Afetividade como aporte para emancipação do indivíduo a partir do pensamento de Henri Wallon
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Data de Publicação: | 2018 |
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2018-11-19T18:06:35Z2018-11-19T18:06:35Z2018-06-29http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/90974 p. : il.A presente dissertação, enquanto estudo de cunho teórico-bibliográfico, teve como objetivo compreender a afetividade como aporte para a emancipação do indivíduo na modernidade pelo viés aproximativo com a teoria cognitivista de Henri Wallon. Parte-se de uma revisão sistemática sobre a produção acadêmica em Wallon, tendo como horizonte epistemológico as contribuições da Psicologia, Filosofia, Educação e Teologia. A pesquisa, de natureza qualitativa, apoiou-se numa abordagem humanista-interpretativista sobre o construto da emancipação e da afetividade, tendo como categoria de análise os construtos de emancipação dos filósofos: Marx, Kant, Adorno, do Educador Paulo Freire e também da emancipação na visão do apóstolo Paulo, tendo como aporte a teologia da Libertação. Também foram analisados os construtos de afetividade de Rousseau, Comenius e Michel Henry. Após a exposição e análise dos respectivos filósofos, educadores e teólogos, partiu-se para uma abordagem aproximativa do pensamento de Wallon sobre a afetividade e suas relações possíveis com o construto da emancipação. Ao término, foi possível compreender que o conceito de afetividade proposto por Wallon em sua teoria psicogenética focaliza uma visão sistêmica e integradora do processo evolutivo e sua relação direta com a emoção, o sentimento e a paixão, favorecendo uma percepção mais humanista, apontando caminhos para uma possível emancipação afetiva nas relações sociais.This thesis, as a theoretical-bibliographic study, has as its goal to comprehend affectivity as a resource for the emancipation of the individual in modernity through the prism approximating the cognitivist theory of Henri Wallon. It begins with a systematic review of the state of the art in Wallon, having as an epistemological horizon the contributions of Psychology, Philosophy, Education and Theology. The research of a qualitative nature, based itself on a humanist-interpretivist approach about the construct of emancipation and affectivity, having as a category of analysis the constructs of emancipation of the philosophers: Marx, Kant, Adorno, the Educator Paulo Freire and also, about emancipation from the perspective of the apostle Paul, using as resource the Theology of Liberation. The constructs of affectivity of Rousseau, Comenius and Michel Henry were also analyzed. After the presentation and analysis of the respective philosophers, educators and theologians, we went on to an approximative approach to the thinking of Wallon about affectivity and its possible relations to the construct of emancipation. At the end, it was possible to understand that the concept of affectivity proposed by Wallon in his psychogenetic theory focuses on a systemic and integrative view of the evolutional process and its direct relation with emotion, feeling and passion, favoring a more humanist perception, pointing out paths to a possible affective emancipation in social relations.Submitted by Gabrecht Valdeci (biblio.atendimento@est.edu.br) on 2018-11-12T16:39:49Z No. of bitstreams: 2 melo_kccr_tmp587.pdf: 837981 bytes, checksum: 3635c992270d4ba63ff51dadb4e35ba6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2018-11-19T17:59:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 melo_kccr_tmp587.pdf: 837981 bytes, checksum: 3635c992270d4ba63ff51dadb4e35ba6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2018-11-19T18:06:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 melo_kccr_tmp587.pdf: 837981 bytes, checksum: 3635c992270d4ba63ff51dadb4e35ba6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-19T18:06:35Z (GMT). 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