A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260 |
Resumo: | A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia. |
id |
FAMA-0_3bf9cdf94bd1adb88b32925b90e2882a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/260 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃOPesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados.A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAEugenio, BeneditoTrindade, Lucas Bonina2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 117-1322178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260/211Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/260Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.729Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO Eugenio, Benedito Pesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados. |
title_short |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
author |
Eugenio, Benedito |
author_facet |
Eugenio, Benedito Trindade, Lucas Bonina |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Lucas Bonina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eugenio, Benedito Trindade, Lucas Bonina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados. |
topic |
Pesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia. |
description |
A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260/211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 117-132 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926348058624 |