A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515 |
Resumo: | Orientador: Anete Pereira de Souza |
id |
UNICAMP-30_49e3dfde01a0c031627fc353de32c369 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1094904 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologiaThe school garden as a pedagogical tool in teaching of biologyHorta escolarBiologia - Estudo e ensinoBiologia (Ensino médio)School gardensBiology - Study and teachingBiology (High school)Orientador: Anete Pereira de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo para implantação de Horta Escolar e descrever através de Sequências Didáticas, a forma que esta pode ser utilizada como um instrumento de auxílio para o desenvolvimento de atividades práticas no Ensino de Biologia. Espera-se que este modelo, sirva de suporte aos professores de Biologia que pretendam implantar a Horta Escolar em sua Unidade Escolar, e que estes consigam, efetivamente, transformá-la em uma ferramenta pedagógica facilitadora do aprendizado, um instrumento de auxílio na fixação do conteúdo da disciplina de Biologia, um agente promotor de integração entre professores, funcionários e alunos, e uma ferramenta de estímulo capaz de contribuir com a diminuição do desinteresse e evasão escolar por parte dos estudantes. A horta, cujas fotos estão neste trabalho, foi implantada na Escola Estadual Anésia Martins Mattos, localizada na cidade de São João da Boa Vista- SP. Antes da sua implantação foram analisados diversos aspectos, como: o dimensionamento adequado dos canteiros e passagens, a disponibilidade da luz solar, a distância entre a horta e as salas de aula, a época do ano adequada para o plantio, a diversidade de espécies e sua identificação, o declive do terreno, e a disponibilidade de uma fonte de água próxima para irrigação. Estiveram envolvidos na implantação os alunos da comunidade escolar e diversos professores e funcionários, tendo em vista o objetivo de transformar a horta em um agente promotor de integração da comunidade escolar. As Sequências Didáticas deste trabalho, sugerem possíveis atividades para o professor realizar utilizando a Horta Escolar, partindo desde seu projeto de implantação até a realização da primeira colheitaAbstract: This work objective is to propose a School Vegetable Garden implementation model. It also aims to describe, through Didactic Sequences, how the Vegetable Garden can be used as an aid tool for the development of practical activities in Biology Teaching. The model will support Biology's teachers who intend to implement the School Vegetable Garden in their School Unit. It is hoped that teachers will be able to use the Garden as an effective pedagogic tool to facilitate Biology learning, promote integration between teachers, staff and students, and to reduce of students' lack of interest and school dropout. The Vegetable Garden, which photos are presented here, was implemented in the State School Anésia Martins Mattos, located in the city of São João da Boa Vista - SP. Before its implementation, several aspects were analyzed, such as: the adequate dimension of the beds and passages, the availability of sunlight, the distance between the garden and the classrooms, the appropriate time of year for planting, the diversity of species and its identification, the slope of the land, and the availability of a nearby water source for irrigation. School students, several teachers and members of the staff were involved in the implementation, aiming at transforming the Garden into an important tool to promote school community integration. The Teaching Sequences of this work suggest possible activities for the teacher to perform using the School Vegetable Garden, starting from its implementation project until the first harvestMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de BiologiaCAPES5678742[s.n.]Souza, Anete Pereira de, 1962-Maluf, Mirian PerezLaborda, Prianda RiosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Matheus Camargo de, 1983-20192019-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (76 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515CARVALHO, Matheus Camargo de. A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (76 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094904Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T15:58:29Zoai::1094904Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-14T15:58:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia The school garden as a pedagogical tool in teaching of biology |
title |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia |
spellingShingle |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia Carvalho, Matheus Camargo de, 1983- Horta escolar Biologia - Estudo e ensino Biologia (Ensino médio) School gardens Biology - Study and teaching Biology (High school) |
title_short |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia |
title_full |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia |
title_fullStr |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia |
title_sort |
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia |
author |
Carvalho, Matheus Camargo de, 1983- |
author_facet |
Carvalho, Matheus Camargo de, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Anete Pereira de, 1962- Maluf, Mirian Perez Laborda, Prianda Rios Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Matheus Camargo de, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Horta escolar Biologia - Estudo e ensino Biologia (Ensino médio) School gardens Biology - Study and teaching Biology (High school) |
topic |
Horta escolar Biologia - Estudo e ensino Biologia (Ensino médio) School gardens Biology - Study and teaching Biology (High school) |
description |
Orientador: Anete Pereira de Souza |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-07-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515 CARVALHO, Matheus Camargo de. A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (76 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Matheus Camargo de. A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (76 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094904 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (76 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189152246202368 |