Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
Texto Completo: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192 |
Resumo: | The school inclusion is a complex process inserted in the organization of national education, what for requires transforming actions, so that the right of everyone to education be a collective movement, where access to the pleasure of learning is universal. The resistance of the traditional school to an inclusive process reflects its inability to act before the complexity of human relationships in the educational system. The inclusive school process takes into consideration the learning ability of all children, so the importance of the sensibility of the teacher to identify the characteristics of individual students and thus enhance their skills. However, it is also necessary the practical knowledge of relevant legislation, the state's participation through public policies and ongoing training of educators. |
id |
EST_95f2dbda640c271ecd5120a33a48f0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/192 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-17T20:29:50Z2011-03-292016-06-17T20:29:50Z2011-01-03NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192The school inclusion is a complex process inserted in the organization of national education, what for requires transforming actions, so that the right of everyone to education be a collective movement, where access to the pleasure of learning is universal. The resistance of the traditional school to an inclusive process reflects its inability to act before the complexity of human relationships in the educational system. The inclusive school process takes into consideration the learning ability of all children, so the importance of the sensibility of the teacher to identify the characteristics of individual students and thus enhance their skills. However, it is also necessary the practical knowledge of relevant legislation, the state's participation through public policies and ongoing training of educators.A inclusão escolar é um processo complexo inserido na organização da educação nacional, que necessita de ações transformadoras para que o direito de todos à educação seja um movimento coletivo, no qual o acesso ao prazer do saber seja universal. A resistência da escola tradicional ao processo inclusivo reflete a sua incapacidade de atuar diante da complexidade das relações humanas no sistema educacional. O processo escolar inclusivo leva em consideração a capacidade de aprendizagem de todas as crianças, por isso a importância da sensibilidade do professor em identificar as características individuais dos alunos e, assim, potencializar suas habilidades. Entretanto, faz-se necessário, também, o conhecimento e prática da pertinente legislação, a participação do Estado através das políticas públicas e a formação continuada dos educadores.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 nunes_nhs_tmp144.PDF: 485618 bytes, checksum: 52b906984b1150a91099ddfadbb8b265 (MD5) Previous issue date: 2011-01-03application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaInclusãoAprenderProcessoFormação continuadaEscola inclusivaRELIGIÃO E EDUCAÇÃOInclusionLearningProcessContinuing educationSchool inclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIATodos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Streck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471http://lattes.cnpq.br/4683473312107425Nunes, Nora Helena Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTnunes_nhs_tmp144.PDF.txtnunes_nhs_tmp144.PDF.txtExtracted texttext/plain198755http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/2/nunes_nhs_tmp144.PDF.txt8e5cf7f3dcf083c59467e910ec6623c2MD52ORIGINALnunes_nhs_tmp144.PDFapplication/pdf485618http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/1/nunes_nhs_tmp144.PDF52b906984b1150a91099ddfadbb8b265MD51BR-SlFE/1922016-06-18 03:08:39.439oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:08:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
title |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
spellingShingle |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo Nunes, Nora Helena Soares Inclusão Aprender Processo Formação continuada Escola inclusiva RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Inclusion Learning Process Continuing education School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
title_full |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
title_fullStr |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
title_full_unstemmed |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
title_sort |
Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
author |
Nunes, Nora Helena Soares |
author_facet |
Nunes, Nora Helena Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4683473312107425 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Nora Helena Soares |
contributor_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Aprender Processo Formação continuada Escola inclusiva RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
topic |
Inclusão Aprender Processo Formação continuada Escola inclusiva RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Inclusion Learning Process Continuing education School inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusion Learning Process Continuing education School inclusion |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
The school inclusion is a complex process inserted in the organization of national education, what for requires transforming actions, so that the right of everyone to education be a collective movement, where access to the pleasure of learning is universal. The resistance of the traditional school to an inclusive process reflects its inability to act before the complexity of human relationships in the educational system. The inclusive school process takes into consideration the learning ability of all children, so the importance of the sensibility of the teacher to identify the characteristics of individual students and thus enhance their skills. However, it is also necessary the practical knowledge of relevant legislation, the state's participation through public policies and ongoing training of educators. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-29 2016-06-17T20:29:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-17T20:29:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192 |
identifier_str_mv |
NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/2/nunes_nhs_tmp144.PDF.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/192/1/nunes_nhs_tmp144.PDF |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e5cf7f3dcf083c59467e910ec6623c2 52b906984b1150a91099ddfadbb8b265 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1815438678713958400 |