Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381 |
Resumo: | Independentemente da classe social, religião, política ou condição física, as pessoas têm direito a formação escolar/acadêmica assegurada por lei. A promoção da acessibilidade é um fator determinante para inclusão social das pessoas com deficiência. Assim, o presente trabalho terá como objetivo geral a realização de uma análise das modificações realizadas em 67 escolas do ensino fundamental e médio, tomando como base a NBR 9050, responsável por regulamentar diversos ambientes, tornando-os acessíveis a todas as pessoas. Além disso, buscamos avaliar as mudanças na arquitetura de instituições de ensino médio. Analisamos as principais deficiências nos equipamentos destinados a acessibilidade, e no sugerimos pontos a serem melhorados nas arquiteturas das instituições de ensino com base na NBR 9050/2020. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, sendo de caráter descritivo, natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Ficou constatado que as modificações visando a acessibilidade em instituições de ensino fundamental e médio brasileiras pouco ocorreram, assim como a disponibilização de meios para inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar. Ficou constatado a ausência do básico para a acessibilidade, tal como parâmetros antropométricos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aparelhos de acessibilidade em ambientes abertos ou confinados, entre outros. Devido à ausência de fatores que possibilitassem a promoção ideal de acessibilidade e mobilidade dispostos na NBR 9050, pode-se concluir que de fato é urgente a necessidade de medidas cabíveis para prover acessibilidade e mobilidade nas instituições de ensino fundamental e médio em todas as regiões do Brasil. |
id |
UFER_0edd0474a49026a9772fa25bc5a41f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8381 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAAcessibilidadeNBR 9050Escolas acessíveisEscolas públicasEstudo bibliográficoIndependentemente da classe social, religião, política ou condição física, as pessoas têm direito a formação escolar/acadêmica assegurada por lei. A promoção da acessibilidade é um fator determinante para inclusão social das pessoas com deficiência. Assim, o presente trabalho terá como objetivo geral a realização de uma análise das modificações realizadas em 67 escolas do ensino fundamental e médio, tomando como base a NBR 9050, responsável por regulamentar diversos ambientes, tornando-os acessíveis a todas as pessoas. Além disso, buscamos avaliar as mudanças na arquitetura de instituições de ensino médio. Analisamos as principais deficiências nos equipamentos destinados a acessibilidade, e no sugerimos pontos a serem melhorados nas arquiteturas das instituições de ensino com base na NBR 9050/2020. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, sendo de caráter descritivo, natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Ficou constatado que as modificações visando a acessibilidade em instituições de ensino fundamental e médio brasileiras pouco ocorreram, assim como a disponibilização de meios para inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar. Ficou constatado a ausência do básico para a acessibilidade, tal como parâmetros antropométricos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aparelhos de acessibilidade em ambientes abertos ou confinados, entre outros. Devido à ausência de fatores que possibilitassem a promoção ideal de acessibilidade e mobilidade dispostos na NBR 9050, pode-se concluir que de fato é urgente a necessidade de medidas cabíveis para prover acessibilidade e mobilidade nas instituições de ensino fundamental e médio em todas as regiões do Brasil.56 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNogueira, Núbia Alves de SouzaNogueira, Núbia Alves de SouzaNogueira, Núbia Alves de SouzaSoares, Alessandra Miranda MendesCunha, Enai Taveira daDiniz, Danilo Souza Vieira2023-01-19T17:47:09Z2023-01-19T17:47:09Z2021-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T18:23:18Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8381Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T18:23:18Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 |
title |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 |
spellingShingle |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 Diniz, Danilo Souza Vieira CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Acessibilidade NBR 9050 Escolas acessíveis Escolas públicas Estudo bibliográfico |
title_short |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 |
title_full |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 |
title_fullStr |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 |
title_sort |
Acessibilidade em escolas da educação básica: um estudo bibliográfico a partir da NBR 9050 |
author |
Diniz, Danilo Souza Vieira |
author_facet |
Diniz, Danilo Souza Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Núbia Alves de Souza Nogueira, Núbia Alves de Souza Nogueira, Núbia Alves de Souza Soares, Alessandra Miranda Mendes Cunha, Enai Taveira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Danilo Souza Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Acessibilidade NBR 9050 Escolas acessíveis Escolas públicas Estudo bibliográfico |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Acessibilidade NBR 9050 Escolas acessíveis Escolas públicas Estudo bibliográfico |
description |
Independentemente da classe social, religião, política ou condição física, as pessoas têm direito a formação escolar/acadêmica assegurada por lei. A promoção da acessibilidade é um fator determinante para inclusão social das pessoas com deficiência. Assim, o presente trabalho terá como objetivo geral a realização de uma análise das modificações realizadas em 67 escolas do ensino fundamental e médio, tomando como base a NBR 9050, responsável por regulamentar diversos ambientes, tornando-os acessíveis a todas as pessoas. Além disso, buscamos avaliar as mudanças na arquitetura de instituições de ensino médio. Analisamos as principais deficiências nos equipamentos destinados a acessibilidade, e no sugerimos pontos a serem melhorados nas arquiteturas das instituições de ensino com base na NBR 9050/2020. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, sendo de caráter descritivo, natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Ficou constatado que as modificações visando a acessibilidade em instituições de ensino fundamental e médio brasileiras pouco ocorreram, assim como a disponibilização de meios para inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar. Ficou constatado a ausência do básico para a acessibilidade, tal como parâmetros antropométricos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aparelhos de acessibilidade em ambientes abertos ou confinados, entre outros. Devido à ausência de fatores que possibilitassem a promoção ideal de acessibilidade e mobilidade dispostos na NBR 9050, pode-se concluir que de fato é urgente a necessidade de medidas cabíveis para prover acessibilidade e mobilidade nas instituições de ensino fundamental e médio em todas as regiões do Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-20 2023-01-19T17:47:09Z 2023-01-19T17:47:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747457405353984 |