Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
Texto Completo: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671 |
Resumo: | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profª Ms. Filomena Maria Minetto Brondani. |
id |
FAEMA-1_736fa2b0bad15e02fd7f4ae52c66682a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/671 |
network_acronym_str |
FAEMA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na práticaQuímicaTabela PeriódicaMetodologia inovadoraContextualizaçãoMonografia apresentada ao curso de Graduação em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profª Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.A experiência aqui relatada fez parte do projeto desenvolvido durante o Estágio Supervisionado IV, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho no município de Ariquemes-RO, trata-se de uma proposta metodológica, desenvolvida a partir de matérias do cotidiano, com ênfase na contextualização para o ensino dos elementos químicos e identificação destes na Tabela Periódica. Durante a realização da atividade os alunos, com o auxílio de materiais do cotidiano, identificaram os elementos químicos presentes em cada material ao mesmo tempo em que fizeram a localização desses elementos na tabela periódica, também foi aplicado um questionário fechado, antes e após a realização da proposta metodológica. As respostas evidenciaram a eficiência da metodologia adotada, vistos que os questionários apontaram uma melhora no conhecimento dos alunos em relação a tabela periódica. Ficou claro que uma alternativa para melhorar a aprendizagem é optar pela contextualização do ensino a partir utilização do conhecimento prévio do discente como fator gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do educando como cidadão, bem como possibilitou um aprendizado significativo e dinâmico que promoveu interatividade entre aluno e estagiária, confirmando a teoria que uma proposta inovadora trás motivação e promove o aprimoramento do processo ensino e aprendizagem.FAEMA2017-12-07T01:39:53Z2017-12-07T01:39:53Z2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrondani Filomena Maria MinettoAndrade, Érica Souza Dereponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-02T01:20:31Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/671Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-02T01:20:31Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática |
title |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática |
spellingShingle |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática Brondani Filomena Maria Minetto Química Tabela Periódica Metodologia inovadora Contextualização |
title_short |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática |
title_full |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática |
title_fullStr |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática |
title_full_unstemmed |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática |
title_sort |
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática |
author |
Brondani Filomena Maria Minetto |
author_facet |
Brondani Filomena Maria Minetto Andrade, Érica Souza De |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Érica Souza De |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brondani Filomena Maria Minetto Andrade, Érica Souza De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Tabela Periódica Metodologia inovadora Contextualização |
topic |
Química Tabela Periódica Metodologia inovadora Contextualização |
description |
Monografia apresentada ao curso de Graduação em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Licenciada em Química. Orientadora: Profª Ms. Filomena Maria Minetto Brondani. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-07T01:39:53Z 2017-12-07T01:39:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671 |
url |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) instacron:FAEMA |
instname_str |
Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
instacron_str |
FAEMA |
institution |
FAEMA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
collection |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br |
_version_ |
1816081164089163776 |