IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Renan
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Helen Cristina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista.
id FAMA-0_3e94b0a000177fd63e826cf6ac5e1ab0
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/258
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICOTrabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente.Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAraújo, RenanOliveira, Helen Cristina de2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 88-1012178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258/209Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/258Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.192Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
title IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
spellingShingle IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
Araújo, Renan
Trabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente.
title_short IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
title_full IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
title_fullStr IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
title_sort IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
author Araújo, Renan
author_facet Araújo, Renan
Oliveira, Helen Cristina de
author_role author
author2 Oliveira, Helen Cristina de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Renan
Oliveira, Helen Cristina de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente.
topic Trabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente.
dc.description.none.fl_txt_mv Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista.
description Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258/209
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 88-101
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925970571264