A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolski, Laís Andressa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Camila Salgueiro da Purificação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pensamento Jurídico
Texto Completo: https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/68
Resumo: Este artigo é dedicado ao estudo da tutela provisória no novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), que é subdividida em tutela de evidência e tutela de urgência. A tutela provisória visa a efetividade do direito pleiteado pela parte, mormente nos casos em que se exige a resolução de questões em caráter de urgência. A tutela de urgência poderá ser cautelar (de caráter antecedente ou incidental) ou antecipada (que também poderá ter caráter antecedente ou incidental), e poderá ter função satisfativa ou assecuratória. Em relação à tutela de urgência antecipada de caráter antecedente, houve a consagração do instituto da estabilização, tema central do presente. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica e documental. O tema foi abordado sob o viés comparativo com o Código de Processo Civil de 1973, versando acerca dos aspectos gerais da tutela provisória (questão principiológica da tutela de direitos e caráter precário da tutela provisória), das questões procedimentais (competência, requerimento da parte, recurso cabível, característica da interinalidade no processo, fundamentação, momento de concessão da tutela provisória, eficácia, efetivação e fungibilidade das tutelas provisórias) e especificamente acerca da estabilização da tutela de urgência satisfativa requerida em caráter antecedente no Novo Código de Processo Civil.
id FADISP-1_f177ae34bf58fa26494fffea7139e80e
oai_identifier_str oai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/68
network_acronym_str FADISP-1
network_name_str Revista Pensamento Jurídico
repository_id_str
spelling A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVILEste artigo é dedicado ao estudo da tutela provisória no novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), que é subdividida em tutela de evidência e tutela de urgência. A tutela provisória visa a efetividade do direito pleiteado pela parte, mormente nos casos em que se exige a resolução de questões em caráter de urgência. A tutela de urgência poderá ser cautelar (de caráter antecedente ou incidental) ou antecipada (que também poderá ter caráter antecedente ou incidental), e poderá ter função satisfativa ou assecuratória. Em relação à tutela de urgência antecipada de caráter antecedente, houve a consagração do instituto da estabilização, tema central do presente. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica e documental. O tema foi abordado sob o viés comparativo com o Código de Processo Civil de 1973, versando acerca dos aspectos gerais da tutela provisória (questão principiológica da tutela de direitos e caráter precário da tutela provisória), das questões procedimentais (competência, requerimento da parte, recurso cabível, característica da interinalidade no processo, fundamentação, momento de concessão da tutela provisória, eficácia, efetivação e fungibilidade das tutelas provisórias) e especificamente acerca da estabilização da tutela de urgência satisfativa requerida em caráter antecedente no Novo Código de Processo Civil.Revista Pensamento JurídicoWolski, Laís AndressaMarques, Camila Salgueiro da Purificação2017-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/68Revista Pensamento Jurídico; v. 10, n. 2 (2016)2447-85712238944Xreponame:Revista Pensamento Jurídicoinstname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)instacron:FADISPporhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/68/71Direitos autorais 2017 Revista Pensamento Jurídicoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-07T21:07:26Zoai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/68Revistahttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/indexPUBhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/oairevistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||2447-85712238-944Xopendoar:2017-04-07T21:07:26Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
title A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
spellingShingle A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Wolski, Laís Andressa
title_short A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
title_full A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
title_fullStr A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
title_full_unstemmed A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
title_sort A ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA DE URGÊNCIA ANTECIPATÓRIA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
author Wolski, Laís Andressa
author_facet Wolski, Laís Andressa
Marques, Camila Salgueiro da Purificação
author_role author
author2 Marques, Camila Salgueiro da Purificação
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolski, Laís Andressa
Marques, Camila Salgueiro da Purificação
description Este artigo é dedicado ao estudo da tutela provisória no novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), que é subdividida em tutela de evidência e tutela de urgência. A tutela provisória visa a efetividade do direito pleiteado pela parte, mormente nos casos em que se exige a resolução de questões em caráter de urgência. A tutela de urgência poderá ser cautelar (de caráter antecedente ou incidental) ou antecipada (que também poderá ter caráter antecedente ou incidental), e poderá ter função satisfativa ou assecuratória. Em relação à tutela de urgência antecipada de caráter antecedente, houve a consagração do instituto da estabilização, tema central do presente. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica e documental. O tema foi abordado sob o viés comparativo com o Código de Processo Civil de 1973, versando acerca dos aspectos gerais da tutela provisória (questão principiológica da tutela de direitos e caráter precário da tutela provisória), das questões procedimentais (competência, requerimento da parte, recurso cabível, característica da interinalidade no processo, fundamentação, momento de concessão da tutela provisória, eficácia, efetivação e fungibilidade das tutelas provisórias) e especificamente acerca da estabilização da tutela de urgência satisfativa requerida em caráter antecedente no Novo Código de Processo Civil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/68
url https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/68/71
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pensamento Jurídico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pensamento Jurídico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico; v. 10, n. 2 (2016)
2447-8571
2238944X
reponame:Revista Pensamento Jurídico
instname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron:FADISP
instname_str Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron_str FADISP
institution FADISP
reponame_str Revista Pensamento Jurídico
collection Revista Pensamento Jurídico
repository.name.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
repository.mail.fl_str_mv revistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||
_version_ 1798045996540755968