Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139100 |
Resumo: | Este projeto de graduação, é composto de um caderno de arranjos musicais, de um registro fonográfico e de um memorial descritivo dos processos de desenvolvimento e criação dos mesmos. Os arranjos foram escritos ao longo de três anos para as disciplinas de Prática Musical Coletiva II, III, IV, e VI e de Arranjos Vocais e Instrumentais I, que fazem parte do Bacharelado em Música – Habilitação em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a realização destes arranjos precisei levar em conta formações instrumentais típicas e atípicas em Música Popular, uma vez que estas foram definidas com base em interesses musicais comuns dos estudantes dos grupos que assim se formavam naquelas disciplinas e não com base em uma instrumentação previamente estabelecida. O repertório abrange músicas populares brasileiras, em especial as músicas de tradição afro-diaspórica, e tem como objetivo destacar a importância cultural da música tradicional do Brasil. Assim, canções de Clementina de Jesus e Jacinto Silva, por exemplo, historicamente apartadas do contexto musical acadêmico, foram estudadas e recriadas em configurações particulares de arranjo. O memorial tem como objetos de análise e reflexão o desenvolvimento dos arranjos nos seguintes aspectos: a escolha do repertório, a orquestração, as opções musicais empregadas, as influências musicais da arranjadora e a importância da bagagem cultural e das particularidades de cada instrumentista que integra o grupo para o qual se escreve. A descrição da trajetória musical da autora desde antes do seu ingresso no curso superior assim como os conhecimentos adquiridos na universidade são partes integrantes do memorial. Pretende-se evidenciar, desta forma, os caminhos percorridos até a composição definitiva dos arranjos. A partir de uma breve apresentação de importantes arranjadores brasileiros como Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, suas metodologias e características sonoras, a pesquisa avança em direção às discussões contemporâneas sobre arranjo na música popular. O memorial discute ainda aspectos relacionados à produção fonográfica de registro dos arranjos. |
id |
UFRGS-2_61744ca0de0f565f13712a2e0b94b5ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139100 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carpin, Tamiris DuartePrass, Luciana2016-04-16T02:08:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/139100000989870Este projeto de graduação, é composto de um caderno de arranjos musicais, de um registro fonográfico e de um memorial descritivo dos processos de desenvolvimento e criação dos mesmos. Os arranjos foram escritos ao longo de três anos para as disciplinas de Prática Musical Coletiva II, III, IV, e VI e de Arranjos Vocais e Instrumentais I, que fazem parte do Bacharelado em Música – Habilitação em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a realização destes arranjos precisei levar em conta formações instrumentais típicas e atípicas em Música Popular, uma vez que estas foram definidas com base em interesses musicais comuns dos estudantes dos grupos que assim se formavam naquelas disciplinas e não com base em uma instrumentação previamente estabelecida. O repertório abrange músicas populares brasileiras, em especial as músicas de tradição afro-diaspórica, e tem como objetivo destacar a importância cultural da música tradicional do Brasil. Assim, canções de Clementina de Jesus e Jacinto Silva, por exemplo, historicamente apartadas do contexto musical acadêmico, foram estudadas e recriadas em configurações particulares de arranjo. O memorial tem como objetos de análise e reflexão o desenvolvimento dos arranjos nos seguintes aspectos: a escolha do repertório, a orquestração, as opções musicais empregadas, as influências musicais da arranjadora e a importância da bagagem cultural e das particularidades de cada instrumentista que integra o grupo para o qual se escreve. A descrição da trajetória musical da autora desde antes do seu ingresso no curso superior assim como os conhecimentos adquiridos na universidade são partes integrantes do memorial. Pretende-se evidenciar, desta forma, os caminhos percorridos até a composição definitiva dos arranjos. A partir de uma breve apresentação de importantes arranjadores brasileiros como Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, suas metodologias e características sonoras, a pesquisa avança em direção às discussões contemporâneas sobre arranjo na música popular. O memorial discute ainda aspectos relacionados à produção fonográfica de registro dos arranjos.application/pdfporMúsica popularProdução fonográficaArranjo musicalMúsica afroReligiãoDesenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989870.pdf000989870.pdfTexto completoapplication/pdf3456987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139100/1/000989870.pdf4382999cc16081b0f280b3ea86b83ee1MD51TEXT000989870.pdf.txt000989870.pdf.txtExtracted Texttext/plain191371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139100/2/000989870.pdf.txtda7a95f7d60281470cfc45352f034114MD52THUMBNAIL000989870.pdf.jpg000989870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139100/3/000989870.pdf.jpg013b2cdb95f60ff2859bfe02385c6426MD5310183/1391002018-10-25 08:59:25.669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139100Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T11:59:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira |
title |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira |
spellingShingle |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira Carpin, Tamiris Duarte Música popular Produção fonográfica Arranjo musical Música afro Religião |
title_short |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira |
title_full |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira |
title_fullStr |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira |
title_sort |
Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira |
author |
Carpin, Tamiris Duarte |
author_facet |
Carpin, Tamiris Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carpin, Tamiris Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prass, Luciana |
contributor_str_mv |
Prass, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Produção fonográfica Arranjo musical Música afro Religião |
topic |
Música popular Produção fonográfica Arranjo musical Música afro Religião |
description |
Este projeto de graduação, é composto de um caderno de arranjos musicais, de um registro fonográfico e de um memorial descritivo dos processos de desenvolvimento e criação dos mesmos. Os arranjos foram escritos ao longo de três anos para as disciplinas de Prática Musical Coletiva II, III, IV, e VI e de Arranjos Vocais e Instrumentais I, que fazem parte do Bacharelado em Música – Habilitação em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a realização destes arranjos precisei levar em conta formações instrumentais típicas e atípicas em Música Popular, uma vez que estas foram definidas com base em interesses musicais comuns dos estudantes dos grupos que assim se formavam naquelas disciplinas e não com base em uma instrumentação previamente estabelecida. O repertório abrange músicas populares brasileiras, em especial as músicas de tradição afro-diaspórica, e tem como objetivo destacar a importância cultural da música tradicional do Brasil. Assim, canções de Clementina de Jesus e Jacinto Silva, por exemplo, historicamente apartadas do contexto musical acadêmico, foram estudadas e recriadas em configurações particulares de arranjo. O memorial tem como objetos de análise e reflexão o desenvolvimento dos arranjos nos seguintes aspectos: a escolha do repertório, a orquestração, as opções musicais empregadas, as influências musicais da arranjadora e a importância da bagagem cultural e das particularidades de cada instrumentista que integra o grupo para o qual se escreve. A descrição da trajetória musical da autora desde antes do seu ingresso no curso superior assim como os conhecimentos adquiridos na universidade são partes integrantes do memorial. Pretende-se evidenciar, desta forma, os caminhos percorridos até a composição definitiva dos arranjos. A partir de uma breve apresentação de importantes arranjadores brasileiros como Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, suas metodologias e características sonoras, a pesquisa avança em direção às discussões contemporâneas sobre arranjo na música popular. O memorial discute ainda aspectos relacionados à produção fonográfica de registro dos arranjos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-16T02:08:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139100 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139100 |
identifier_str_mv |
000989870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139100/1/000989870.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139100/2/000989870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139100/3/000989870.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4382999cc16081b0f280b3ea86b83ee1 da7a95f7d60281470cfc45352f034114 013b2cdb95f60ff2859bfe02385c6426 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447169935605760 |