AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS AMARAL, ANA PAULA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: DA SILVA, EDUARDO SOARES, DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pensamento Jurídico
Texto Completo: https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/336
Resumo: O presente artigo tem por objetivo geral analisar a problemática entre as fronteiras e os Direitos Humanos, tendo como pano de fundo o momento pandêmico, no qual todo o planeta tem vivenciado desde 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é consoante ao fenômeno bibliográfico e ao método dedutivo. Diante da pandemia do COVID-19, a necessidade de se fazer Lockdown, distanciamento social e ainda em alguns casos os fechamentos de fronteiras - não permitindo saída e nem a entrada de pessoas fora do contexto geográfico de cada país. Nessa perspectiva de fechamento de fronteiras, pode ser destacada algumas nuances que se encontram totalmente relacionadas aos Direitos Humanos, de plano preliminar pode ser vislumbrado a problemática da saúde, uma vez fechadas as fronteiras situações de refugiados que tentam entrar num determinado país são negadas colocando em risco vidas por conta da saúde e sua oferta. Majorando essa nuance é trazida à baila a questão dos migrantes que, em tese, já apresentam uma condição de extrema vulnerabilidade, e que, neste momento atual de pandemia, a possibilidade de violação dos Direitos Humanos pode até mesmo lhes valer a vida. Ao desenvolvimento da presente pesquisa chegou-se à conclusão que no tocante às fronteiras, os migrantes e a pandemia, a violação mais latente dos Direitos Humanos é correspondente a saúde, uma vez a impossibilidade de assegurar aos migrantes em face a precariedade do sistema de saúde, e na vulnerabilidade que recai ao quesito do normal quando se pensa nos indivíduos considerados como migrante.
id FADISP-1_bc0724708c63431fd12360b38801f9c9
oai_identifier_str oai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/336
network_acronym_str FADISP-1
network_name_str Revista Pensamento Jurídico
repository_id_str
spelling AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOSO presente artigo tem por objetivo geral analisar a problemática entre as fronteiras e os Direitos Humanos, tendo como pano de fundo o momento pandêmico, no qual todo o planeta tem vivenciado desde 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é consoante ao fenômeno bibliográfico e ao método dedutivo. Diante da pandemia do COVID-19, a necessidade de se fazer Lockdown, distanciamento social e ainda em alguns casos os fechamentos de fronteiras - não permitindo saída e nem a entrada de pessoas fora do contexto geográfico de cada país. Nessa perspectiva de fechamento de fronteiras, pode ser destacada algumas nuances que se encontram totalmente relacionadas aos Direitos Humanos, de plano preliminar pode ser vislumbrado a problemática da saúde, uma vez fechadas as fronteiras situações de refugiados que tentam entrar num determinado país são negadas colocando em risco vidas por conta da saúde e sua oferta. Majorando essa nuance é trazida à baila a questão dos migrantes que, em tese, já apresentam uma condição de extrema vulnerabilidade, e que, neste momento atual de pandemia, a possibilidade de violação dos Direitos Humanos pode até mesmo lhes valer a vida. Ao desenvolvimento da presente pesquisa chegou-se à conclusão que no tocante às fronteiras, os migrantes e a pandemia, a violação mais latente dos Direitos Humanos é correspondente a saúde, uma vez a impossibilidade de assegurar aos migrantes em face a precariedade do sistema de saúde, e na vulnerabilidade que recai ao quesito do normal quando se pensa nos indivíduos considerados como migrante.Revista Pensamento JurídicoMARTINS AMARAL, ANA PAULADA SILVA, EDUARDO SOARESDAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/336Revista Pensamento Jurídico; v. 16, n. 1 (2022)2447-85712238944Xreponame:Revista Pensamento Jurídicoinstname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)instacron:FADISPporhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/336/394Direitos autorais 2022 Revista Pensamento Jurídicoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T22:07:32Zoai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/336Revistahttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/indexPUBhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/oairevistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||2447-85712238-944Xopendoar:2022-05-06T22:07:32Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)false
dc.title.none.fl_str_mv AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
spellingShingle AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
MARTINS AMARAL, ANA PAULA
title_short AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_full AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_fullStr AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_full_unstemmed AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
title_sort AS FRONTEIRAS DA PANDEMIA, LOCKDOWN E OS DIREITOS HUMANOS
author MARTINS AMARAL, ANA PAULA
author_facet MARTINS AMARAL, ANA PAULA
DA SILVA, EDUARDO SOARES
DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
author_role author
author2 DA SILVA, EDUARDO SOARES
DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS AMARAL, ANA PAULA
DA SILVA, EDUARDO SOARES
DAAKOUR BARAKAT, NAJAH JAMAL
description O presente artigo tem por objetivo geral analisar a problemática entre as fronteiras e os Direitos Humanos, tendo como pano de fundo o momento pandêmico, no qual todo o planeta tem vivenciado desde 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é consoante ao fenômeno bibliográfico e ao método dedutivo. Diante da pandemia do COVID-19, a necessidade de se fazer Lockdown, distanciamento social e ainda em alguns casos os fechamentos de fronteiras - não permitindo saída e nem a entrada de pessoas fora do contexto geográfico de cada país. Nessa perspectiva de fechamento de fronteiras, pode ser destacada algumas nuances que se encontram totalmente relacionadas aos Direitos Humanos, de plano preliminar pode ser vislumbrado a problemática da saúde, uma vez fechadas as fronteiras situações de refugiados que tentam entrar num determinado país são negadas colocando em risco vidas por conta da saúde e sua oferta. Majorando essa nuance é trazida à baila a questão dos migrantes que, em tese, já apresentam uma condição de extrema vulnerabilidade, e que, neste momento atual de pandemia, a possibilidade de violação dos Direitos Humanos pode até mesmo lhes valer a vida. Ao desenvolvimento da presente pesquisa chegou-se à conclusão que no tocante às fronteiras, os migrantes e a pandemia, a violação mais latente dos Direitos Humanos é correspondente a saúde, uma vez a impossibilidade de assegurar aos migrantes em face a precariedade do sistema de saúde, e na vulnerabilidade que recai ao quesito do normal quando se pensa nos indivíduos considerados como migrante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/336
url https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/336/394
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Pensamento Jurídico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Pensamento Jurídico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico; v. 16, n. 1 (2022)
2447-8571
2238944X
reponame:Revista Pensamento Jurídico
instname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron:FADISP
instname_str Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron_str FADISP
institution FADISP
reponame_str Revista Pensamento Jurídico
collection Revista Pensamento Jurídico
repository.name.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
repository.mail.fl_str_mv revistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||
_version_ 1798045996353060864