PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Adriano Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Aline Barbosa, Fridrich, Gilivã Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Environmental Smoke
Texto Completo: https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169
Resumo: O espaço escolar tem se mostrado fundamental na formação indivíduos responsáveis e preparados para responder questões socioambientais. Neste contexto, a Educação Ambiental aliada a práticas pedagógicas despertam conceitos que promovem mudanças de atitudes e possibilitam a vivência na sustentabilidade nos mais variados ecossistemas A Educação ambiental é a mais eficiente forma de intervenção na ruptura com a vivência insustentável e na busca da preservação ambiental. O uso da horta escolar para o Ensino de Ciência e Biologia contribui para a prática de saberes essenciais, que oportunizam na formação individual e coletiva para reflexão e construção de atitudes responsáveis com o meio ambiente. Sendo assim, este estudo traz análise bibliográfica sobre a utilização da horta escolar como prática de ensino em Biologia e Ciências nas aulas de Educação Ambiental. Foram investigados trabalhos acadêmicos das plataformas Google Acadêmico, SCIELO e Periódicos da Capes. O método utilizado foi a Análise Textual Discursiva, com unitarização, categorização e construção de metatexto: “Meio ambiente e Escola: uma horta escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia”. Concluiu-se que a prática com horta contribui de maneira eficiente para aprendizagens significativas, dinâmicas e contextualizadas com os conteúdos das disciplinas em estudo. Assim como, espaços relevantes para práticas pedagógicas sustentáveis e com diferentes possibilidades dentro do ambiente escolar.
id ES_01eac80353a2409eee445250e8d83828
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169
network_acronym_str ES
network_name_str Environmental Smoke
repository_id_str
spelling PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAPEDAGOGICAL PRACTICE WITH SCHOOL GARDEN IN SCIENCE AND BIOLOGY O espaço escolar tem se mostrado fundamental na formação indivíduos responsáveis e preparados para responder questões socioambientais. Neste contexto, a Educação Ambiental aliada a práticas pedagógicas despertam conceitos que promovem mudanças de atitudes e possibilitam a vivência na sustentabilidade nos mais variados ecossistemas A Educação ambiental é a mais eficiente forma de intervenção na ruptura com a vivência insustentável e na busca da preservação ambiental. O uso da horta escolar para o Ensino de Ciência e Biologia contribui para a prática de saberes essenciais, que oportunizam na formação individual e coletiva para reflexão e construção de atitudes responsáveis com o meio ambiente. Sendo assim, este estudo traz análise bibliográfica sobre a utilização da horta escolar como prática de ensino em Biologia e Ciências nas aulas de Educação Ambiental. Foram investigados trabalhos acadêmicos das plataformas Google Acadêmico, SCIELO e Periódicos da Capes. O método utilizado foi a Análise Textual Discursiva, com unitarização, categorização e construção de metatexto: “Meio ambiente e Escola: uma horta escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia”. Concluiu-se que a prática com horta contribui de maneira eficiente para aprendizagens significativas, dinâmicas e contextualizadas com os conteúdos das disciplinas em estudo. Assim como, espaços relevantes para práticas pedagógicas sustentáveis e com diferentes possibilidades dentro do ambiente escolar.The school space has proven to be fundamental in training responsible individuals who are prepared to respond to social and environmental issues. In this context, Environmental Education combined with pedagogical practices awaken concepts that promote changes in attitudes and enable the experience of sustainability in the most varied ecosystems. Environmental education is the most efficient form of intervention in breaking with unsustainable living and in the search for environmental preservation. The use of the school garden for teaching Science and Biology contributes to the practice of essential knowledge, which provide opportunities for individual and collective training for reflection and construction of responsible attitudes towards the environment. Therefore, this study brings bibliographical analysis on the use of the school garden as a teaching practice in Biology and Sciences in Environmental Education classes. Academic works from the Google Academic, SCIELO and Capes Periodicals platforms were investigated. The method used was Discursive Textual Analysis, with unitarization, categorization and metatext construction: “Environment and School: a school garden for the Teaching of Natural Sciences and Biology”. It was concluded that the practice with the vegetable garden efficiently contributes to meaningful, dynamic and contextualized learning with the contents of the subjects under study. As well as relevant spaces for sustainable pedagogical practices and with different possibilities within the school environment.Environmental Smoke Institute2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/16910.32435/envsmoke.20214314-23Environmental Smoke; Vol. 4 No. 3 (2021); 14-23Environmental Smoke; v. 4 n. 3 (2021); 14-232595-5527reponame:Environmental Smokeinstname:Environmental Smokeinstacron:ESenghttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/138https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/264Copyright (c) 2021 Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Almeida, Gilivã Antonio Fridrichhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Fridrich, Gilivã Antonio2024-02-23T23:33:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169Revistahttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmokePRIhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/oaismoke@environmentalsmoke.com.br2595-55272595-5527opendoar:2024-02-23T23:33:18Environmental Smoke - Environmental Smokefalse
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
PEDAGOGICAL PRACTICE WITH SCHOOL GARDEN IN SCIENCE AND BIOLOGY
title PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
spellingShingle PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Almeida, Adriano Barbosa
title_short PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_fullStr PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full_unstemmed PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_sort PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
author Almeida, Adriano Barbosa
author_facet Almeida, Adriano Barbosa
Almeida, Aline Barbosa
Fridrich, Gilivã Antonio
author_role author
author2 Almeida, Aline Barbosa
Fridrich, Gilivã Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Adriano Barbosa
Almeida, Aline Barbosa
Fridrich, Gilivã Antonio
description O espaço escolar tem se mostrado fundamental na formação indivíduos responsáveis e preparados para responder questões socioambientais. Neste contexto, a Educação Ambiental aliada a práticas pedagógicas despertam conceitos que promovem mudanças de atitudes e possibilitam a vivência na sustentabilidade nos mais variados ecossistemas A Educação ambiental é a mais eficiente forma de intervenção na ruptura com a vivência insustentável e na busca da preservação ambiental. O uso da horta escolar para o Ensino de Ciência e Biologia contribui para a prática de saberes essenciais, que oportunizam na formação individual e coletiva para reflexão e construção de atitudes responsáveis com o meio ambiente. Sendo assim, este estudo traz análise bibliográfica sobre a utilização da horta escolar como prática de ensino em Biologia e Ciências nas aulas de Educação Ambiental. Foram investigados trabalhos acadêmicos das plataformas Google Acadêmico, SCIELO e Periódicos da Capes. O método utilizado foi a Análise Textual Discursiva, com unitarização, categorização e construção de metatexto: “Meio ambiente e Escola: uma horta escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia”. Concluiu-se que a prática com horta contribui de maneira eficiente para aprendizagens significativas, dinâmicas e contextualizadas com os conteúdos das disciplinas em estudo. Assim como, espaços relevantes para práticas pedagógicas sustentáveis e com diferentes possibilidades dentro do ambiente escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169
10.32435/envsmoke.20214314-23
url https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169
identifier_str_mv 10.32435/envsmoke.20214314-23
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/138
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/169/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Almeida, Gilivã Antonio Fridrich
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Adriano Barbosa Almeida, Aline Barbosa Almeida, Gilivã Antonio Fridrich
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
dc.source.none.fl_str_mv Environmental Smoke; Vol. 4 No. 3 (2021); 14-23
Environmental Smoke; v. 4 n. 3 (2021); 14-23
2595-5527
reponame:Environmental Smoke
instname:Environmental Smoke
instacron:ES
instname_str Environmental Smoke
instacron_str ES
institution ES
reponame_str Environmental Smoke
collection Environmental Smoke
repository.name.fl_str_mv Environmental Smoke - Environmental Smoke
repository.mail.fl_str_mv smoke@environmentalsmoke.com.br
_version_ 1797051134432509952