Interação física e música: o uso da orquestra de taças como instrumento de ensino de ondas sonoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Isaías Fernandes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tozato, Odair Jose
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/455
Resumo: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Física. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes Gomes.
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spelling Interação física e música: o uso da orquestra de taças como instrumento de ensino de ondas sonorasFísicaAtividade experimentalEnsino de físicaOndas sonorasMonografia apresentada ao curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Física. Prof. Orientador: Esp. Isaías Fernandes Gomes.A Física é uma ciência que contempla uma das áreas mais fascinantes do conhecimento humano, e é também um fundamental componente curricular do ensino médio, porém é uma das disciplinas que mais aflora o temor e a aversão dos estudantes. Perante tamanho obstáculo é clara a necessidade de se adotar novas praticas pedagógicas, novas metodologias de ensino, fugindo um pouco das convencionais e cansativas aulas expositivas, onde tenha mais dinamismo e pratica nas aulas, inserindo algo novo, elementos que facilite ao professor prender a atenção dos estudantes para o ensino da Física, assim também proporcionar a os alunos maior interesse para com a ciência. O presente estudo apresenta uma proposta para a utilização da música e instrumentos musicais caseiros, que podem ser confeccionados pelos próprios alunos, como ferramenta de ensino de física, em especial Ondas Sonoras, um tema da Física muito importante que está presente em nosso cotidiano, e é tido como um assunto muito complexo por parte dos estudantes, e pode ser um bom recurso para atingir o objetivo. A utilização desse mecanismo de ensino poderá encurtar a distância existente entre professores e alunos, possibilitando a existência de um processo mútuo de ensino/aprendizagem, facilitando a compreensão do conteúdo por parte dos estudantes.FAEMA2017-12-05T20:48:17Z2017-12-05T20:48:17Z2015info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Isaías FernandesTozato, Odair Josereponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-02-17T19:32:54Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/455Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-02-17T19:32:54Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
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