ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200 |
Resumo: | A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular. |
id |
FAMA-0_0754e5d106a56005cbc5d313a464edfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/200 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESBiologia; EnsinoEstágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia.A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACAPESGheno, Simara RodriguesRocha, Ana Gabriela da SilvaDal-Farra, Rossano André2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200Pedagogia em Foco; v. 11, n. 5 (2016): Pedagogia em Foco; 81-942178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200/165Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/200Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.998Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Gheno, Simara Rodrigues Biologia; Ensino Estágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia. |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Gheno, Simara Rodrigues |
author_facet |
Gheno, Simara Rodrigues Rocha, Ana Gabriela da Silva Dal-Farra, Rossano André |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Ana Gabriela da Silva Dal-Farra, Rossano André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gheno, Simara Rodrigues Rocha, Ana Gabriela da Silva Dal-Farra, Rossano André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia; Ensino Estágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia. |
topic |
Biologia; Ensino Estágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular. |
description |
A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200/165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 5 (2016): Pedagogia em Foco; 81-94 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926386855936 |