Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Nora Helena Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192
Resumo: The school inclusion is a complex process inserted in the organization of national education, what for requires transforming actions, so that the right of everyone to education be a collective movement, where access to the pleasure of learning is universal. The resistance of the traditional school to an inclusive process reflects its inability to act before the complexity of human relationships in the educational system. The inclusive school process takes into consideration the learning ability of all children, so the importance of the sensibility of the teacher to identify the characteristics of individual students and thus enhance their skills. However, it is also necessary the practical knowledge of relevant legislation, the state's participation through public policies and ongoing training of educators.
id EST_95f2dbda640c271ecd5120a33a48f0e5
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/192
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:29:50Z2011-03-292016-06-17T20:29:50Z2011-01-03NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192The school inclusion is a complex process inserted in the organization of national education, what for requires transforming actions, so that the right of everyone to education be a collective movement, where access to the pleasure of learning is universal. The resistance of the traditional school to an inclusive process reflects its inability to act before the complexity of human relationships in the educational system. The inclusive school process takes into consideration the learning ability of all children, so the importance of the sensibility of the teacher to identify the characteristics of individual students and thus enhance their skills. However, it is also necessary the practical knowledge of relevant legislation, the state's participation through public policies and ongoing training of educators.A inclusão escolar é um processo complexo inserido na organização da educação nacional, que necessita de ações transformadoras para que o direito de todos à educação seja um movimento coletivo, no qual o acesso ao prazer do saber seja universal. A resistência da escola tradicional ao processo inclusivo reflete a sua incapacidade de atuar diante da complexidade das relações humanas no sistema educacional. O processo escolar inclusivo leva em consideração a capacidade de aprendizagem de todas as crianças, por isso a importância da sensibilidade do professor em identificar as características individuais dos alunos e, assim, potencializar suas habilidades. Entretanto, faz-se necessário, também, o conhecimento e prática da pertinente legislação, a participação do Estado através das políticas públicas e a formação continuada dos educadores.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 nunes_nhs_tmp144.PDF: 485618 bytes, checksum: 52b906984b1150a91099ddfadbb8b265 (MD5) Previous issue date: 2011-01-03application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaInclusãoAprenderProcessoFormação continuadaEscola inclusivaRELIGIÃO E EDUCAÇÃOInclusionLearningProcessContinuing educationSchool inclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIATodos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Streck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471http://lattes.cnpq.br/4683473312107425Nunes, Nora Helena Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTnunes_nhs_tmp144.PDF.txtnunes_nhs_tmp144.PDF.txtExtracted texttext/plain198755http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/2/nunes_nhs_tmp144.PDF.txt8e5cf7f3dcf083c59467e910ec6623c2MD52ORIGINALnunes_nhs_tmp144.PDFapplication/pdf485618http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/1/nunes_nhs_tmp144.PDF52b906984b1150a91099ddfadbb8b265MD51BR-SlFE/1922016-06-18 03:08:39.439oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:08:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
title Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
spellingShingle Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
Nunes, Nora Helena Soares
Inclusão
Aprender
Processo
Formação continuada
Escola inclusiva
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Inclusion
Learning
Process
Continuing education
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
title_full Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
title_fullStr Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
title_full_unstemmed Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
title_sort Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
author Nunes, Nora Helena Soares
author_facet Nunes, Nora Helena Soares
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2720814127433525
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3906144692619471
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4683473312107425
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Nora Helena Soares
contributor_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Aprender
Processo
Formação continuada
Escola inclusiva
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
topic Inclusão
Aprender
Processo
Formação continuada
Escola inclusiva
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Inclusion
Learning
Process
Continuing education
School inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Learning
Process
Continuing education
School inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The school inclusion is a complex process inserted in the organization of national education, what for requires transforming actions, so that the right of everyone to education be a collective movement, where access to the pleasure of learning is universal. The resistance of the traditional school to an inclusive process reflects its inability to act before the complexity of human relationships in the educational system. The inclusive school process takes into consideration the learning ability of all children, so the importance of the sensibility of the teacher to identify the characteristics of individual students and thus enhance their skills. However, it is also necessary the practical knowledge of relevant legislation, the state's participation through public policies and ongoing training of educators.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-29
2016-06-17T20:29:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192
identifier_str_mv NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/2/nunes_nhs_tmp144.PDF.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/1/nunes_nhs_tmp144.PDF
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e5cf7f3dcf083c59467e910ec6623c2
52b906984b1150a91099ddfadbb8b265
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1815438678713958400