ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Mônica dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346
Resumo: O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar.
id FAMA-0_0a9c8e5fe6130684ee5481fc2fb864a6
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/346
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANOEnsino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica.O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACruz, Mônica dos SantosBarros, Marcelo Diniz Monteiro de2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/34610.29031/pedf.v13i9.346Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 130-1472178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346/281Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/346Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.371Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
title ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
spellingShingle ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
Cruz, Mônica dos Santos
Ensino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica.
title_short ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
title_full ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
title_fullStr ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
title_full_unstemmed ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
title_sort ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
author Cruz, Mônica dos Santos
author_facet Cruz, Mônica dos Santos
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
author_role author
author2 Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Mônica dos Santos
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica.
topic Ensino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar.
description O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346
10.29031/pedf.v13i9.346
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i9.346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346/281
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 130-147
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926515830784