ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Environmental Smoke |
Texto Completo: | https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/11 |
Resumo: | A acessibilidade vem sendo bastante comentada de acordo com a crescente preocupação com a inclusão social na sociedade atual. Sendo percebido como um tema de combate a segregação social, fato este de extrema importância em todos os patamares da sociedade, inclusive dentro das escolas, locais formadores de cidadãos e que devem ser de livre acesso para que todos tenham educação de forma igualitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o quesito acessibilidade nas áreas de circulação em duas escolas de tempo integral da cidade de João Pessoa, e assim, comparar o que existe com o que é exigido pela norma NBR 9050. Para a análise dos dados foi produzido um estudo de campo, ou seja, visitas às escolas para perceber a acessibilidade, produzindo material para compor a presente pesquisa. Foi observado que a partir dos resultados foi possível compreender o universo que as duas escolas possuem e seus elementos de acessibilidade, porém alguns já depreciados ou alocados de forma errada os quais fogem do que rege a normativa NBR 9050. Assim, conclui-se que existe muito a ser melhorado dentro do sistema de ensino quando se trata de acessibilidade, sugerindo sempre a regulamentação da norma dentro dos ambientes de ensino. |
id |
ES_998ea0b1ce391c7616ad47f94b31b5e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11 |
network_acronym_str |
ES |
network_name_str |
Environmental Smoke |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050A acessibilidade vem sendo bastante comentada de acordo com a crescente preocupação com a inclusão social na sociedade atual. Sendo percebido como um tema de combate a segregação social, fato este de extrema importância em todos os patamares da sociedade, inclusive dentro das escolas, locais formadores de cidadãos e que devem ser de livre acesso para que todos tenham educação de forma igualitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o quesito acessibilidade nas áreas de circulação em duas escolas de tempo integral da cidade de João Pessoa, e assim, comparar o que existe com o que é exigido pela norma NBR 9050. Para a análise dos dados foi produzido um estudo de campo, ou seja, visitas às escolas para perceber a acessibilidade, produzindo material para compor a presente pesquisa. Foi observado que a partir dos resultados foi possível compreender o universo que as duas escolas possuem e seus elementos de acessibilidade, porém alguns já depreciados ou alocados de forma errada os quais fogem do que rege a normativa NBR 9050. Assim, conclui-se que existe muito a ser melhorado dentro do sistema de ensino quando se trata de acessibilidade, sugerindo sempre a regulamentação da norma dentro dos ambientes de ensino.Environmental Smoke Institute2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdftext/htmlhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/1110.32435/envsmoke.201811127-147Environmental Smoke; Vol. 1 No. 1 (2018); 127-147Environmental Smoke; v. 1 n. 1 (2018); 127-1472595-5527reponame:Environmental Smokeinstname:Environmental Smokeinstacron:ESporenghttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/11/11https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/11/281Copyright (c) 2018 Bruno de Sousa Gonzaga, Gabrielle Diniz dos Santos, Dayse Luckwü, Mirella de Almeida Bragahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Bruno de SousaSantos, Gabrielle Diniz dosLuckwü, DayseBraga, Mirella de Almeida2024-03-05T15:37:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11Revistahttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmokePRIhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/oaismoke@environmentalsmoke.com.br2595-55272595-5527opendoar:2024-03-05T15:37:20Environmental Smoke - Environmental Smokefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 |
title |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 |
spellingShingle |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 Gonzaga, Bruno de Sousa |
title_short |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 |
title_full |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 |
title_fullStr |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 |
title_sort |
ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO NORDESTE DO BRASIL: COMPATIBILIDADE COM A NBR 9050 |
author |
Gonzaga, Bruno de Sousa |
author_facet |
Gonzaga, Bruno de Sousa Santos, Gabrielle Diniz dos Luckwü, Dayse Braga, Mirella de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gabrielle Diniz dos Luckwü, Dayse Braga, Mirella de Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga, Bruno de Sousa Santos, Gabrielle Diniz dos Luckwü, Dayse Braga, Mirella de Almeida |
description |
A acessibilidade vem sendo bastante comentada de acordo com a crescente preocupação com a inclusão social na sociedade atual. Sendo percebido como um tema de combate a segregação social, fato este de extrema importância em todos os patamares da sociedade, inclusive dentro das escolas, locais formadores de cidadãos e que devem ser de livre acesso para que todos tenham educação de forma igualitária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o quesito acessibilidade nas áreas de circulação em duas escolas de tempo integral da cidade de João Pessoa, e assim, comparar o que existe com o que é exigido pela norma NBR 9050. Para a análise dos dados foi produzido um estudo de campo, ou seja, visitas às escolas para perceber a acessibilidade, produzindo material para compor a presente pesquisa. Foi observado que a partir dos resultados foi possível compreender o universo que as duas escolas possuem e seus elementos de acessibilidade, porém alguns já depreciados ou alocados de forma errada os quais fogem do que rege a normativa NBR 9050. Assim, conclui-se que existe muito a ser melhorado dentro do sistema de ensino quando se trata de acessibilidade, sugerindo sempre a regulamentação da norma dentro dos ambientes de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/11 10.32435/envsmoke.201811127-147 |
url |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/11 |
identifier_str_mv |
10.32435/envsmoke.201811127-147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/11/11 https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/11/281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke Institute |
publisher.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke Institute |
dc.source.none.fl_str_mv |
Environmental Smoke; Vol. 1 No. 1 (2018); 127-147 Environmental Smoke; v. 1 n. 1 (2018); 127-147 2595-5527 reponame:Environmental Smoke instname:Environmental Smoke instacron:ES |
instname_str |
Environmental Smoke |
instacron_str |
ES |
institution |
ES |
reponame_str |
Environmental Smoke |
collection |
Environmental Smoke |
repository.name.fl_str_mv |
Environmental Smoke - Environmental Smoke |
repository.mail.fl_str_mv |
smoke@environmentalsmoke.com.br |
_version_ |
1797051134397906944 |