PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, José Andreey Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Furtado, Gil Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Environmental Smoke
Texto Completo: https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/75
Resumo: A tuberculose bovina é uma enfermidade causada por Mycobacterium bovis, possuindo grande importância para saúde pública devido ao seu alto poder zoonótico, sendo responsável por causar enormes prejuízos aos pecuaristas ocasionando diminuição na produção de leite, morte de animais, diminuição no peso, descarte precoce e condenações de carcaças ao abate. Objetivou-se relatar a prevalência de tuberculose em bovinos no município de Major Izidoro(estado de Alagoas, Nordeste do Brasil), uma das principais cidades da bacia leiteira de Alagoana, entre agosto de 2015 e junho de 2016. Foram submetidos ao teste alérgico-cutâneo com tuberculina bovina 183 bovinos de ambos os sexos e variadas idades, divididos em nove propriedades do município, utilizando-se teste cervical simplespara identificar animais positivos e negativos no rebanho. Na leitura dos testes foram constatados 7 animais inconclusivos, 176 negativos e nenhum positivo para a enfermidade. Os testes foram feitos seguindo as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Os dados da pesquisa demonstram que as medidas de fiscalização e ações sanitárias profiláticas adotadas nestas fazendas venham surtindo efeito contra a enfermidade, não significando que a tuberculose bovina esteja erradicada no município.
id ES_ee3e647d9451706b1d13a29ddff04b34
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/75
network_acronym_str ES
network_name_str Environmental Smoke
repository_id_str
spelling PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASILMycobacterium bovisZoonosePrevalência.A tuberculose bovina é uma enfermidade causada por Mycobacterium bovis, possuindo grande importância para saúde pública devido ao seu alto poder zoonótico, sendo responsável por causar enormes prejuízos aos pecuaristas ocasionando diminuição na produção de leite, morte de animais, diminuição no peso, descarte precoce e condenações de carcaças ao abate. Objetivou-se relatar a prevalência de tuberculose em bovinos no município de Major Izidoro(estado de Alagoas, Nordeste do Brasil), uma das principais cidades da bacia leiteira de Alagoana, entre agosto de 2015 e junho de 2016. Foram submetidos ao teste alérgico-cutâneo com tuberculina bovina 183 bovinos de ambos os sexos e variadas idades, divididos em nove propriedades do município, utilizando-se teste cervical simplespara identificar animais positivos e negativos no rebanho. Na leitura dos testes foram constatados 7 animais inconclusivos, 176 negativos e nenhum positivo para a enfermidade. Os testes foram feitos seguindo as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Os dados da pesquisa demonstram que as medidas de fiscalização e ações sanitárias profiláticas adotadas nestas fazendas venham surtindo efeito contra a enfermidade, não significando que a tuberculose bovina esteja erradicada no município.Environmental Smoke Institute2019-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/7510.32435/envsmoke.20192309-16Environmental Smoke; Vol. 2 No. 3 (2019); 09-16Environmental Smoke; v. 2 n. 3 (2019); 09-162595-5527reponame:Environmental Smokeinstname:Environmental Smokeinstacron:ESporhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/75/64Copyright (c) 2019 José Andreey Almeida Teles, Gil Dutra Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles, José Andreey AlmeidaFurtado, Gil Dutra2021-03-14T04:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/75Revistahttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmokePRIhttps://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/oaismoke@environmentalsmoke.com.br2595-55272595-5527opendoar:2023-01-12T16:41:18.777868Environmental Smoke - Environmental Smokefalse
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
title PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
spellingShingle PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
Teles, José Andreey Almeida
Mycobacterium bovis
Zoonose
Prevalência.
title_short PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
title_full PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
title_fullStr PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
title_sort PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE EM BOVINOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DO BRASIL
author Teles, José Andreey Almeida
author_facet Teles, José Andreey Almeida
Furtado, Gil Dutra
author_role author
author2 Furtado, Gil Dutra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, José Andreey Almeida
Furtado, Gil Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Mycobacterium bovis
Zoonose
Prevalência.
topic Mycobacterium bovis
Zoonose
Prevalência.
description A tuberculose bovina é uma enfermidade causada por Mycobacterium bovis, possuindo grande importância para saúde pública devido ao seu alto poder zoonótico, sendo responsável por causar enormes prejuízos aos pecuaristas ocasionando diminuição na produção de leite, morte de animais, diminuição no peso, descarte precoce e condenações de carcaças ao abate. Objetivou-se relatar a prevalência de tuberculose em bovinos no município de Major Izidoro(estado de Alagoas, Nordeste do Brasil), uma das principais cidades da bacia leiteira de Alagoana, entre agosto de 2015 e junho de 2016. Foram submetidos ao teste alérgico-cutâneo com tuberculina bovina 183 bovinos de ambos os sexos e variadas idades, divididos em nove propriedades do município, utilizando-se teste cervical simplespara identificar animais positivos e negativos no rebanho. Na leitura dos testes foram constatados 7 animais inconclusivos, 176 negativos e nenhum positivo para a enfermidade. Os testes foram feitos seguindo as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Os dados da pesquisa demonstram que as medidas de fiscalização e ações sanitárias profiláticas adotadas nestas fazendas venham surtindo efeito contra a enfermidade, não significando que a tuberculose bovina esteja erradicada no município.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/75
10.32435/envsmoke.20192309-16
url https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/75
identifier_str_mv 10.32435/envsmoke.20192309-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://environmentalsmoke.com.br/index.php/EnvSmoke/article/view/75/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 José Andreey Almeida Teles, Gil Dutra Furtado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 José Andreey Almeida Teles, Gil Dutra Furtado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
publisher.none.fl_str_mv Environmental Smoke Institute
dc.source.none.fl_str_mv Environmental Smoke; Vol. 2 No. 3 (2019); 09-16
Environmental Smoke; v. 2 n. 3 (2019); 09-16
2595-5527
reponame:Environmental Smoke
instname:Environmental Smoke
instacron:ES
instname_str Environmental Smoke
instacron_str ES
institution ES
reponame_str Environmental Smoke
collection Environmental Smoke
repository.name.fl_str_mv Environmental Smoke - Environmental Smoke
repository.mail.fl_str_mv smoke@environmentalsmoke.com.br
_version_ 1797051134974623744