O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
Texto Completo: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/678 |
Resumo: | 75 p. il. |
id |
EST_ceccf869a07e4932709a2e1d1e3cfe19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/678 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-09-27T20:24:12Z2016-09-27T20:24:12Z2016-06-30http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/67875 p. il.Este trabalho tem como objetivo a observação e a análise das relações que se estabelecem entre a produção de arranjos musicais segundo critérios acadêmicos e a sua aplicabilidade na educação musical de crianças e adolescentes, investigando, deste modo, não somente os elementos e os processos teórico/técnicos que estão presentes na elaboração de arranjos, mas também averiguando questões que evidenciem a presença do social na música. Assim, num primeiro momento, a pesquisa se ocupa com os arranjos e seu lugar na música. Arranjar tanto pode ser transferir uma composição de um meio para outro, como também pode ser a elaboração de uma nova linguagem, sem mudança de meio. Sendo assim, em ambientes de educação musical, pode também ser traduzido como “dar uma oportunidade”, possibilitando ao docente/arranjador ter um olhar mais sensível e direcionado para as diversas realidades educacionais. Num segundo momento, a pesquisa identifica que as nossas escolhas musicais revelam sobre a maneira como entendemos o mundo e como nos portamos em sociedade, sendo parte de uma experiência cognitiva individual e particular, mas também o reflexo de toda a influência social que recebemos. Ao final, identifica que, no campo da educação musical, ainda reconhecemos a existência de muitas deficiências no que se refere ao acesso aos processos cognitivos de compreensão, uso e manipulação das linguagens e das práticas musicais. Essas lacunas cognitivas se refletem, e podem ser percebidas, em todos os níveis educacionais, desde a alfabetização até o ensino superior.The goal of this paper is the observation and analysis of the relations which are established between the production of musical arrangements according to academic criteria and their applicability in music education of children and adolescents, thus investigating not only the elements and the theoretical/technical processes which are present in the elaboration of arrangements but also verifying issues which show the presence of the social in music. Thus, in a first moment, the research occupies itself with the arrangements and their place in music. To arrange can be transferring a composition from one setting to another as it can also be the elaboration of a new language without changing the setting. Thus, in music education environments it can also be translated as “giving an opportunity”, making it possible for the professor/arranger to have a more sensitive perspective and directed toward the various educational realities. In a second moment the research identifies that our musical choices reveal the way we understand the world and how we act in society being an individual and private experience, but also a reflex of the whole social influence that we receive. At the end, it identifies that, in the field of music education, we still recognize the existence of many deficiencies in regard to the access to the cognitive processes of comprehension, use and manipulation of the musical languages and practices. These cognitive gaps are reflected and can be perceived in all educational levels from basic literacy training to higher level education.Submitted by Sabrina David (biblioteca@est.edu.br) on 2016-09-27T14:46:50Z No. of bitstreams: 1 santos_rlp_tmp458.pdf: 1154559 bytes, checksum: 081bbddfb2f410d5f9e967f8fb4cda34 (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2016-09-27T20:22:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 santos_rlp_tmp458.pdf: 1154559 bytes, checksum: 081bbddfb2f410d5f9e967f8fb4cda34 (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2016-09-27T20:24:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 santos_rlp_tmp458.pdf: 1154559 bytes, checksum: 081bbddfb2f410d5f9e967f8fb4cda34 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-27T20:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 santos_rlp_tmp458.pdf: 1154559 bytes, checksum: 081bbddfb2f410d5f9e967f8fb4cda34 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30Faculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaTMP;458CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAMúsicaArranjos musicaisCidadaniaInclusãoEducação musicalESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIAMusicMusical arrangementsCitizenshipInclusionMusic EducationO social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMachado, Renato Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5182020903256616Reblin, Iuri Andréashttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957CPF:01542538718CPF:65425065000CPF:42124816004http://lattes.cnpq.br/0487428283163406Santos, Renato Luis Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsantos_rlp_tmp458.pdf.txtsantos_rlp_tmp458.pdf.txtExtracted texttext/plain125965http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/678/3/santos_rlp_tmp458.pdf.txt8f28c19713b96a4809304c9b6c2d7e30MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81719http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/678/2/license.txt91c067f0131add8067602930a5bb7444MD52ORIGINALsantos_rlp_tmp458.pdfsantos_rlp_tmp458.pdfTexto completoapplication/pdf1154559http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/678/1/santos_rlp_tmp458.pdf081bbddfb2f410d5f9e967f8fb4cda34MD51BR-SlFE/6782016-09-27 23:16:49.091oai:dspace.est.edu.br:BR-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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:58:47.270442Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical |
title |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical |
spellingShingle |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical Santos, Renato Luis Pereira dos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA Música Arranjos musicais Cidadania Inclusão Educação musical ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA Music Musical arrangements Citizenship Inclusion Music Education |
title_short |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical |
title_full |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical |
title_fullStr |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical |
title_full_unstemmed |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical |
title_sort |
O social na música: a relação entre a produção acadêmica de arranjos musicais e a sua aplicabilidade na educação musical |
author |
Santos, Renato Luis Pereira dos |
author_facet |
Santos, Renato Luis Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Machado, Renato Ferreira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reblin, Iuri Andréas |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01542538718 |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:65425065000 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:42124816004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0487428283163406 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renato Luis Pereira dos |
contributor_str_mv |
Machado, Renato Ferreira Reblin, Iuri Andréas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA Música Arranjos musicais Cidadania Inclusão Educação musical ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA Music Musical arrangements Citizenship Inclusion Music Education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Arranjos musicais Cidadania Inclusão Educação musical ESPIRITUALIDADE, MÚSICA E MÍDIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Musical arrangements Citizenship Inclusion Music Education |
description |
75 p. il. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T20:24:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-27T20:24:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/678 |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv |
TMP;458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/678/3/santos_rlp_tmp458.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/678/2/license.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/678/1/santos_rlp_tmp458.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f28c19713b96a4809304c9b6c2d7e30 91c067f0131add8067602930a5bb7444 081bbddfb2f410d5f9e967f8fb4cda34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1815612272590979072 |