ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346 |
Resumo: | O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar. |
id |
FAMA-0_0a9c8e5fe6130684ee5481fc2fb864a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/346 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANOEnsino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica.O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACruz, Mônica dos SantosBarros, Marcelo Diniz Monteiro de2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/34610.29031/pedf.v13i9.346Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 130-1472178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346/281Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/346Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.371Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO |
title |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO |
spellingShingle |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO Cruz, Mônica dos Santos Ensino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica. |
title_short |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO |
title_full |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO |
title_fullStr |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO |
title_full_unstemmed |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO |
title_sort |
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA FAVORECER O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRILHA DO CORPO HUMANO |
author |
Cruz, Mônica dos Santos |
author_facet |
Cruz, Mônica dos Santos Barros, Marcelo Diniz Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Mônica dos Santos Barros, Marcelo Diniz Monteiro de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica. |
topic |
Ensino de Ciências. Jogo de trilha como estratégia didática. Pesquisa em Educação Básica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar. |
description |
O presente trabalho trata da utilização de recursos pedagógicos lúdicos na prática diária do ensino de Ciências e Biologia para alunos do nível básico de ensino. A proposta consiste em uma atividade no formato de um jogo de trilha intitulado “A trilha do Corpo Humano” e, a partir de sua aplicação junto a alunos do 8º. Ano do Ensino fundamental, verificar sua eficácia como instrumento potencializador do ensino do Tema Corpo Humano e Saúde, obrigatório segundo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação do jogo “A Trilha do corpo Humano”, seguido de um questionário de avaliação deste, associado a outros recursos didáticos em três turmas, de forma a se obter um comparativo do percentual da média obtida em uma avaliação diagnóstica destas três turmas em relação a uma turma controle. Realizados os procedimentos e a partir da análise dos dados obtidos foi possível comprovar que o jogo “A Trilha do Corpo Humano” pode ser entendido como um recurso pedagógico que favorece o ensino num contexto de uma aprendizagem cooperativa, uma vez que, no formato de jogo, em que foi criado, os alunos sentem uma atração e prazer maior em participar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346 10.29031/pedf.v13i9.346 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i9.346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/346/281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 130-147 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926515830784 |