ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gheno, Simara Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Ana Gabriela da Silva, Dal-Farra, Rossano André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200
Resumo: A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular.
id FAMA-0_0754e5d106a56005cbc5d313a464edfb
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/200
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESBiologia; EnsinoEstágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia.A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACAPESGheno, Simara RodriguesRocha, Ana Gabriela da SilvaDal-Farra, Rossano André2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200Pedagogia em Foco; v. 11, n. 5 (2016): Pedagogia em Foco; 81-942178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200/165Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/200Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.998Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Gheno, Simara Rodrigues
Biologia; Ensino
Estágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia.
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ARTICULANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Gheno, Simara Rodrigues
author_facet Gheno, Simara Rodrigues
Rocha, Ana Gabriela da Silva
Dal-Farra, Rossano André
author_role author
author2 Rocha, Ana Gabriela da Silva
Dal-Farra, Rossano André
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Gheno, Simara Rodrigues
Rocha, Ana Gabriela da Silva
Dal-Farra, Rossano André
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia; Ensino
Estágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia.
topic Biologia; Ensino
Estágio supervisionado. Formação de professores. Ensino de biologia.
dc.description.none.fl_txt_mv A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular.
description A formação inicial de professores se caracteriza tradicionalmente pela dificuldade em vincular o conteúdo específico da área com o conhecimento pedagógico. Nesse cenário, o estágio supervisionado surge como a oportunidade de vivenciar a docência articulando estes saberes adequadamente. Diante desta questão, analisou-se os relatórios de estágio em Biologia de licenciandos com o objetivo de identificar as formas pelas quais os estudantes buscam congregar os distintos saberes na construção de práticas educativas relevantes e, principalmente, como manifestam seus olhares em relação a tal articulação diante da comunidade escolar na qual realizam o seu estágio. Foi verificado que, embora os estagiários apresentassem uma intencionalidade em relação a determinados princípios educacionais, ocorreu, em muitos casos, um processo de adaptação metodológica visando atender as necessidades dos alunos e as peculiaridades da escola e/ou do professor titular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/200/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 5 (2016): Pedagogia em Foco; 81-94
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926386855936