IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista. |
id |
FAMA-0_3e94b0a000177fd63e826cf6ac5e1ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/258 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICOTrabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente.Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAraújo, RenanOliveira, Helen Cristina de2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 88-1012178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258/209Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/258Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.192Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO |
title |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO Araújo, Renan Trabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente. |
title_short |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO |
title_full |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DA LÓGICA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO: UM OLHAR HISTÓRICO |
author |
Araújo, Renan |
author_facet |
Araújo, Renan Oliveira, Helen Cristina de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Helen Cristina de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Renan Oliveira, Helen Cristina de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente. |
topic |
Trabalho educativo. Teoria do Capital Humano. Perfil docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista. |
description |
Esse artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva história, as implicações da lógica da teoria do capital humano sobre o trabalho educativo. Para atingir o objetivo proposto teceremos algumas considerações a respeito da introdução dessa teoria no cenário educacional brasileiro para, em seguida, mesmo que sumariamente, abordar o perfil docente almejado segundo os pressupostos contidos nessa teoria. Demonstraremos que na contemporaneidade a teoria do capital humano se reveste de uma nova utilidade, sem alterar, contudo, sua intrínseca lógica que compreende a educação como um fator de desenvolvimento social subordinado ao processo de acumulação, processo inerente à sociedade capitalista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/258/209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 88-101 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925970571264 |