PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Environmental Smoke |
Texto Completo: | https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169 |
Resumo: | O espaço escolar tem se mostrado fundamental na formação indivíduos responsáveis e preparados para responder questões socioambientais. Neste contexto, a Educação Ambiental aliada a práticas pedagógicas despertam conceitos que promovem mudanças de atitudes e possibilitam a vivência na sustentabilidade nos mais variados ecossistemas A Educação ambiental é a mais eficiente forma de intervenção na ruptura com a vivência insustentável e na busca da preservação ambiental. O uso da horta escolar para o Ensino de Ciência e Biologia contribui para a prática de saberes essenciais, que oportunizam na formação individual e coletiva para reflexão e construção de atitudes responsáveis com o meio ambiente. Sendo assim, este estudo traz análise bibliográfica sobre a utilização da horta escolar como prática de ensino em Biologia e Ciências nas aulas de Educação Ambiental. Foram investigados trabalhos acadêmicos das plataformas Google Acadêmico, SCIELO e Periódicos da Capes. O método utilizado foi a Análise Textual Discursiva, com unitarização, categorização e construção de metatexto: “Meio ambiente e Escola: uma horta escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia”. Concluiu-se que a prática com horta contribui de maneira eficiente para aprendizagens significativas, dinâmicas e contextualizadas com os conteúdos das disciplinas em estudo. Assim como, espaços relevantes para práticas pedagógicas sustentáveis e com diferentes possibilidades dentro do ambiente escolar. |
id |
ES_01eac80353a2409eee445250e8d83828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169 |
network_acronym_str |
ES |
network_name_str |
Environmental Smoke |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAPEDAGOGICAL PRACTICE WITH SCHOOL GARDEN IN SCIENCE AND BIOLOGY O espaço escolar tem se mostrado fundamental na formação indivíduos responsáveis e preparados para responder questões socioambientais. Neste contexto, a Educação Ambiental aliada a práticas pedagógicas despertam conceitos que promovem mudanças de atitudes e possibilitam a vivência na sustentabilidade nos mais variados ecossistemas A Educação ambiental é a mais eficiente forma de intervenção na ruptura com a vivência insustentável e na busca da preservação ambiental. O uso da horta escolar para o Ensino de Ciência e Biologia contribui para a prática de saberes essenciais, que oportunizam na formação individual e coletiva para reflexão e construção de atitudes responsáveis com o meio ambiente. Sendo assim, este estudo traz análise bibliográfica sobre a utilização da horta escolar como prática de ensino em Biologia e Ciências nas aulas de Educação Ambiental. Foram investigados trabalhos acadêmicos das plataformas Google Acadêmico, SCIELO e Periódicos da Capes. O método utilizado foi a Análise Textual Discursiva, com unitarização, categorização e construção de metatexto: “Meio ambiente e Escola: uma horta escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia”. Concluiu-se que a prática com horta contribui de maneira eficiente para aprendizagens significativas, dinâmicas e contextualizadas com os conteúdos das disciplinas em estudo. Assim como, espaços relevantes para práticas pedagógicas sustentáveis e com diferentes possibilidades dentro do ambiente escolar.The school space has proven to be fundamental in training responsible individuals who are prepared to respond to social and environmental issues. In this context, Environmental Education combined with pedagogical practices awaken concepts that promote changes in attitudes and enable the experience of sustainability in the most varied ecosystems. Environmental education is the most efficient form of intervention in breaking with unsustainable living and in the search for environmental preservation. The use of the school garden for teaching Science and Biology contributes to the practice of essential knowledge, which provide opportunities for individual and collective training for reflection and construction of responsible attitudes towards the environment. Therefore, this study brings bibliographical analysis on the use of the school garden as a teaching practice in Biology and Sciences in Environmental Education classes. Academic works from the Google Academic, SCIELO and Capes Periodicals platforms were investigated. The method used was Discursive Textual Analysis, with unitarization, categorization and metatext construction: “Environment and School: a school garden for the Teaching of Natural Sciences and Biology”. It was concluded that the practice with the vegetable garden efficiently contributes to meaningful, dynamic and contextualized learning with the contents of the subjects under study. As well as relevant spaces for sustainable pedagogical practices and with different possibilities within the school environment.Environmental Smoke Institute2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/16910.32435/envsmoke.20214314-23Environmental Smoke; Vol. 4 No. 3 (2021); 14-23Environmental Smoke; v. 4 n. 3 (2021); 14-232595-5527reponame:Environmental Smokeinstname:Environmental Smokeinstacron:ESenghttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/138https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/264Copyright (c) 2021 Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Almeida, Gilivã Antonio Fridrichhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Fridrich, Gilivã Antonio2024-02-23T23:33:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169Revistahttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmokePRIhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/oaismoke@environmentalsmoke.com.br2595-55272595-5527opendoar:2024-02-23T23:33:18Environmental Smoke - Environmental Smokefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PEDAGOGICAL PRACTICE WITH SCHOOL GARDEN IN SCIENCE AND BIOLOGY |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Almeida, Adriano Barbosa |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
author |
Almeida, Adriano Barbosa |
author_facet |
Almeida, Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Fridrich, Gilivã Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Aline Barbosa Fridrich, Gilivã Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Fridrich, Gilivã Antonio |
description |
O espaço escolar tem se mostrado fundamental na formação indivíduos responsáveis e preparados para responder questões socioambientais. Neste contexto, a Educação Ambiental aliada a práticas pedagógicas despertam conceitos que promovem mudanças de atitudes e possibilitam a vivência na sustentabilidade nos mais variados ecossistemas A Educação ambiental é a mais eficiente forma de intervenção na ruptura com a vivência insustentável e na busca da preservação ambiental. O uso da horta escolar para o Ensino de Ciência e Biologia contribui para a prática de saberes essenciais, que oportunizam na formação individual e coletiva para reflexão e construção de atitudes responsáveis com o meio ambiente. Sendo assim, este estudo traz análise bibliográfica sobre a utilização da horta escolar como prática de ensino em Biologia e Ciências nas aulas de Educação Ambiental. Foram investigados trabalhos acadêmicos das plataformas Google Acadêmico, SCIELO e Periódicos da Capes. O método utilizado foi a Análise Textual Discursiva, com unitarização, categorização e construção de metatexto: “Meio ambiente e Escola: uma horta escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia”. Concluiu-se que a prática com horta contribui de maneira eficiente para aprendizagens significativas, dinâmicas e contextualizadas com os conteúdos das disciplinas em estudo. Assim como, espaços relevantes para práticas pedagógicas sustentáveis e com diferentes possibilidades dentro do ambiente escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169 10.32435/envsmoke.20214314-23 |
url |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169 |
identifier_str_mv |
10.32435/envsmoke.20214314-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/138 https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Almeida, Gilivã Antonio Fridrich https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Almeida, Gilivã Antonio Fridrich https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke Institute |
publisher.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke Institute |
dc.source.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke; Vol. 4 No. 3 (2021); 14-23 Environmental Smoke; v. 4 n. 3 (2021); 14-23 2595-5527 reponame:Environmental Smoke instname:Environmental Smoke instacron:ES |
instname_str |
Environmental Smoke |
instacron_str |
ES |
institution |
ES |
reponame_str |
Environmental Smoke |
collection |
Environmental Smoke |
repository.name.fl_str_mv |
Environmental Smoke - Environmental Smoke |
repository.mail.fl_str_mv |
smoke@environmentalsmoke.com.br |
_version_ |
1797051134432509952 |