Previous issue date: 2011-08-01application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaPsicopedagogiaEscolaFracasso EscolarAprendizagemEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEPsychopedagogySchoolSchool FailureLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAPsicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Wondracek, Karin Hellen Keplerhttp://lattes.cnpq.br/6308804580424239CPF:41489640053CPF:29054885068CPF:17448751549http://lattes.cnpq.br/5224568797515556Menezes, Maria Vilma Eçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTMenezes_mve_tmp185.pdf.txtMenezes_mve_tmp185.pdf.txtExtracted texttext/plain143617http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/245/2/Menezes_mve_tmp185.pdf.txtc1582207429e00f0a568346c70e18618MD52ORIGINALMenezes_mve_tmp185.pdfapplication/pdf438972http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/245/1/Menezes_mve_tmp185.pdf970ba0739bfa44701c1f31e22ed5bcb8MD51BR-SlFE/2452016-07-25 13:28:10.223oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:28:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
title Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
spellingShingle Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
Menezes, Maria Vilma Eça
Psicopedagogia
Escola
Fracasso Escolar
Aprendizagem
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Psychopedagogy
School
School Failure
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
title_full Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
title_fullStr Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
title_full_unstemmed Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
title_sort Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
author Menezes, Maria Vilma Eça
author_facet Menezes, Maria Vilma Eça
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2720814127433525
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6308804580424239
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:41489640053
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:29054885068
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:17448751549
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5224568797515556
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Maria Vilma Eça
contributor_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Escola
Fracasso Escolar
Aprendizagem
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Psicopedagogia
Escola
Fracasso Escolar
Aprendizagem
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Psychopedagogy
School
School Failure
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychopedagogy
School
School Failure
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Considering the rates still expressive of illiteracy and educational exclusion of the overwhelming majority of the Brazilian population, and learning difficulties, this work aims to discuss the importance of contextuality in the understanding and contribution of psychopedagogy to education. The emergence of Brazil as an economic powerhouse on the world stage raises questions about the discrepancy between the socially produced wealth and a considerable number of people excluded from the distribution, in which is included access to education, not to mention that for the radical democratic development is absolutely massive aggregation of people into education processes. For beyond to a functional illiteracy, the psychopedagogy can contribute to the consideration of social interactions and emotional capacity to understand and know the consequent knowing that arises from the democratic relationship between teachers and students.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-11
2016-07-25T15:43:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:43:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Maria Vilma Eça. Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245
identifier_str_mv MENEZES, Maria Vilma Eça. Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/245/2/Menezes_mve_tmp185.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/245/1/Menezes_mve_tmp185.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1582207429e00f0a568346c70e18618
970ba0739bfa44701c1f31e22ed5bcb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421391727820800