A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugenio, Benedito
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Trindade, Lucas Bonina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260
Resumo: A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia.
id FAMA-0_3bf9cdf94bd1adb88b32925b90e2882a
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/260
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃOPesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados.A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAEugenio, BeneditoTrindade, Lucas Bonina2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 117-1322178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260/211Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/260Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.729Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
spellingShingle A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Eugenio, Benedito
Pesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados.
title_short A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_fullStr A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_sort A ENTREVISTA NARRATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
author Eugenio, Benedito
author_facet Eugenio, Benedito
Trindade, Lucas Bonina
author_role author
author2 Trindade, Lucas Bonina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugenio, Benedito
Trindade, Lucas Bonina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados.
topic Pesquisa qualitativa. Entrevista narrativa. Análise de dados.
dc.description.none.fl_txt_mv A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia.
description A pesquisa qualitativa, em seus diferentes tipos, tem se ampliado consideravelmente no Brasil. Principalmente a partir dos anos 1980, diversos tipos de investigação qualitativa têm contribuído para o maior conhecimento da escola, desde as políticas educacionais até as práticas educativas realizadas no cotidiano da sala de aula. A entrevista narrativa tem se constituído como uma perspectiva interessante para a construção de dados acerca de diferentes processos e fenômenos educativos. Neste artigo apresentamos uma discussão acerca do emprego da entrevista narrativa enquanto metodologia para a construção de dados. Para isso, tomamos como base a pesquisa que vimos desenvolvendo acerca das ações afirmativas para estudantes negros no ensino superior. Discutimos as principais características e os elementos para pesquisadores interessados no emprego dessa metodologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/260/211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 117-132
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926348058624