AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS AMARAL, ANA PAULA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: DA SILVA, EDUARDO SOARES, DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pensamento Jurídico
Texto Completo: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/597
Resumo: O presente artigo tem por objetivo geral analisar a problemática entre as fronteiras e os Direitos Humanos, tendo como pano de fundo o momento pandêmico, no qual todo o planeta tem vivenciado desde 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é consoante ao fenômeno bibliográfico e ao método dedutivo. Diante da pandemia do COVID-19, a necessidade de se fazer Lockdown, distanciamento social e ainda em alguns casos os fechamentos de fronteiras - não permitindo saí­da e nem a entrada de pessoas fora do contexto geográfico de cada paí­s. Nessa perspectiva de fechamento de fronteiras, pode ser destacada algumas nuances que se encontram totalmente relacionadas aos Direitos Humanos, de plano preliminar pode ser vislumbrado a problemática da saúde, uma vez fechadas as fronteiras situações de refugiados que tentam entrar num determinado paí­s são negadas colocando em risco vidas por conta da saúde e sua oferta. Majorando essa nuance é trazida à baila a questão dos migrantes que, em tese, já apresentam uma condição de extrema vulnerabilidade, e que, neste momento atual de pandemia, a possibilidade de violação dos Direitos Humanos pode até mesmo lhes valer a vida. Ao desenvolvimento da presente pesquisa chegou-se à conclusão que no tocante às fronteiras, os migrantes e a pandemia, a violação mais latente dos Direitos Humanos é correspondente a saúde, uma vez a impossibilidade de assegurar aos migrantes em face a precariedade do sistema de saúde, e na vulnerabilidade que recai ao quesito do normal quando se pensa nos indiví­duos considerados como migrante.
id FADISP-1_19fd8b312e6bb98f849999e02ee7eef5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.unialfa.com.br:article/597
network_acronym_str FADISP-1
network_name_str Revista Pensamento Jurídico
repository_id_str
spelling AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOSO presente artigo tem por objetivo geral analisar a problemática entre as fronteiras e os Direitos Humanos, tendo como pano de fundo o momento pandêmico, no qual todo o planeta tem vivenciado desde 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é consoante ao fenômeno bibliográfico e ao método dedutivo. Diante da pandemia do COVID-19, a necessidade de se fazer Lockdown, distanciamento social e ainda em alguns casos os fechamentos de fronteiras - não permitindo saí­da e nem a entrada de pessoas fora do contexto geográfico de cada paí­s. Nessa perspectiva de fechamento de fronteiras, pode ser destacada algumas nuances que se encontram totalmente relacionadas aos Direitos Humanos, de plano preliminar pode ser vislumbrado a problemática da saúde, uma vez fechadas as fronteiras situações de refugiados que tentam entrar num determinado paí­s são negadas colocando em risco vidas por conta da saúde e sua oferta. Majorando essa nuance é trazida à baila a questão dos migrantes que, em tese, já apresentam uma condição de extrema vulnerabilidade, e que, neste momento atual de pandemia, a possibilidade de violação dos Direitos Humanos pode até mesmo lhes valer a vida. Ao desenvolvimento da presente pesquisa chegou-se à conclusão que no tocante às fronteiras, os migrantes e a pandemia, a violação mais latente dos Direitos Humanos é correspondente a saúde, uma vez a impossibilidade de assegurar aos migrantes em face a precariedade do sistema de saúde, e na vulnerabilidade que recai ao quesito do normal quando se pensa nos indiví­duos considerados como migrante.Revista Pensamento Jurídico2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/597Revista Pensamento Jurídico; v. 16 n. 1 (2022)2447-85712238-944Xreponame:Revista Pensamento Jurídicoinstname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)instacron:FADISPporhttps://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/597/504Copyright (c) 2022 Revista Pensamento Jurí­dicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS AMARAL, ANA PAULADA SILVA, EDUARDO SOARESDAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL2023-09-05T02:42:55Zoai:ojs2.ojs.unialfa.com.br:article/597Revistahttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/indexPUBhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/oairevistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||2447-85712238-944Xopendoar:2023-09-05T02:42:55Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)false
dc.title.none.fl_str_mv AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
spellingShingle AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
MARTINS AMARAL, ANA PAULA
title_short AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_full AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_fullStr AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_full_unstemmed AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_sort AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
author MARTINS AMARAL, ANA PAULA
author_facet MARTINS AMARAL, ANA PAULA
DA SILVA, EDUARDO SOARES
DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
author_role author
author2 DA SILVA, EDUARDO SOARES
DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS AMARAL, ANA PAULA
DA SILVA, EDUARDO SOARES
DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
description O presente artigo tem por objetivo geral analisar a problemática entre as fronteiras e os Direitos Humanos, tendo como pano de fundo o momento pandêmico, no qual todo o planeta tem vivenciado desde 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é consoante ao fenômeno bibliográfico e ao método dedutivo. Diante da pandemia do COVID-19, a necessidade de se fazer Lockdown, distanciamento social e ainda em alguns casos os fechamentos de fronteiras - não permitindo saí­da e nem a entrada de pessoas fora do contexto geográfico de cada paí­s. Nessa perspectiva de fechamento de fronteiras, pode ser destacada algumas nuances que se encontram totalmente relacionadas aos Direitos Humanos, de plano preliminar pode ser vislumbrado a problemática da saúde, uma vez fechadas as fronteiras situações de refugiados que tentam entrar num determinado paí­s são negadas colocando em risco vidas por conta da saúde e sua oferta. Majorando essa nuance é trazida à baila a questão dos migrantes que, em tese, já apresentam uma condição de extrema vulnerabilidade, e que, neste momento atual de pandemia, a possibilidade de violação dos Direitos Humanos pode até mesmo lhes valer a vida. Ao desenvolvimento da presente pesquisa chegou-se à conclusão que no tocante às fronteiras, os migrantes e a pandemia, a violação mais latente dos Direitos Humanos é correspondente a saúde, uma vez a impossibilidade de assegurar aos migrantes em face a precariedade do sistema de saúde, e na vulnerabilidade que recai ao quesito do normal quando se pensa nos indiví­duos considerados como migrante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/597
url https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/597/504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pensamento Jurí­dico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pensamento Jurí­dico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico; v. 16 n. 1 (2022)
2447-8571
2238-944X
reponame:Revista Pensamento Jurídico
instname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron:FADISP
instname_str Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron_str FADISP
institution FADISP
reponame_str Revista Pensamento Jurídico
collection Revista Pensamento Jurídico
repository.name.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
repository.mail.fl_str_mv revistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||
_version_ 1798045993987473408