A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Matheus Camargo de, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515
Resumo: Orientador: Anete Pereira de Souza
id UNICAMP-30_49e3dfde01a0c031627fc353de32c369
oai_identifier_str oai::1094904
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologiaThe school garden as a pedagogical tool in teaching of biologyHorta escolarBiologia - Estudo e ensinoBiologia (Ensino médio)School gardensBiology - Study and teachingBiology (High school)Orientador: Anete Pereira de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo para implantação de Horta Escolar e descrever através de Sequências Didáticas, a forma que esta pode ser utilizada como um instrumento de auxílio para o desenvolvimento de atividades práticas no Ensino de Biologia. Espera-se que este modelo, sirva de suporte aos professores de Biologia que pretendam implantar a Horta Escolar em sua Unidade Escolar, e que estes consigam, efetivamente, transformá-la em uma ferramenta pedagógica facilitadora do aprendizado, um instrumento de auxílio na fixação do conteúdo da disciplina de Biologia, um agente promotor de integração entre professores, funcionários e alunos, e uma ferramenta de estímulo capaz de contribuir com a diminuição do desinteresse e evasão escolar por parte dos estudantes. A horta, cujas fotos estão neste trabalho, foi implantada na Escola Estadual Anésia Martins Mattos, localizada na cidade de São João da Boa Vista- SP. Antes da sua implantação foram analisados diversos aspectos, como: o dimensionamento adequado dos canteiros e passagens, a disponibilidade da luz solar, a distância entre a horta e as salas de aula, a época do ano adequada para o plantio, a diversidade de espécies e sua identificação, o declive do terreno, e a disponibilidade de uma fonte de água próxima para irrigação. Estiveram envolvidos na implantação os alunos da comunidade escolar e diversos professores e funcionários, tendo em vista o objetivo de transformar a horta em um agente promotor de integração da comunidade escolar. As Sequências Didáticas deste trabalho, sugerem possíveis atividades para o professor realizar utilizando a Horta Escolar, partindo desde seu projeto de implantação até a realização da primeira colheitaAbstract: This work objective is to propose a School Vegetable Garden implementation model. It also aims to describe, through Didactic Sequences, how the Vegetable Garden can be used as an aid tool for the development of practical activities in Biology Teaching. The model will support Biology's teachers who intend to implement the School Vegetable Garden in their School Unit. It is hoped that teachers will be able to use the Garden as an effective pedagogic tool to facilitate Biology learning, promote integration between teachers, staff and students, and to reduce of students' lack of interest and school dropout. The Vegetable Garden, which photos are presented here, was implemented in the State School Anésia Martins Mattos, located in the city of São João da Boa Vista - SP. Before its implementation, several aspects were analyzed, such as: the adequate dimension of the beds and passages, the availability of sunlight, the distance between the garden and the classrooms, the appropriate time of year for planting, the diversity of species and its identification, the slope of the land, and the availability of a nearby water source for irrigation. School students, several teachers and members of the staff were involved in the implementation, aiming at transforming the Garden into an important tool to promote school community integration. The Teaching Sequences of this work suggest possible activities for the teacher to perform using the School Vegetable Garden, starting from its implementation project until the first harvestMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de BiologiaCAPES5678742[s.n.]Souza, Anete Pereira de, 1962-Maluf, Mirian PerezLaborda, Prianda RiosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Matheus Camargo de, 1983-20192019-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (76 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515CARVALHO, Matheus Camargo de. A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (76 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094904Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T15:58:29Zoai::1094904Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-14T15:58:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
The school garden as a pedagogical tool in teaching of biology
title A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
spellingShingle A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
Carvalho, Matheus Camargo de, 1983-
Horta escolar
Biologia - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio)
School gardens
Biology - Study and teaching
Biology (High school)
title_short A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
title_full A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
title_fullStr A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
title_full_unstemmed A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
title_sort A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
author Carvalho, Matheus Camargo de, 1983-
author_facet Carvalho, Matheus Camargo de, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Anete Pereira de, 1962-
Maluf, Mirian Perez
Laborda, Prianda Rios
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Matheus Camargo de, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Horta escolar
Biologia - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio)
School gardens
Biology - Study and teaching
Biology (High school)
topic Horta escolar
Biologia - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio)
School gardens
Biology - Study and teaching
Biology (High school)
description Orientador: Anete Pereira de Souza
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515
CARVALHO, Matheus Camargo de. A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (76 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515
identifier_str_mv CARVALHO, Matheus Camargo de. A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (76 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637515. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094904
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (76 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152246202368