Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Danilo Souza Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381
Resumo: Independentemente da classe social, religião, política ou condição física, as pessoas têm direito a formação escolar/acadêmica assegurada por lei. A promoção da acessibilidade é um fator determinante para inclusão social das pessoas com deficiência. Assim, o presente trabalho terá como objetivo geral a realização de uma análise das modificações realizadas em 67 escolas do ensino fundamental e médio, tomando como base a NBR 9050, responsável por regulamentar diversos ambientes, tornando-os acessíveis a todas as pessoas. Além disso, buscamos avaliar as mudanças na arquitetura de instituições de ensino médio. Analisamos as principais deficiências nos equipamentos destinados a acessibilidade, e no sugerimos pontos a serem melhorados nas arquiteturas das instituições de ensino com base na NBR 9050/2020. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, sendo de caráter descritivo, natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Ficou constatado que as modificações visando a acessibilidade em instituições de ensino fundamental e médio brasileiras pouco ocorreram, assim como a disponibilização de meios para inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar. Ficou constatado a ausência do básico para a acessibilidade, tal como parâmetros antropométricos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aparelhos de acessibilidade em ambientes abertos ou confinados, entre outros. Devido à ausência de fatores que possibilitassem a promoção ideal de acessibilidade e mobilidade dispostos na NBR 9050, pode-se concluir que de fato é urgente a necessidade de medidas cabíveis para prover acessibilidade e mobilidade nas instituições de ensino fundamental e médio em todas as regiões do Brasil.
id UFER_0edd0474a49026a9772fa25bc5a41f4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8381
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAAcessibilidadeNBR 9050Escolas acessíveisEscolas públicasEstudo bibliográficoIndependentemente da classe social, religião, política ou condição física, as pessoas têm direito a formação escolar/acadêmica assegurada por lei. A promoção da acessibilidade é um fator determinante para inclusão social das pessoas com deficiência. Assim, o presente trabalho terá como objetivo geral a realização de uma análise das modificações realizadas em 67 escolas do ensino fundamental e médio, tomando como base a NBR 9050, responsável por regulamentar diversos ambientes, tornando-os acessíveis a todas as pessoas. Além disso, buscamos avaliar as mudanças na arquitetura de instituições de ensino médio. Analisamos as principais deficiências nos equipamentos destinados a acessibilidade, e no sugerimos pontos a serem melhorados nas arquiteturas das instituições de ensino com base na NBR 9050/2020. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, sendo de caráter descritivo, natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Ficou constatado que as modificações visando a acessibilidade em instituições de ensino fundamental e médio brasileiras pouco ocorreram, assim como a disponibilização de meios para inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar. Ficou constatado a ausência do básico para a acessibilidade, tal como parâmetros antropométricos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aparelhos de acessibilidade em ambientes abertos ou confinados, entre outros. Devido à ausência de fatores que possibilitassem a promoção ideal de acessibilidade e mobilidade dispostos na NBR 9050, pode-se concluir que de fato é urgente a necessidade de medidas cabíveis para prover acessibilidade e mobilidade nas instituições de ensino fundamental e médio em todas as regiões do Brasil.56 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNogueira, Núbia Alves de SouzaNogueira, Núbia Alves de SouzaNogueira, Núbia Alves de SouzaSoares, Alessandra Miranda MendesCunha, Enai Taveira daDiniz, Danilo Souza Vieira2023-01-19T17:47:09Z2023-01-19T17:47:09Z2021-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T18:23:18Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8381Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T18:23:18Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
title Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
spellingShingle Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
Diniz, Danilo Souza Vieira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Acessibilidade
NBR 9050
Escolas acessíveis
Escolas públicas
Estudo bibliográfico
title_short Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
title_full Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
title_fullStr Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
title_full_unstemmed Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
title_sort Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
author Diniz, Danilo Souza Vieira
author_facet Diniz, Danilo Souza Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Núbia Alves de Souza
Nogueira, Núbia Alves de Souza
Nogueira, Núbia Alves de Souza
Soares, Alessandra Miranda Mendes
Cunha, Enai Taveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Danilo Souza Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Acessibilidade
NBR 9050
Escolas acessíveis
Escolas públicas
Estudo bibliográfico
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Acessibilidade
NBR 9050
Escolas acessíveis
Escolas públicas
Estudo bibliográfico
description Independentemente da classe social, religião, política ou condição física, as pessoas têm direito a formação escolar/acadêmica assegurada por lei. A promoção da acessibilidade é um fator determinante para inclusão social das pessoas com deficiência. Assim, o presente trabalho terá como objetivo geral a realização de uma análise das modificações realizadas em 67 escolas do ensino fundamental e médio, tomando como base a NBR 9050, responsável por regulamentar diversos ambientes, tornando-os acessíveis a todas as pessoas. Além disso, buscamos avaliar as mudanças na arquitetura de instituições de ensino médio. Analisamos as principais deficiências nos equipamentos destinados a acessibilidade, e no sugerimos pontos a serem melhorados nas arquiteturas das instituições de ensino com base na NBR 9050/2020. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, sendo de caráter descritivo, natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Ficou constatado que as modificações visando a acessibilidade em instituições de ensino fundamental e médio brasileiras pouco ocorreram, assim como a disponibilização de meios para inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar. Ficou constatado a ausência do básico para a acessibilidade, tal como parâmetros antropométricos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aparelhos de acessibilidade em ambientes abertos ou confinados, entre outros. Devido à ausência de fatores que possibilitassem a promoção ideal de acessibilidade e mobilidade dispostos na NBR 9050, pode-se concluir que de fato é urgente a necessidade de medidas cabíveis para prover acessibilidade e mobilidade nas instituições de ensino fundamental e médio em todas as regiões do Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-20
2023-01-19T17:47:09Z
2023-01-19T17:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747457405353984