Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brondani Filomena Maria Minetto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Érica Souza De
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671
Resumo: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profª Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.
id FAEMA-1_736fa2b0bad15e02fd7f4ae52c66682a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/671
network_acronym_str FAEMA-1
network_name_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository_id_str
spelling Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na práticaQuímicaTabela PeriódicaMetodologia inovadoraContextualizaçãoMonografia apresentada ao curso de Graduação em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profª Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.A experiência aqui relatada fez parte do projeto desenvolvido durante o Estágio Supervisionado IV, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho no município de Ariquemes-RO, trata-se de uma proposta metodológica, desenvolvida a partir de matérias do cotidiano, com ênfase na contextualização para o ensino dos elementos químicos e identificação destes na Tabela Periódica. Durante a realização da atividade os alunos, com o auxílio de materiais do cotidiano, identificaram os elementos químicos presentes em cada material ao mesmo tempo em que fizeram a localização desses elementos na tabela periódica, também foi aplicado um questionário fechado, antes e após a realização da proposta metodológica. As respostas evidenciaram a eficiência da metodologia adotada, vistos que os questionários apontaram uma melhora no conhecimento dos alunos em relação a tabela periódica. Ficou claro que uma alternativa para melhorar a aprendizagem é optar pela contextualização do ensino a partir utilização do conhecimento prévio do discente como fator gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do educando como cidadão, bem como possibilitou um aprendizado significativo e dinâmico que promoveu interatividade entre aluno e estagiária, confirmando a teoria que uma proposta inovadora trás motivação e promove o aprimoramento do processo ensino e aprendizagem.FAEMA2017-12-07T01:39:53Z2017-12-07T01:39:53Z2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrondani Filomena Maria MinettoAndrade, Érica Souza Dereponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-02T01:20:31Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/671Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-02T01:20:31Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
title Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
spellingShingle Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
Brondani Filomena Maria Minetto
Química
Tabela Periódica
Metodologia inovadora
Contextualização
title_short Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
title_full Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
title_fullStr Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
title_full_unstemmed Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
title_sort Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
author Brondani Filomena Maria Minetto
author_facet Brondani Filomena Maria Minetto
Andrade, Érica Souza De
author_role author
author2 Andrade, Érica Souza De
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brondani Filomena Maria Minetto
Andrade, Érica Souza De
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Tabela Periódica
Metodologia inovadora
Contextualização
topic Química
Tabela Periódica
Metodologia inovadora
Contextualização
description Monografia apresentada ao curso de Graduação em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profª Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-07T01:39:53Z
2017-12-07T01:39:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671
url http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron:FAEMA
instname_str Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron_str FAEMA
institution FAEMA
reponame_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
collection Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
repository.mail.fl_str_mv secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br
_version_ 1816081164089163776