Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brondani, Filomena Maria Mineto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lenz, Emillyn Colman
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2120
Resumo: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio ambiente como requisito parcial á obtenção do grau de Liceniada em Química. Orientador: Profº Ms. Filomena Maria Mineto Brondani
id FAEMA-1_9c721a718eba58ba26b0f3c608b11171
oai_identifier_str oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/2120
network_acronym_str FAEMA-1
network_name_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository_id_str
spelling Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamentalLicenciatura em químicaEnsino de químicaTabela periódicaProposta metodológicaElementos químicosMonografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio ambiente como requisito parcial á obtenção do grau de Liceniada em Química. Orientador: Profº Ms. Filomena Maria Mineto BrondaniO ensino da Química deve viabilizar a compreensão das transformações que ocorrem no mundo físico de forma ampla e inter-relacionada com outras áreas, para que os alunos possam julgar e tomar decisões diante a situações problemas. Nesta linha, este estudo propõe a utilização de um painel que relaciona os elementos químicos presentes na tabela periódica com objetos do cotidiano e, igualmente, pode servir para minimizar a aversão por parte de muitos alunos pela Química. Por conseguinte, os alunos poderão assimilar os elementos químicos ao relacioná-los com situações e ou objetos de seu cotidiano e, a execução desta metodologia, pretende favorecer a compreensão da tabela periódica por parte dos alunos do nono ano do ensino fundamental.FAEMA2018-07-24T23:13:05Z2018-07-24T23:13:05Z2018info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrondani, Filomena Maria MinetoLenz, Emillyn Colmanreponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-31T00:26:20Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/2120Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-31T00:26:20Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
title Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
Brondani, Filomena Maria Mineto
Licenciatura em química
Ensino de química
Tabela periódica
Proposta metodológica
Elementos químicos
title_short Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
title_full Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
title_sort Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
author Brondani, Filomena Maria Mineto
author_facet Brondani, Filomena Maria Mineto
Lenz, Emillyn Colman
author_role author
author2 Lenz, Emillyn Colman
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brondani, Filomena Maria Mineto
Lenz, Emillyn Colman
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em química
Ensino de química
Tabela periódica
Proposta metodológica
Elementos químicos
topic Licenciatura em química
Ensino de química
Tabela periódica
Proposta metodológica
Elementos químicos
description Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio ambiente como requisito parcial á obtenção do grau de Liceniada em Química. Orientador: Profº Ms. Filomena Maria Mineto Brondani
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24T23:13:05Z
2018-07-24T23:13:05Z
2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2120
url http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron:FAEMA
instname_str Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron_str FAEMA
institution FAEMA
reponame_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
collection Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
repository.mail.fl_str_mv secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br
_version_ 1816081166014349312